Acesso Rápido

    Tipos de indústrias: veja como estas empresas são classificadas

    Tipos de indústrias: veja como estas empresas são classificadas

    O conjunto dos diversos tipos de indústrias correspondem a cerca de um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Nesse grupo estão desde grandes players –  tal qual as que formam oligopólio como o farmacêutico ou de frigoríficos – como milhões de empresas de menor porte.

    Assim, a existência de diversos tipos de indústrias reflete o dinamismo da economia local. Para fins de estudo, essas empresas são agrupadas segundo critérios como produção, porte ou estrutura.

    Quais são os tipos de indústrias?

    Os tipos de indústria são divididos nos seguintes grupos:

    • Indústrias de Base
    • Indústrias Intermediárias
    • Indústrias de Bens de Consumo
    • Indústrias de Ponta

    Uma das classificações possíveis para os diversos tipos de indústrias existentes no país é baseada na utilização do produto. Essa classificação é utilizada por instituições que produzem informações a respeito do setor como, por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    As indústrias de base, de bens intermediários ou de bens de produção, são aquelas que vão trabalhar com a matéria-prima mais bruta. Estas empresas dão sustentação para as demais, que desenvolverão seus próprios produtos a partir do material refinado entregue por elas.

    Um exemplo deste tipo é a indústria siderúrgica, que trabalha na transformação do minério de ferro em aço. Ou mesmo a de petroquímica, que extrai o petróleo bruto, faz o seu craqueamento e vende-o às refinarias.

    Estas empresas e indústrias pegam esta matéria-prima e a transformam em algo que possa ser utilizado por outras empresas. É comum que estas empresas estejam alocadas em regiões próximas ao material com o qual trabalham. Isso reduz o custo de logística e torna a obtenção da matéria-prima mais fácil e barata. Este segmento também é conhecido como indústria pesada.

    Um segundo grupo, a indústria de bens de capital, é formado por aquelas empresas que fabricam maquinário voltado a outras indústrias. Esses equipamentos são utilizados nos outros setores industriais.

    Quer entender melhor como as mudanças na economia afetam os investimentos? Baixe o e-book que trata de economia para investidores.

    Bens de consumo

    As indústrias de bens de consumo, por sua vez, são conhecidas como indústrias leves. São estas que entregam os produtos expostos nas lojas, para o consumidor final. Isto vale para uma infinidade de itens, como sapatos, roupas, produtos de papelaria, carros, aparelhos tecnológicos, cosméticos, medicamentos, etc.

    Aqui há duas subdivisões: as indústrias de bens de consumo não-duráveis e as de bens de consumo duráveis. Há economistas que consideram também a existência de um grupo intermediário, chamado de bens de consumo semi-duráveis.

    As indústrias de bens de consumo não-duráveis são aquelas que produzem artigos de baixa durabilidade. Ou seja, cuja depreciação tende a ser mais rápida. O IBGE considera nessa categoria produtos cuja vida útil seja de até 1 ano. Enquadram-se neste tipo as indústrias de alimentos, as têxteis e farmacêuticas, por exemplo.

    Já as indústrias de bens de consumo duráveis são aquelas que desenvolvem produtos com maior durabilidade. Para o IBGE, itens classificados nesse quesito possuem vida útil estimada em mais de 3 anos. Isso inclui as indústrias automobilísticas, de móveis, de eletroeletrônicos, etc.

    Dessa forma, os bens de consumo semi-duráveis, segundo a classificação adotada pelo IBGE, seriam aqueles cuja vida útil é estimada entre 1 e 3 anos. Integram esse grupo artigos como roupas, tapetes, brinquedos, calçados e utensílios, por exemplo.

    Foi possível saber mais sobre quais são os tipos de indústrias? Deixe suas questões nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    5 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Wanderson 28 de novembro de 2019

      Gostei muito do seu post, o conteúdo além de ser bem explicado tem me ajudado muito, vou acompanhar mais suas postagens.

      Responder
      • Suno Research 28 de novembro de 2019

        Fico feliz em ler isso!

        Responder
    • Wanderson 3 de dezembro de 2019

      Trabalho com aplicativos cartão de visitas digital publicados na play store e mesmo não tendo nada a ver com meu trabalho este poste foi de uma grande inspiração e me ajudou muito
      gostei muito do seu post, o conteúdo além de ser bem explicado tem me ajudado muito, vou acompanhar mais suas postagens.

      Responder
    • Maria Candida 11 de setembro de 2020

      Obrigada por compartilhar seu conhecimento!
      Como classifico a Agricultura? Posso chamá-la de indústria?

      Responder
      • Suno Research 14 de setembro de 2020

        Olá, Maria Candida! Tudo certo?
        De certa forma, sim.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder