vwap
Por: Tiago Reis

VWAP: entenda o que é e como funciona o Volume Weighted Average Price

No mercado financeiro atual, a quantidade de estratégias que os investidores utilizam para negociação de ativos aumenta a cada dia. Algumas se mostram mais arriscadas, outras, mais ponderadas. Uma delas é a VWAP.

VWAP é a sigla para Volume Weighted Average Price. Nesse caso, se trata de um indicador prioriza, basicamente, a execução de ordens de maneira sincronizada com o volume do mercado.

O que é VWAP?

VWAP é a sigla para Volume Weighted Average Price, que significa em português Preço Médio Ponderado por Volume, e representa a média de preços que foram negociados em um período, ponderada pelo volume de negociação.

Portanto, Volume Weighted Average Price é um algoritmo de investimento que pode ser utilizado como referência por especuladores para executar suas operações.

Planilha de Controle de Investimentos

Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

Assim, este indicador pode ser utilizado para operar:

  • Ações;
  • Contratos futuros;
  • Derivativos.

Em uma análise técnica de sua representação gráfica, pode-se identificar a liquidez de um ativo em certo período. Esse período, em geral, é intraday, semanal ou mensal. Portanto, pode-se afirmar que o Volume Weighted Average Price consiste em uma média móvel no mercado.

Entretanto, por envolver operações de curto prazo, o risco associado ao uso desse indicador é considerável. Para entender melhor como avaliar uma ação corretamente, confira gratuitamente o nosso ebook “Aprenda como Analisar uma Ação” e saiba quais indicadores observar antes de realizar um investimento.

Como calcular o VWAP?

A fórmula VWAP, ou seja, o cálculo deste algoritmo de investimento, é a seguinte:

  • PVWAP = ∑xPxQx ÷ ∑x Qx

Onde:

  1. PVWAP = preço médio ponderado pelo volume;
  2. Px = preço negociado de x;
  3. Qx = quantidade negociada de x.
10 livros que todo investidor deveria ler

Estratégias de operação com o VWAP

Basicamente, existem dois tipos de estratégias com VWAP que o operador pode aplicar. São elas:

  • Afastamento: há distanciamento dos preços, de maneira não usual do preço médio do mercado, o qual é expresso pelo Volume Weighted Average Price, e tal situação pode indicar uma “sobrevenda” ou “sobrecompra”. Isso significaria uma negociação que permitisse retornar à média;
  • Pullback: havendo fortes tendências, o Volume Weighted Average Price pode se comportar como pullback. Retornar ao Volume Weighted Average Price, nesse caso, representa uma boa possibilidade de entrada favorável à retomada dessa tendência.

A utilização do VWAP como benchmark de mercado

O valor deste indicador no período de 1 dia é utilizado como um benchmark. Esse benchmark pode avaliar a eficácia de uma execução de venda ou compra, em volumes grandes, de um ativo.

Enfim, em teoria, comprar um lote com preço médio inferior ao índice significa uma compra satisfatória. A mesma vantagem é obtida através da venda com preço médio maior que o índice.

Desta forma, esta é uma referência utilizada para executar operações com lotes grandes. Ela serve para acompanhar a execução de ordens e ainda reduzir a impactação no mercado.

Logo, análise gráfica do Volume Weighted Average Price permitiria ao operador verificar a qualidade da execução. Isso se dá por meio da comparação desse indicador periódico com o preço médio do lote que foi executado.

Enfim, VWAP é um indicador gráfico usado por traders e demais especuladores de negociações de ativos. Alguns operadores usam esse algoritmo para nortear suas execuções, considerando os lotes e os volumes do ativo negociados. Sua representação pode ser realizada graficamente, e nesse gráfico são avaliadas regiões de liquidez em um período.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
Rectangle 315
Group 252

5 amostras para você conhecer melhor a Suno!

tablet 1
  • Suno Dividendos
  • Suno FIIs
  • Suno Insider Spy
  • Suno Radar FIIs
  • Suno Yellow Flag
bull

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!