Acesso Rápido

    Valor extrínseco: entenda o que é e o seu significado

    Valor extrínseco: entenda o que é e o seu significado

    Quando se decide investir em um ativo é necessário avaliar o potencial da empresa. No entanto, só isso não basta. É preciso também considerar o seu valor extrínseco.

    O valor extrínseco é muito usado nas opções de ações, onde se avalia qual a expectativa da valorização daquele ativo no tempo.

    O que é valor extrínseco?

    Valor extrínseco é um valor que vem do externo para um determinado objeto, pessoa, ou elemento. Este conceito é muito usado no mercado financeiro seguindo a mesma lógica.

    Dessa forma, este termo é usado para se referir ao valor no tempo de um investimento. Principalmente no que se refere à ações e ao mercado de opções.

    E-book: Invista como Warren Buffett

    Baixe gratuitamente o nosso ebook e aprenda os conceitos por trás da estratégia de Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Alguns investidores chamam esse valor de valor de expectativa no mercado financeiro, pois de certo modo, ele representa a expectativa de valor de um ativo.

    O que significa extrínseco?

    O valor extrínseco de um ativo ou valor no tempo de uma ação refere-se ao risco envolvido no tempo de exposição do capital.

    Esse valor pode ser aplicado como metodologia inclusive para se medir o nível de incerteza que um determinado ativo traz para o investidor.

    Nesta metodologia, quanto maior for o valor extrínseco de uma ação maior será o seu risco visto que há mais incertezas na confiança dessa ação.

    Por outro lado, quanto menor for esse valor, menor também será o risco que envolve o investimento naquela determinada ação.

    Quer aprender a investir no exterior? Baixe nosso E-book gratuito investindo no exterior.

    O que interfere na definição desse valor?

    Por se tratar de um valor externo, a sua definição está relacionada ao ambiente externo do cenário econômico.

    Portanto, o que define esse valor é a maneira como os investidores enxergam o potencial de um determinado ativo durante o tempo.

    Este aspecto sofre uma interferência direta do risco de oportunidade. Ou seja, as oportunidades que deixam de ser abraçadas no momento em que o capital estiver empregado.

    Como é esse valor no mercado de opções?

    No mercado de opções esse valor segue a avaliação e mensuração de riscos versus a expectativa de crescimento e de lucro de uma opção.

    Sendo assim, o cálculo do valor extrínseco é diretamente relacionado ao valor intrínseco. Enquanto o valor intrínseco vai medir o potencial interno da empresa, o extrínseco medirá o risco e o tempo.

    A somatória desses dois tipos de valores de um ativo financeiro é que irão representar o prêmio de uma determinada opção.

    O Valor extrínseco é mais importante que o valor intrínseco?

    Os valores intrínsecos e extrínsecos possuem cada um a sua importância. Por isso, não há como afirmar qual deles seja o melhor a ser analisado.

    O que é preciso é procurar desenvolver ferramentas que façam ambos se complementarem para uma tomada de decisão.

    Se por um lado o valor extrínseco vai considerar o valor do tempo de um ativo avaliando a interferência do cenário externo, o valor intrínseco irá se relacionar com os aspectos internos.

    Por exemplo, considerando a Petrobrás. O valor extrínseco será medido pela capacidade do setor petrolífero crescer no futuro enquanto que o valor intrínseco será o potencial dessa empresa acompanhar o crescimento deste mercado.

    Dessa forma, é necessário que o investidor use métricas para encontrar oportunidades no mercado financeiro que tenham uma boa expectativa futura.

    Foi possível entender o que é valor extrínseco? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *