Por: Tiago Reis

Você conhece os sete traços dos grandes investidores?

Recentemente, me deparei com um discurso feito por Mark Sellers para estudantes de MBA de Harvard. Nele, o gestor de hedge fund cita sete características comuns a grandes investidores. Abaixo, compartilho esses sete traços, que acredito que constituem um compilado bastante completo sobre os aspectos mais importantes.

1 – A capacidade de comprar ações quando outros estão em pânico, e vender enquanto outros estão eufóricos

Todos pensam que podem fazer isso. No entanto, quando chega um dia como a Black Monday, de 1987, em que o mercado está colapsando ao seu redor, poucos têm estômago para comprar. Quando o mercado está em forte alta, como em 1999, poucos têm coragem de vender, tomados pelo medo de ficar para trás nos rendimentos.

2 – Obsessão pelo jogo e desejo de vencer

Os grandes investidores não apenas gostam de investimentos. Eles vivem os investimentos genuinamente. Logo que acordam, provavelmente já estão refletindo sobre o risco de seu portfólio e o que podem fazer para minimizá-lo, ou podem também estar pensando sobre sua empresa favorita. Trata-se de uma paixão.

3 – Aprendem com os erros passados

Mark destaca que este aspecto costuma ser difícil para várias pessoas, de modo que muitos acabam ignorando erros simples, sem analisá-los. Deste modo, estes erros acabam sendo cometidos novamente na vida do investidor.

No entanto, ainda que o investidor seja capaz de olhar para estes erros e analisá-los plenamente consciente, evitá-los ainda não será uma tarefa fácil.

4 – Senso de risco baseado no bom senso

Nesta característica, Mark relembra a história do Long Term Capital Management, um fundo que possuía um time de profissionais de alto nível, incluindo traders renomados de Wall Street, além de economistas ganhadores do prêmio Nobel.

Neste fundo, os responsáveis utilizaram modelos de risco sofisticados, mas falharam em perceber algo que parecia óbvio: eles estavam terrivelmente alavancados.

Em nenhum ponto pararam para pensar se os computadores estavam exibindo algo que fazia sentido na vida real. Eles ignoraram o bom senso completamente, quase levando o sistema financeiro global ao colapso.

5 – Confiança em suas próprias convicções

Mesmo quando sofrem críticas, os grandes investidores permanecem firmes em seus pensamentos. Buffett não caiu nas graças da bolha da Internet, embora fosse criticado publicamente por ignorar as empresas de tecnologia naquela época.

Ele estava convicto em seu raciocínio enquanto todos estavam abandonando o barco do investimento em valor.

6 – Trabalham várias habilidades mentais, não apenas a parte matemática

Mark afirma que conheceu muitas pessoas inteligentes em sua graduação. No entanto, embora grande parte destas pessoas fossem extraordinárias em finanças, tinham severas dificuldades para olhar para um problema de maneira criativa.

Para que um indivíduo se destaque, Mark julga ser de extrema importância o exercício de outras habilidades, que tendem mais para o lado subjetivo e qualitativo.

7 – A capacidade de lidar com a volatilidade sem mudar o racional dos investimentos

Eu concordo com Mark que este é um aspecto quase impossível de ser conquistado para a maioria das pessoas. Trata-se do mais raro deles, e um dos mais determinantes.

Quando as cotações estão em queda, muitos investidores se sentem mal em segurar as ações diante da “perda”. Digo “perda” entre aspas, pois, se o negócio não sofreu deterioração, você não perdeu nenhum valor. Sua fazenda não perdeu capacidade de produzir.

A grande verdade é que o ser humano não gosta de sentir dor no curto prazo, mesmo que isso resulte em bons frutos no longo prazo. Assim, os investidores que conseguem adaptar o comportamento humano para algo que ele não foi preparado acabam desenvolvendo uma vantagem competitiva sobre os demais.

 

Quais destes sete traços dos grandes investidores você já exercita?

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!