sbpe
Por: Tiago Reis

Entenda como funciona o SBPE, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo

Considerado o tipo de investimento mais popular do país, a caderneta de poupança é responsável por captar bilhões e bilhões de reais todos os meses em seus depósitos. Mas poucas pessoas sabem, por exemplo, que parte desse dinheiro acaba sendo destinada para o financiamento de imóveis, através do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – o SBPE.

Ou seja, pelo SBPE, o dinheiro aplicado pelo poupador se transforma, indiretamente, em crédito para o setor imobiliário. Por isso, pode-se dizer que a poupança do brasileiro está ligada diretamente a possibilidade de financiar a compra de um imóvel e alcançar o sonho de ter uma casa própria.

O que é o SBPE?

O SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) é um tipo de linha de financiamento, oferecida por instituições financeiras públicas e privadas, destinada majoritariamente para a compra de imóveis. Como o próprio nome sugere, o sistema é composto por bancos e instituições financeiras que captam e direcionam os recursos da caderneta de poupança para o crédito imobiliário.

Guia de Economia para Investidores

Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

As diretrizes de funcionamento e aplicação dos recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo são definidas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil, em conjunto com o Conselho Monetário Nacional.

O SBPE é considerado o pilar principal da maioria dos financiamentos imobiliários existentes no Brasil. Prova disso é que tanto o SFH e o SFI – os dois principais programas de financiamento imobiliário do país, utilizam os recursos do SBPE em suas linhas de crédito.

De onde vem os recursos utilizados pelo SBPE?

A principal fonte de recursos do SBPE são os depósitos da caderneta de poupança. De acordo com o Banco Central, as instituições que fazem parte do SBPE precisar destinar pelo menos 65% dos recursos da poupança para suas linhas de financiamento de imóveis.

Além disso, o sistema também é financiado pelos recursos depositados em poupanças de natureza compulsória. O FGTS, por exemplo, também é um dos financiadores do SBPE.

Qual a importância do SBPE no mercado imobiliário brasileiro?

Devido a sua abrangência e condições facilitadas, muitos brasileiros optam por esse tipo de crédito – principalmente através dos programas que contam com subsídio no governo. O SPBE é utilizado tanto para comprar imóveis novos e usados, além de permitir a aquisição de terrenos, seja para construção de residencial ou comercial.

Porém, o maior benefício oferecido pelo sistema é o longo prazo para a quitação. Como as parcelas do empréstimo podem ser dividas em até 35 anos, o comprador pode financiar seu imóvel sem comprometer seu orçamento.

Além disso, até 80% do valor total do imóvel pode ser financiado através do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. A amortização é feita pela tabela SAC, e as taxas de juros variam de acordo com a situação.

Porém, para conseguir um financiamento imobiliário pelo SBPE, o comprador precisa cumprir alguns requisitos – como ser brasileiro, maior de idade e não ter restrição junto os serviços de avaliação de crédito.

Além disso, o comprador precisa comprovar que a prestação do financiamento não é superior a 30% da sua renda familiar mensal. Previsto por lei, esse limite funciona como uma forma de reduzir a inadimplência e mitigar o risco de crédito financeiro dos recursos do SBPE.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

4 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Emerson 26 de dezembro de 2019

    Boa tarde..
    Na primeira aquisição de um imóvel, é realizado algum valor adicional, para o comprador por esta usando pela primeira vez esse SBPE?
    ouvi isso quando fui fazer meu financiamento.

    Responder
  • […] que realizam as ações com o FGTS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou também com o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). Antes, o comprador do imóvel precisava ter […]

    Responder
  • mareni 16 de julho de 2020

    fiz um financiamento com o recurso SBPE agora tão me dizendo que sou obrigada a ativar um cartão de credito com anuidade de 200 por mês, se eu não desbloquear o cartão vou perder o desconto isso pode ocorrer?

    Responder
    • Suno Research 16 de julho de 2020

      Boa tarde
      Sugerimos que entre em contato com a operadora do programa para maiores informações.
      Atenciosamente, Equipe Suno.

      Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

55 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!