SG&A
Por: Tiago Reis

SG&A: entenda o que é Selling, General & Administrative Expense

SG&A é o termo que representa uma conta importante para a gestão de negócios. Isso porque trata-se de um item cujo controle tem potencial de impactar diretamente o lucro líquido apurado por uma empresa.

Assim sendo, as SG&A são um exemplo de gastos que a administração de uma companhia deve manter sobre avaliação constante para conseguir um desempenho satisfatório.

O que é SG&A?

SG&A é a sigla que representa o termo Selling, General & Administrative Expense. A expressão pode ser traduzida para o português como despesas administrativas, de vendas e gerais. O cálculo engloba gastos diretamente ligados a administração da empresa, como por exemplo:

Valuation e precificação de ativos
  • Taxas;
  • Viagens;
  • Gastos com marketing
  • Gastos com RH e TI;
  • Salários, contabilidade e finanças.

Dessa forma, ficam excluídos dessa conta os gastos ligados à fabricação de produtos ou à prestação de serviços. O objetivo do cálculo de despesas administrativas, de vendas e gerais é permitir a separação entre os recuros empregados no core business e em atividades acessórias.

Um nível alto de gastos com Selling, General & Administrative Expense pode impactar negativamente o resultado da empresa. Disso decorre a importância de uma boa gestão de desempenho orçamentário junto ao core business.

Quando o orçamento foge do controle, é necessário uma redução de despesas enquadradas como SG&A. Essa diminuição, quando implantada com uma gestão eficiente de desempenho orçamentário, aumenta de maneira rápida a qualidade dos resultados financeiros obtidos sem interferir nas atividades principais da empresa.

Como calcular SG&A?

Na fórmula do SG&A, as despesas de vendas serão somadas. Isso inclui qualquer despesa direta e indireta do negócio com mão-de-obra, salários, marketing, aluguel, impostos. Desse modo, ficam excluídos os custos com a produção e a matéria prima. Estes são calculados na fórmula do Custo de Produtos Vendidos (CPV).

Quer saber mais sobre o que dizem os indicadores contábeis de uma empresa? Faça o minicurso de contabilidade para investidores da Suno.

Valuation e precificação de ativos

Em seguida, as despesas gerais com as operações e os impostos devem ser calculadas. E isso inclui qualquer despesa relacionada ao funcionamento geral e que não se encaixam em despesas administrativas e despesas de vendas. As despesas administrativas incluirão os gastos com impostos administrativos, salários dos executivos e gastos com suporte geral.

Uma das formas de acompanhamento de despesas SG&A é através da Demonstratação de Resultado de Exercício (DRE). Isso porque o documento apura os custos diretos e indiretos de todos os processos desta conta como um todo.

Como controlar SG&A?

Existem três etapas que ajudam no controle das despesas SG&A:

  1. Identificar a necessidade de redução das despesas. Despesas que causam um impacto maior receberão reduções. Isso é possível através do agrupamento das contas;
  2. Fazer o agrupamento das contas. Nesta etapa, os administradores destacam os contas que precisam de redução. Por exemplo: contas com aumento repentino e contas com valor alto. Estes tipos de despesas precisam de uma analise profunda para se entender seu real impacto quando comparada com o gasto total.
  3. Elaborar ações para reduzir as despesas. Esta ação acontecerá depois de se avaliar o potencial das contas. Aqui, a empresa necessita usar benchmarks. É através do benchmark que os processos internos e externos são melhorados.

Conseguiu entender mais sobre SG&A através da leitura desse artigo? Escreva suas dúvidas nos comentários a seguir.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • SIDNEY FERNANDES 18 de fevereiro de 2020

    Explicação clara e direta.

    Responder
  • NILO MEIRA FILHO 1 de julho de 2020

    Excelente resumo. Parabéns

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!