Acesso Rápido

    Saúde financeira: 4 dicas para melhorar as suas finanças pessoais

    Saúde financeira: 4 dicas para melhorar as suas finanças pessoais

    Saúde financeira é algo importante a ser buscado por qualquer pessoa em seu planejamento financeiro.

    Afinal, quando a saúde financeira vai mal, o indivíduo pode ter mais preocupações e automaticamente sofrendo mais por conta disso.

    O que é a saúde financeira?

    Saúde financeira é possuir equilíbrio entre receitas e despesas na vida pessoal de modo que não se tenha preocupações com problemas emergenciais que possam surgir a qualquer momento.

    Pode ser feito a analogia da saúde financeira com a saúde física. Quando é feito um check-up, avaliando a saúde, é possível prevenir inúmeras doenças que possam surgir, e o custo com isso é bem menor.

    Planilha da Vida Financeira

    Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    No entanto, quando uma doença se instala no corpo é bem mais custoso remediá-la. Além, é claro de toda a preocupação que ela traz.

    Assim é a saúde financeira, pois quando se é prudente ao realizar uma reserva para emergência vive-se mais tranquilo.

    Dicas de economia financeira

    Para atingir a saúde financeira, portanto, é preciso seguir algumas dicas de economia financeira. Pois, sem controle de gastos e disciplina financeira é difícil atingir esse objetivo.

    1. Evitar a compra a prazo e o pagamento de juros

    Para ter um bom controle financeiro pessoal é preciso acima de tudo evitar as compras a prazo e o pagamento de juros. Quando se realiza compras a prazo, alavanca-se a vida financeira.

    E no caso da aquisição de um bem cujo valor é superior ao que se possui, no caso de um imprevisto, a dívida acumulada pode não ser honrada. Ou seja, acaba-se perdendo o controle do orçamento pessoal, justamente pela falta de planejamento financeiro pessoal.

    2. Manter um padrão de vida adequado aos rendimentos

    Uma outra dica importante para gastar menos é ter uma vida financeira mais estável é manter um padrão adequado aos rendimentos. E a compra à vista ajuda nesse sentido.

    Pois, quando todas as compras são concentradas no cartão de crédito é possível que o gasto seja maior que o previsto e quando a fatura chega, às vezes não é possível ter renda suficiente para pagá-la.

    Por isso, para gastar menos, é preciso evitar as compras no cartão de crédito, deixando-o para um caso somente de emergência e optando sempre pelas compras na modalidade débito.

    3. Fazer um bom planejamento financeiro

    É comum, principalmente no Brasil, adquirir bens cujo valor é muito alto através de financiamento. Contudo, é preciso mudar a mentalidade nesse caso, e criar objetivos financeiros para comprar determinado bem.

    Quando se financia um carro de R$ 50 mil em 60 meses para pagar, pode se pagar quase o dobro do valor somente em juros. Mas, se ao invés disso o valor das parcelas for colocada em uma aplicação, pode-se ter o bem em menos tempo. O mesmo ocorre com o financiamento imobiliário.

    Trabalhar com metas financeiras pessoais é essencial para ter uma saúde financeira. Pois, além de gastar menos na aquisição do bem, teremos mais tranquilidade no dia a dia caso algum imprevisto venha a ocorrer.

    4. Fazer um controle das entradas e saídas mensais

    Trazer todos os gastos para o valor presente é essencial fazer um controle das entradas e saídas mensais, reservando sempre uma parte dos ganhos para aplicações financeiras.

    Isso garantirá uma melhor análise dos gastos, e ficará mais fácil visualizar e reduzir gastos que muitas vezes são desnecessários. Uma simples planilha com entradas e saídas discriminadas pode ajudar bastante na organização financeira.

    Foi possível saber mais sobre saúde financeira? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    4 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • alfredo 10 de julho de 2020

      Gostaria de mais informações sobre saúde financeira, e qual seria no seu ponto vista, o maior vírus conta ela.

      Responder
    • Camilo 8 de setembro de 2020

      Boa Noite!
      Sou um professor desempregado por conta da pandemia e estou no fim das minhas economias, pouco me resta, tenho dois filhos e moro de aluguel… Faz dias que pesquiso sobre assuntos finaceiros em busca de uma luz, seu trabalho acaba de me ajudar.
      Vejo uma luz agora, obrigado.

      Responder
      • Suno Research 9 de setembro de 2020

        Olá, Camilo! Tudo certo?
        Muito obrigado! Ficamos felizes em ajudar.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • […] você conseguirá otimizar seus gastos com os impostos e melhorar a saúde financeira do negócio. Vamos conhecer […]

      Responder