resultado financeiro
Por: Tiago Reis

Resultado financeiro: saiba a importância de compreendê-lo

Resultado financeiro é um dos termos presentes em uma Demonstração do Resultados de Exercício (DRE). Ele é uma das informações relevantes ao se realizar uma análise fundamentalista da empresa.

Dessa forma, é importante entender o que é o resultado financeiro e como ele pode ajudar na análise de uma empresa.

O que é o resultado financeiro?

Resultado financeiro representa o lucro ou prejuízo envolvendo as atividades não operacionais da empresa. Isto é, resultados obtidos de atividades que não guardam relação direta com a operação.

Minicurso: Contabilidade para Investidores

Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos de contabilidade para quem quer investir em empresas na Bolsa de Valores!

Na estrutura da DRE, de acordo com a Lei 6.404/1976, a informação está presente logo abaixo do lucro operacional na demonstração de resultados. Analisando sua composição, é possível compreender, de forma geral, os resultados da gestão financeira da empresa.

Como é composto o resultado financeiro?

A composição desse resultado é, de forma geral, dada pelas receitas financeiras menos as despesas financeiras.

As receitas financeiras podem ser provenientes dos investimentos monetários como aplicações financeiras de curto, médio e longo prazo. Empresas que geram muito caixa podem oferecer um valor relevante proveniente dessas aplicações.

Já as despesas financeiras são geradas principalmente pelos passivos onerosos. Isto é, os gastos que possuem algum compromisso de pagamento de juros com credores como empréstimos, financiamentos ou debêntures.

Também podem estar presentes as variações cambiais no período, decorrentes do descasamento de moeda entre ativos e passivos. Além disso, a empresa pode realizar algumas operações no mercado futuro, como o hedge cambial, caso ela realize exportação ou importação.

É importante ressaltar que as variações cambiais podem impactar de forma significativa o resultado financeiro em períodos de instabilidade macroeconômica, principalmente em empresas que possuem operações com moeda estrangeira.

Como utilizar essas informações?

Ao analisar os resultados financeiros, é possível entender os resultados da gestão financeira da empresa. Dessa forma, compreende-se o efeito da alocação de caixa e os juros que foram pagos em dívidas.

Aprenda como analisar uma ação

É importante ressaltar que um resultado financeiro negativo não é necessariamente ruim. Uma empresa com uma dívida equilibrada pode ser uma empresa saudável que traz retorno aos acionistas. Além disso, essa dívida pode estar está sendo utilizada para impulsionar um possível lucro no futuro.

Ao mesmo tempo, um resultado positivo não é obrigatoriamente bom. Uma empresa pode ter muito dinheiro em caixa, gerando rendimentos para ela, mas ao mesmo tempo não está aumentando sua receita e fazendo suas margens crescerem.

Quer organizar seus investimentos? Baixe a planilha Suno gratuita de controle de investimentos.

Cuidados ao analisar empresas

Realizar a análise da DRE de uma empresa é uma das atividades importantes na avaliação de um ativo. Ao observar os resultados financeiros, é possível conhecer como estão sendo os resultados relativos a alocação de caixa e também em relação as dívidas.

Dessa forma, é possível entender melhor qual a estratégia do negócio relativa à utilização do dinheiro e ver se ela está saudável ou não. Vale ressaltar que, para verificar efetivamente quanto a empresa tem de caixa, é necessário checar o balanço patrimonial da mesma.

Para o investidor, é importante a observação dos dados e entendimento dos riscos que a empresa está correndo. Uma empresa bem alavancada, pagando juros altos, pode não honrar com seus compromissos no futuro e ter prejuízos. Ao mesmo tempo que uma empresa com bastante caixa pode ser uma escolha mais conservadora para o investidor.

Foi possível saber mais sobre o resultado financeiro? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

3 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Bruno Antonio 7 de abril de 2020

    Muito bom, poderia fazer um sobre resultado econômico.

    Responder
  • Deiner 24 de abril de 2020

    Excelente explicação

    Responder
  • Marco Aurélio 6 de maio de 2020

    Gostei bastante.

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
bull

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!