cessão onerosa
Por: Tiago Reis

Radar do Mercado: Petrobras (PETR4) reservas provadas de óleo e gás caem

  • As reservas atingiram 9,59 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) no fim de 2019, versus 9,606 bilhões em 2018, em meio a desinvestimentos da estatal.
  • A empresa destacou que, em 2019, as vendas de ativos da companhia proporcionaram a monetização antecipada de 0,072 bilhão de boe.
  • Desconsiderando os efeitos dos desinvestimentos realizados em 2019, a Petrobras conseguiu repor 106% do volume produzido, devido, principalmente, à boa performance e ao maior histórico de produção dos reservatórios do pré-sal da Bacia de Santos.
  • Ainda, ontem o conselho de administração da Petrobras aprovou a nomeação da engenheira Maria Cláudia Guimarães como membro do colegiado, informou a estatal em comunicado.
E-book: Aprenda como analisar uma ação

Baixe gratuitamente o nosso ebook e conheça os principais critérios para se analisar uma ação antes de investir!

A Petrobras, em seu planejamento estratégico, está prevendo diminuir consideravelmente o seu raio de atuação. A empresa pretende sair de campos maduros em terra e águas rasas, além de outros ativos como a petroquímica Braskem, setores de transporte e distribuição de gás natural, e até da produção de biocombustíveis e fertilizantes.

Todas essas medidas serão tomadas visando um único objetivo: focar em ativos de maior retorno e entregar uma rentabilidade superior aos acionistas da empresa. Perceba que esse reposicionamento estratégico é diametralmente diferente daquele observado há alguns anos, quando a companhia pretendia ser a maior empresa integrada de energia, abarcando todos os setores da cadeia, sem muita distinção de rentabilidade e geração de valor para cada investimento realizado.

Desse modo, para atingir os seus objetivos, a Petrobras reduzirá significativamente a sua geografia de atuação, concentrando-se cada vez mais na região Sudeste. Para isso, a estatal privatizará todas as suas refinarias do eixo Rio-São Paulo e pretende sair de campos terrestres e em águas rasas, sobretudo aqueles localizados na região Nordeste.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
navigation

Conteúdo Gratuito

Radar do
Mercado

Os principais fatos relevantes do mercado, comentados no seu e-mail diariamente

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!