Acesso Rápido

    Radar do mercado: Copel (CPLE6) comunica o desempenho do mercado de energia elétrica

    Na data de ontem (22), a Copel – Companhia Paranaense de Energia apresentou ao mercado e aos seus acionistas o seu desempenho no mercado de energia elétrica entre julho e setembro de 2019.

    A respeito do mercado fio, composto pelo mercado cativo, pelo suprimento e permissionárias dentro do Estado do Paraná, e pela totalidade dos consumidores livres existentes na sua área de concessão, houve um crescimento de 1,6% no consumo de energia no 3T19.

    Minicurso: Valuation e Precificação de Ativos

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito de Valuation e aprenda os principais conceitos sobre como avaliar ativos e empresas do jeito certo!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Esse resultado é explicado pelo crescimento de 6,6% no consumo do mercado livre no 3T19, resultado do avanço da produção industrial entre julho e agosto de 2019.

    Os setores que mais contribuíram para o aumento do consumo de energia foram os de fabricação de produtos alimentícios, fabricação de veículos automotores e fabricação de produtos químicos.

    A venda de energia para o mercado cativo da Copel Distribuição totalizou 4.667 GWh no 3T19, representando uma redução de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

    Por outro lado, a classe residencial consumiu 1.776 GWh entre julho e setembro de 2019, registrando um crescimento de 2,3% em comparação com 2018. Essa elevação do consumo é reflexo do aumento de 2% no número de clientes.

    A classe residencial representou 38,1% do consumo do mercado cativo, totalizando 3.808.092 consumidores no final de setembro de 2019.

    A classe industrial apresentou queda de 12,8% no terceiro trimestre de 2019, totalizando 655 GWh, reflexo da migração de clientes para o mercado livre e da redução de 13,1% no consumo de energia das atividades de comércio varejista.

    A respeito do fornecimento consolidado de energia elétrica da Copel, que representa o volume de energia vendido aos consumidores finais, este registrou um crescimento de 1,8% entre julho e setembro de 2019.

    Por último, o total de energia vendida pela Copel e suas subsidiárias atingiu 12.806 GWh no terceiro trimestre de 2019, representando um crescimento de 12%.

    Tags
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Luiz Carlos Duclós 23 de outubro de 2019

      Não aparece mais tua opinião ou recomendação!…hay cantores que no opinam…pero yo canto opinando…és mi modo de cantar…falou Martin Fierro…canta Tiago Reis…

      Responder
    • Rafael 23 de outubro de 2019

      Era melhor do jeito que estava, com o comentário final

      Responder