Acesso Rápido

    VNA: o que é o Valor Nominal Atualizado e como ele é calculado?

    VNA: o que é o Valor Nominal Atualizado e como ele é calculado?

    Muitos investidores não sabem, mas quando se investe em títulos do Tesouro Direto, é possível resgatar o investimento antes do vencimento do título. Nesse caso, o resgate será feito com base no VNA do título.

    Logo, o Valor Nominal Atualizado (VNA) afeta diretamente a rentabilidade dos Títulos do Tesouro e é por isso é relevante entender seu funcionamento.

    O que é o Valor Nominal Atualizado?

    O VNA, Valor Nominal Atualizado, é o indicador que demonstra quanto valeria um título caso o vencimento deste fosse imediato.

    Divulgado todo dia 15, o valor do VNA é utilizado principalmente nos títulos públicos do Tesouro, sobretudo o Tesouro IPCA+, também conhecido como NTN-B Principal.

    Minicurso: Investindo no Tesouro Direto

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos sobre o Tesouro Direto para quem quer começar a investir!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Por exemplo, imagine que um investidor investiu em um tesouro IPCA+ com vencimento para 2035, mas quer saber, para as mesmas condições, quanto valeria esse título caso o vencimento fosse amanhã.

    É justamente essa informação que é fornecida através do valor nominal atualizado, que é divulgado através do site oficial do tesouro direto.

    O Valor Nominal Atualizado é um parâmetro fundamental para os investidores que desejam acompanhar a performance do título do tesouro.

    Diferença entre VNA e valor de mercado do título

    Muitas pessoas confundem o valor nominal atualizado de um título com o seu valor de mercado.

    O Valor Nominal Atualizado é a atualização do valor de um título pelo seu indexador. No caso do NTN-B, por exemplo, o indexador é o índice de inflação IPCA.

    Em contrapartida, o valor de mercado do título é o valor que seria obtido em caso de venda antecipada, anterior ao prazo de vencimento.

    O valor de mercado do título tem uma maior relação com a taxa de juros corrente aplicada no mercado, que pode valorizar ou desvalorizar o título pré-fixado do investidor.

    Investir no tesouro direto é uma opção segura para quem está começando. Quer saber tudo que precisa para investir no tesouro? Então acesse o Minicurso do Tesouro Direto da Suno Research.

    Como funciona o cálculo do VNA?

    Desde 15/07/2000, o VNA vem sendo atualizado todo dia 15. Essa data é considerada a data-base, quando o valor do VNA era R$1.000,00.

    Para saber o Valor Nominal Atualizado do NTN-B principal, é possível utilizar duas fórmulas do VNA distintas:

    • Valor Nominal Atualizado = (VNA do mês anterior) x (1 + IPCA);
    • Valor Nominal Atualizado = (VNA da data base) x (fator de variação do IPCA entre a data base e a data corrente).

    Como a data de divulgação do IPCA ocasionalmente não é compatível com a do VNA, muitas vezes são realizadas projeções sobre o valor do IPCA, para conseguir obter um valor nominal atualizado próximo.

    Onde o VNA é divulgado oficialmente?

    O objetivo do VNA é trazer uma informação relevante para os investidores dos títulos do tesouro.

    Por isso, a divulgação transparente do VNA é fundamental para o bom funcionamento do mercado de investimentos em títulos públicos com indexador.

    Dessa forma, a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), divulga em sua página oficial o resultado atual do Valor Nominal Atualizado, assim como o IPCA projetado utilizado para o cálculo do valor.

    Portanto, o investidor que quiser utilizar essa informação para tomar alguma decisão relevante relacionada ao seu NTN-B, deve buscar essa informação diretamente na página oficial da ANBIMA.

    Esse artigo te ajudou a entender melhor o que é o VNA? Deixe comentários e possíveis dúvidas no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *