Acesso Rápido

    XPFT: conheça o Índice XP de Fundos Imobiliários de Tijolo

    XPFT: conheça o Índice XP de Fundos Imobiliários de Tijolo

    Existem diversos índices que podem ser usados para diferentes análises no mercado financeiro. No caso dos FIIs, por exemplo, é imprescindível contar com índices como o XPFT.

    Entretanto, no caso do XPFT, a sua performance demonstra o rendimento médio de um tipo específico dos fundos imobiliários.

    O que é o XPFT?

    O XPFT é o Índice XP de Fundos Imobiliários de Tijolo, ou seja, é um indicador que reflete performance média desse nicho específico de fundos imobiliários.

    Diferente do IFIX, que contempla vários tipos de fundos imobiliários, o índice de tijolos da XP busca mostrar o desempenho médio das cotações dos principais fundos imobiliários de tijolo negociados na bolsa de valores.

    E-book: Investindo em Fundos Imobiliários

    Baixe gratuitamente nosso ebook sobre os Fundos Imobiliários e conheça a forma mais simples e efetiva de se investir em imóveis!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    O índice XPFT é um indicador de retorno total. Em outras palavras, ele mostra a variação das cotações dos ativos que compõem sua carteira teórica em determinado período de tempo, assim como o ajuste dos proventos distribuídos pelos fundos no mesmo período.

    Para entender mais a fundo o que é o XPFT e para que serve o índice, é necessário, primeiramente, entender mais a fundo o que são fundos de tijolo.

    Fundos de tijolo

    O fundos de tijolo é o tipo de FII que tem como principal objetivo investir em imóveis reais e gerar renda através do aluguel e/ou venda dos imóveis.

    Assim, ao se falar de imóveis reais, compreende-se que se trata de imóveis físicos, que possuem endereço especificado e que tenham uma construção tangível.

    Essa é uma ótima forma de aproveitar os benefícios de investimentos em imóveis sem se expor ao risco de uma baixa diversificação no investimento, já que o investimento, no caso de FIIs de tijolo, pode ser altamente diversificado e rentável.

    Composição do XPFT

    O XPFT, por se tratar de um índice de fundos de tijolo, tem uma composição diferente quando comparada aos índices gerais de FIIs.

    Por isso, a composição do XPFT é feita apenas, evidentemente, pelos fundos imobiliários que se enquadram nas características que determinam um fundo de tijolo.

    Além disso, esse índice é composto de forma quantitativa, ou seja, quanto maior o valor de mercado do fundo, maior o peso da sua cotação sobre o indicador.

    Entre os principais fundos de tijolo que fazem parte da composição do XPFT em 2020, estão:

    • KNRI11;
    • BBPO11;
    • HGLG11;
    • BRCR11;
    • JSRE11;

    É importante destacar que a XP investimentos reavalia a composição e a ponderação da carteira teórica do XPFT a cada quatro meses, a fim de manter a credibilidade e qualidade analítica do índice.

    Histórico do XPFT

    No decorrer do ano de 2020, a XP investimentos lançou 3 novos índices para análise de fundos imobiliários:

    Além do XPFT, direcionado para os fundos de tijolo, existe o XPFI, que é um índice generalista dos FIIs, e o XPFP, voltado para os fundos de papel.

    Caso comparado ao IBOV e ao próprio IFIX, o histórico do XPFT não permite grandes análises do mercado de FIIs, principalmente de longo prazo.

    É possível investir no índice de fundos de tijolo da XP?

    O XPFT é um índice do mercado financeiro. Ou seja, não é um ativo que pode ser negociado livremente no mercado.

    Logo, é possível concluir que não é possível investir no XPFT, assim como também não é possível investir nos demais índices da XP.

    Vários índices possuem ETFs atrelados ao seu resultado, possibilitando ao investidor a opção de ter seus rendimentos iguais à determinados índices.

    Esse artigo te ajudou a entender mais sobre o XPFT? Deixe comentários e dúvidas no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *