Acesso Rápido

    Receita Operacional Líquida: saiba o que é e como calcular esse indicador

    Receita Operacional Líquida: saiba o que é e como calcular esse indicador
    receita-operacional-liquida

    Um dos itens mais importantes do Demonstrativo do Resultado de Exercício (DRE) é a Receita Operacional Líquida. O cálculo desse dado é essencial para uma gestão eficiente em uma empresa, controlando custos e receitas.

    Assim, a Receita Operacional Líquida (ROL) se trata de um indicador frequentemente usado na análise de uma organização. É parte essencial de seu balanço, e dela depende a margem de lucro da empresa.

    O que é Receita Operacional Líquida?

    A Receita Operacional Líquida (ROL) é o montante de fato recebido por uma empresa através da venda dos seus serviços ou produtos, com alguns descontos. Portanto, é a quantia efetiva em dinheiro que a empresa recebe em determinado período.

    Logo, a ROL corresponde ao dinheiro de que uma organização dispõe para vender seus produtos ou prestar serviços. É um dos itens do DRE. Aliás, ela é designada como “a linha superior da DRE”.

    A DRE, por sua vez, é regulamentada pela Lei e consiste em um relatório contábil. Ela mostra os resultados líquidos de um exercício, considerando custos, receitas e resultados, sendo regida pelo regime de competência e pelo princípio contábil.

    A DRE deve ser realizada anualmente, tendo a obrigação de ser divulgada pela empresa. Para entender melhor como analisar uma DRE, baixe agora mesmo o nosso minicurso gratuito sobre Contabilidade para Investidores.

    Qual a relação da ROL com a Receita Operacional Bruta?

    Como o próprio nome sugere, a Receita Operacional Líquida equivale à Receita Operacional Bruta após os seguintes descontos:

    1. Impostos sobre as vendas;
    2. Abatimentos;
    3. Descontos;
    4. Devoluções das vendas.

    Dessa forma, pode-se dizer Receita Operacional Líquida está atrelada à rentabilidade de um negócio. Assim, os lucros da empresa se refletem nesse indicador, que considera receitas e custos.

    Por outro lado, a Receita Bruta é o dinheiro recebido com vendas ou com prestação de serviços, sem deduzir impostos e outros descontos.

    Cálculo da Receita Operacional Líquida

    receita operacional líquida

    O cálculo da Receita Líquida Operacional é uma operação relativamente simples. Para realiza-lo, é necessário acrescentar o total de vendas à vista ou a crédito, contabilizando-as como receita. Quer dizer, incluindo as vendas que os consumidores de fato receberam.

    Na análise do resultado do cálculo da Receita Líquida Operacional, é possível verificar como estão as vendas na modalidade crédito da organização. Esse cálculo está relacionado com o fluxo de caixa da empresa, o qual mostra a movimentação do dinheiro entre custos e receitas.

    Portanto, a fórmula da Receita Operacional Líquida é:

    • ROL = ROB – DRB

    Na fórmula da Receita Operacional Líquida:

    • ROL é a Receita Operacional Líquida;
    • ROB é a Receita Operacional Bruta;
    • DRB são as Deduções da Receita Bruta.

    Por sua vez, os indicadores das Deduções da Receita Bruta são:

    • Prestação de serviços;
    • Venda dos produtos.

    Assim, DRB significa:

    • Abatimentos;
    • Devoluções das vendas;
    • Contribuições sobre vendas e impostos.

    Vamos ver um exemplo de cálculo da Receita Operacional Líquida. Uma empresa tem Receita Bruta de Vendas de 100.000,00. São descontados: 10.000,00 de devoluções das vendas, e 5.000,00 são descontos comerciais. Os impostos sobre as vendas somam 12.000,00.

    Logo, nesse caso, a Receita Operacional Líquida da empresa é de 73.000,00.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    3 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Paulo Sergio da silva 10 de dezembro de 2019

      muito obrigado me ajudou muito agora eu entendi de todas as vendas eu tirando os encargo me sobra um montante e este montante e a receita liquida porque paguei tudo sorou livre para eu me planejar o investimento

      Responder
      • Suno Research 10 de dezembro de 2019

        Fico feliz em ter ajudado!

        Responder
    • Lígia 19 de março de 2020

      GOSTEI TANTO DA EXPLICAÇÃO QUE JÁ FUI LÁ NO INSTA TE PROCURAR PARA SEGUIR. HEHEH
      ABRAÇOS!

      Responder