Acesso Rápido

    Xetra: saiba como funciona esse sistema de transações eletrônicas

    Xetra: saiba como funciona esse sistema de transações eletrônicas

    Ao aprender como começar a investir, é possível entender que cada bolsa de valores tem um funcionamento específico, com sistemas desenvolvidos para torná-las mais efetivas em seu uso, como o Xetra.

    Considerando que a tendência em qualquer mercado é a automação e digitalização das informações, o uso do Xetra e dos demais sistemas existentes é atualmente uma exigência do mercado.

    O que é Xetra?

    Xetra é um acrônimo de “Exchange Electronic Trading”, e é o nome dado ao sistema de trading usado inicialmente na Bolsa de Frankfurt (Börse Frankfurt), localizada na Alemanha, uma das mais importantes do mundo. O seu diferencial está no fato de ser completamente eletrônico.

    Por meio dele, o usuário pode comprar e vender ações de grande relevância, tanto na Alemanha quanto no mundo.

    E-book: Investindo no Exterior

    Descubra como investir nas melhores empresas e ativos do mundo com o nosso ebook gratuito de Investimentos no Exterior!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Isso porque o modelo acabou sendo exportado e hoje é utilizado em diversas outras bolsas de valores. A maioria delas está localizada na Europa apesar de países de outros continentes também optaram pelo sistema.

    Objetivos do Xetra

    O sistema, que está sob a responsabilidade do Grupo Deutsch Börse, foi criado em 1997 para tornar o mercado mais rápido e eficiente. Assim como ocorre com a digitalização de diversos outros setores.

    Na época, ele substituiu o IBIS, plataforma que era então utilizada para este tipo de transação, mas que nem chegava perto de ser tão eficiente quanto o seu sucessor.

    Com o passar do tempo, o Xetra passou a ser o mediador de aproximadamente 90% do volume total de negociações do DAX-30 (índice de ações da bolsa de valores alemã).

    Por ser eletrônico, o sistema minimiza a incidência de erros, além de ter uma atualização mais rápida do que ocorreria se todo o processo dependesse da ação humana diretamente.

    Além da eficiência, a utilização do Xetra barateou os custos com transações financeiras na Alemanha, o que despertou o interesse dos demais países que hoje o utilizam.

    O Xetra ainda recebe atualizações de tempos em tempos e, com elas, novas possibilidades de uso da ferramenta são criadas. Por isso, ele costuma ser visto como uma bolsa de valores digital.

    Dada a importância das bolsas de valores, as atualizações garantem também maior segurança ao sistema, a fim de evitar ataques e possíveis fraudes diretamente em seu código.

    Mercado financeiro e a automação

    A cada Revolução Industrial surge uma nova tecnologia que promete reduzir custos, aumentar e otimizar a produção. Isso, em geral, reduz o fator humano, que busca se reinventar dentro de novas áreas de atuação.

    Com a chegada da inteligência artificial, aliada a uma internet repleta de dados acerca de tudo e todos, o mundo passa por uma nova transformação neste sentido. E as bolsas de valores não ficam de fora.

    Novos sistemas, como o Xetra, surgem e se modificam, a fim de otimizar e baratear o processo em geral. Este é um movimento que já surte efeitos claros na Bolsa.

    Foi possível saber mais sobre Xetra? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *