segurança financeira
Por: Gabriela Mosmann

Saiba o que é segurança financeira e descubra como consegui-la

A segurança financeira é extremamente importante para quem deseja ter uma vida mais tranquila e também mais livre.

segurança financeira depende do controle adequado das finanças pessoais, com objetivo de acumular reservas para emergências e construir patrimônio no longo prazo.

O que é segurança financeira?

A segurança financeira nada mais é do que ter uma reserva de dinheiro suficiente para garantir tranquilidade duradoura no orçamento familiar. O montante é acumulado com o auxílio de um planejamento financeiro adequado. Este, por sua vez, faz o controle das receitas e despesas para que haja acúmulo de excedentes no orçamento.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

No curto prazo, um dos objetivos a ser alcançado é fazer uma reserva de emergência. Esse recurso é fundamental para garantir a tranquilidade em casos de imprevistos, como perda de emprego, uma manutenção mecânica que possa surgir em casa ou no veículo, ou para cobrir uma urgência médica.

Fazer uma reserva financeira não é tarefa fácil. E, por essa razão, é necessário ter bastante disciplina. Deve-se, primeiramente, tomar a inciativa de tornar isso um hábito. Ou seja, ter como meta guardar uma parte do salário mensalmente.

Como construir minha segurança financeira?

Para construir independência financeira, o primeiro passo é começar a guardar uma parte do salário ou de outras fontes de rendimento mensal. Quanto mais se consegue guardar, melhor.

O caminho para ter essa sobra é fazer um orçamento pessoal ou familiar de modo que haja sobra de recursos no fim do mês. Ou seja, é preciso atingir estabilidade financeira nas contas. No início, é possível estabelecer um porcentual baixo, como 3%, apenas para criar o hábito e, no futuro, aumentá-lo.

Para ter a liberdade financeira completa, é preciso entender que o dinheiro precisa “trabalhar”, ou seja, gerar rendimentos. Desse modo, é preciso pôr em prática a educação financeira. Assim, para economizar, é necessário cumprir cada uma das etapas da segurança financeira, sendo elas:

  1. Segurança básica;
  2. Segurança contra imprevistos;
  3. Segurança contra gastos futuros.

Quer melhorar o seu controle de gastos? Baixe gratuitamente a planilha de controle de gastos da Suno.

Orçamento familiar

Cada uma dessas etapas garante um certo grau de liberdade nas finanças pessoais. Financeiramente, a segurança básica consiste em formar uma reserva para garantir o pagamento das despesas básicas em caso de desemprego. Um bom parâmetro é considerar o necessário para cobrir 6 meses de gastos.

A segurança contra imprevistos vai mais além, e garante que se tenha dinheiro para imprevistos mais custosos que possam vir a surgir.

E a segurança contra gastos futuros é onde a liberdade realmente começa, pois ela garante que se consiga ter uma renda mensal sobre o acúmulo de capital. É quando se acumula patrimônio suficiente para se viver de rendimentos de investimentos.

Fortalecendo a sua segurança financeira

Após a etapa como conseguir a segurança financeira, é preciso considerar a proteção patrimonial. Ou seja, é preciso também criar uma blindagem financeira. Essa blindagem consiste em evitar as compras por impulso. Muitas vezes, ter dinheiro à disposição pode ser uma grande tentação para gastá-lo.

Por isso é importante realizar aplicações como CDB, títulos públicos, ou outros títulos com curto prazo. Ou seja, com resgate que podem variar de dois meses a um ano. Essa atitude busca fazer a pessoa evitar gastar o dinheiro que está guardando para sua segurança.

É importante notar que esse tipo de investimento tem como objetivo de manter temporariamente os recursos. Para aumento de patrimônio, é preciso fazer investimentos com foco no longo prazo, como no mercado de renda variável.

Foi possível aprender mais sobre segurança financeira? Deixe o seu comentário ou dúvidas abaixo.

Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
profit (1)

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!