Acesso Rápido

    VWAP: entenda o que é e como funciona o Volume Weighted Average Price

    VWAP: entenda o que é e como funciona o Volume Weighted Average Price

    No mercado financeiro atual, a quantidade de estratégias que os investidores utilizam para negociação de ativos aumenta a cada dia. Algumas se mostram mais arriscadas, outras, mais ponderadas. Uma delas é a VWAP.

    VWAP é a sigla para Volume Weighted Average Price. Nesse caso, se trata de um indicador prioriza, basicamente, a execução de ordens de maneira sincronizada com o volume do mercado.

    O que é VWAP?

    VWAP é a sigla para Volume Weighted Average Price, que significa em português Preço Médio Ponderado por Volume, e representa a média de preços que foram negociados em um período, ponderada pelo volume de negociação.

    Portanto, Volume Weighted Average Price é um algoritmo de investimento que pode ser utilizado como referência por especuladores para executar suas operações.

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Assim, este indicador pode ser utilizado para operar:

    • Ações;
    • Contratos futuros;
    • Derivativos.

    Em uma análise técnica de sua representação gráfica, pode-se identificar a liquidez de um ativo em certo período. Esse período, em geral, é intraday, semanal ou mensal. Portanto, pode-se afirmar que o Volume Weighted Average Price consiste em uma média móvel no mercado.

    Entretanto, por envolver operações de curto prazo, o risco associado ao uso desse indicador é considerável. Para entender melhor como avaliar uma ação corretamente, confira gratuitamente o nosso ebook “Aprenda como Analisar uma Ação” e saiba quais indicadores observar antes de realizar um investimento.

    Como calcular o VWAP?

    A fórmula VWAP, ou seja, o cálculo deste algoritmo de investimento, é a seguinte:

    • PVWAP = ∑xPxQx ÷ ∑x Qx

    Onde:

    1. PVWAP = preço médio ponderado pelo volume;
    2. Px = preço negociado de x;
    3. Qx = quantidade negociada de x.

    Estratégias de operação com o VWAP

    Basicamente, existem dois tipos de estratégias com VWAP que o operador pode aplicar. São elas:

    • Afastamento: há distanciamento dos preços, de maneira não usual do preço médio do mercado, o qual é expresso pelo Volume Weighted Average Price, e tal situação pode indicar uma “sobrevenda” ou “sobrecompra”. Isso significaria uma negociação que permitisse retornar à média;
    • Pullback: havendo fortes tendências, o Volume Weighted Average Price pode se comportar como pullback. Retornar ao Volume Weighted Average Price, nesse caso, representa uma boa possibilidade de entrada favorável à retomada dessa tendência.

    A utilização do VWAP como benchmark de mercado

    O valor deste indicador no período de 1 dia é utilizado como um benchmark. Esse benchmark pode avaliar a eficácia de uma execução de venda ou compra, em volumes grandes, de um ativo.

    Enfim, em teoria, comprar um lote com preço médio inferior ao índice significa uma compra satisfatória. A mesma vantagem é obtida através da venda com preço médio maior que o índice.

    Desta forma, esta é uma referência utilizada para executar operações com lotes grandes. Ela serve para acompanhar a execução de ordens e ainda reduzir a impactação no mercado.

    Logo, análise gráfica do Volume Weighted Average Price permitiria ao operador verificar a qualidade da execução. Isso se dá por meio da comparação desse indicador periódico com o preço médio do lote que foi executado.

    Enfim, VWAP é um indicador gráfico usado por traders e demais especuladores de negociações de ativos. Alguns operadores usam esse algoritmo para nortear suas execuções, considerando os lotes e os volumes do ativo negociados. Sua representação pode ser realizada graficamente, e nesse gráfico são avaliadas regiões de liquidez em um período.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *