Por: Tiago Reis

Quais ferramentas usar para facilitar a análise de fundamentos?

Para quem investe ou pretende ingressar no mercado financeiro, estar bem informado é fundamental. Muitos investidores desconhecem, mas existem inúmeras ferramentas gratuitas que podem auxiliar o investidor na hora de fazer suas análises, ou mesmo para simplesmente coletar dados sobre as empresas.

Por isso, abaixo sugerimos algumas ferramentas de busca de dados, todas elas gratuitas, que nos são muito úteis em nossas análises, e acreditamos que possa ajudar a qualquer pessoa que se envolva no mercado.

Quais ferramentas utilizar para analisar investimentos?

Muitos investidores, sobretudo aqueles que estão começando no mercado, ficam na dúvida sobre como analisar e como pesquisar mais sobre os seus investimentos.

Para isso, listaremos abaixo algumas das principais ferramentas gratuitas de análise de investimentos disponíveis para encontrar informações e indicadores não só das ações negociadas no mercado — mas também dos FIIs, dos títulos do Tesouro Direto e de Fundos de Investimento.

Todas essas plataformas servem para auxiliar o investidor a conhecer, entender e analisar os seus investimentos com mais minúcia. Por isso, é aconselhável que todo investidor conheça e saiba utilizar de todas as funcionalidades dessas ferramentas.

Status Invest

A primeira, e certamente uma das completas ferramentas de consulta e análise de investimentos disponíveis no mercado brasileiro é o site Status Invest.

Isso porque, nesse site, o investidor é capaz de encontrar praticamente todas as informações de ativos negociados no mercado, sejam eles de renda fixa ou de renda variável.

Ou seja, além das ações das empresas e dos seus indicadores contábeis e financeiros, a plataforma também oferece informações completas sobre Fundos Imobiliários e Títulos do Tesouro Direto.

Na página inicial do Status Invest é disponibilizada uma visão atualizada da cotação dos principais ativos negociados no mercado. Entretanto, a plataforma não se limita a mostrar apenas a alta e baixa das ações e fundos de investimento na bolsa — mas também apresenta indicadores como CDI, índices de inflação e os preços de negociação dos principais títulos do Tesouro Direto.

status-invest-página-inicial

Porém, a grande vantagem dessa plataforma é que o investidor consegue encontrar diversas informações e com muita profundidade sobre os ativos do mercado. Por exemplo, ao pesquisar sobre determinada ação da bolsa, a ferramenta disponibiliza inúmeros indicadores fundamentalistas.

Entre eles, estão indicadores que auxiliam na avaliação do preço, da alavancagem, da rentabilidade ou do dividendo de determinada empresa ou fundo imobiliário. Esses dados são fundamentais de serem utilizados em uma primeira análise fundamentalista, porque filtram aquelas companhias ou fundos que não se encaixam no perfil desejado pelo investidor.

E além da disponibilização desses indicadores, o Status Invest também se destaca por apresentar algumas informações que a maioria das plataformas não disponibiliza para os investidores. Sendo que entre essas informações estão:

  • Balanço patrimonial consolidado da empresa;
  • Calendário de eventos da companhia ou do fundo imobiliário:
  • Existência, ou não, de programas de recompras de ações;
  • Taxa de aluguel média praticada para o ativo no mercado;
  • Histórico de dividendos completo por períodos.

Essas informações podem ser conferidas nas seções: geral, contábil e mais, como pode ser observado abaixo:

status invest

A disponibilização dessas informações acima faz com que o investidor economize tempo em sua análise e pesquisa sobre determinado ativo. Afinal, não será preciso consultar esses dados em diferentes fontes, como no site da B3 ou no de Relações com Investidores.

Aprenda como analisar uma ação

Funds Explorer

O Funds Explorer é outra ferramenta que todo investidor de renda variável deveria conhecer. Isso porque ele oferece uma das melhores plataformas para consulta de indicadores e fundamentos para a análise de fundos imobiliários.

Basicamente, todos os indicadores e informações dos fundos imobiliários ficam disponíveis na plataforma. Isso porque, para cada página de um FII dentro do Funds Explorer, há uma seção com os comunicados oficiais do fundo.

Entre esses comunicados, estão disponíveis os informes mensais, relatórios gerenciais, comunicados de fatos relevantes e avisos aos cotistas de todos os FIIS negociados no mercado brasileiro.

E além desses comunicados oficiais, o Funds Explorer também compila, obviamente, todos os indicadores necessários para realizar uma análise do fundo. Entre eles estão, por exemplo, o valor patrimonial, o dividend yield, o patrimônio líquido, entre outros.

Ainda, é importante ressaltar que há um destaque para os indicadores relacionados aos dividendos, que é o grande foco desse tipo de investimento.

Com isso, o investidor pode analisar o histórico de distribuição de proventos ao longo do tempo e também outros indicadores que ajudam a entender qual será o comportamento dos dividendos no futuro, como a vacância.

Por fim, outra funcionalidade que pode ser utilizada no Status Invest é a consulta da área e da localização dos imóveis do fundo. Essas informações podem ser consultadas na seção “localização dos ativos”, exemplificada para o fundo HSML11 abaixo:

funds-explorer

E-book: Investindo em Fundos Imobiliários

Baixe gratuitamente nosso ebook sobre os Fundos Imobiliários e conheça a forma mais simples e efetiva de se investir em imóveis!

Fundamentus

Outra ferramenta frequentemente lembrada para a análise de indicadores financeiros é o site Fundamentus.

Segundo descrito no próprio portal, o “Fundamentus é um sistema on-line que disponibiliza informações financeiras e fundamentalistas das empresas com ações listadas na Bovespa. Possuímos um completo banco de dados apresentado de forma acessível para auxiliar o investidor a encontrar as melhores opções de investimento”.

Para exemplificar, usemos os dados das ações ordinárias (ON) do Pão de Açúcar (PCAR3). Para acessá-los, basta digitar o nome da empresa no canto superior direito da tela, clicar na ação correspondente e depois em “Exibir”, conforme abaixo:

Fundamentus

A interface que o usuário encontrará será essa:

Fundamentus Dados

Há pouco tempo atrás publicamos este artigo sobre os principais indicadores, tanto de mercado como financeiros, para análises fundamentalistas. Caso encontre alguma dificuldade em interpretar esses dados ou entender o significado de cada indicador, recomendamos a leitura de nosso artigo.

Perceba que todos estes dados referenciados no artigo se encontram disponíveis e atualizados de maneira gratuita nesse portal, basta o investidor tomar a iniciativa de buscá-los e analisá-los.

Além dos indicadores tabelados, ainda existem outras disponibilidades, como gráficos, dados de lucratividade, endividamento, evolução do patrimônio líquido, e cotações históricas do papel referido:

Para acessá-los basta clicar e a análise pode ser feita à vontade. As opções se encontram logo abaixo de onde foi feita a busca do ativo.

Fundamentus PARC3

Em cada uma das opções disponíveis o investidor encontrará uma riquíssima base dados, que é essencial em qualquer análise e tomada de decisões. Também há na opção “Dados históricos” uma sólida base de dados com os pagamentos de proventos realizados pela empresa. Assim, caso o investidor queira ter conhecimento dos pagamentos de dividendos realizados por cada empresa, essa opção pode auxiliar bastante.

Minicurso: Valuation e Precificação de Ativos

Inscreva-se no nosso minicurso gratuito de Valuation e aprenda os principais conceitos sobre como avaliar ativos e empresas do jeito certo!

Suno Analítica

Outra plataforma que os investidores têm à disposição para consultar e analisar ações é o Suno Analítica, disponível no próprio site da Suno (https://www.sunoresearch.com.br/acoes). Nele, é possível conferir de maneira compilada os principais indicadores de companhias de capital aberto da bolsa brasileira.

Nesse sentido, entre os principais indicadores apresentados pelo Suno Analítica estão:

Todos esses indicadores podem ser consultados logo no início da página do Suno Analítica para cada ação. Sendo que eles são apresentados juntamente com a cotação do ativo em tempo real, como pode ser observado na imagem abaixo sobre a ação ENBR3 (EDP – Energias do Brasil):

Suno Analitica

Por fim, além de todos esses indicadores, o Suno Analítica também possui outra funcionalidade muito interessante para investidores. Sendo esta uma seção que apresenta um pouco sobre o histórico e sobre a atividade da companhia.

Em outras palavras, essa sessão do Suno Analítica serve para apresentar como e quando a empresa surgiu e também quais são as suas principais atividades. Sendo que ao final dessa descrição a plataforma também apresenta as principais vantagens competitivas e desvantagens da companhia.

Por fim, ao final da página de consulta há também disponível as últimas e principais notícias apuradas pelo Suno Notícias relacionados à companhia. Assim, o Investidor pode ficar atualizado com relação aos últimos eventos envolvendo a empresa.

Minicurso: Contabilidade para Investidores

Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos de contabilidade para quem quer investir em empresas na Bolsa de Valores!

Fiis.com.br

Existe outra plataforma que também utilizamos muito, mas que é voltada a informações dos fundos imobiliários. Se trata do site FIIs.com.br. 

Uma característica interessante a respeito desse portal é que ele informa logo na página inicial uma atualização diária das mais importantes notícias sobre assembleias, relatórios e rendimentos a respeito dos principais fundos imobiliários (quiçá todos) negociados:

FIIs fatos relevantes

Além desta atualização de notícias bastante eficiente e útil, o FII’s disponibiliza também outra interessantíssima função que exploramos bastante que é a parte “Resumos”.

FIIs resumos

Nesta seção pode-se analisar resumos dessas diferentes vertentes indicadas acima e tirar conclusões valiosas a respeito de fundos imobiliários específicos.

Repare o resumo dos rendimentos anuais dos fundos imobiliários. Eles são disponíveis em ordem alfabética:

FIis Dados

Ainda neste website, encontramos outras informações de indicadores, como Dividend Yield, Valor Patrimonial por cota, número de cotistas, etc.

Com esses dados compilados de maneira bem direta e de fácil compreensão, como são disponibilizados aqui, facilita de maneira grandiosa a análise do investidor, principalmente para aquele que ainda está começando no mercado.

Investindo em Fundos Imobiliários

Suno Fundos

Outra plataforma disponibilizada para os investidores de forma gratuita na internet pela Suno é o Suno Fundos. E, como o próprio nome diz, essa ferramenta é exclusiva para consulta e análise de fundos de investimentos.

Nela, os investidores possuem acesso às informações de mais de 30.000 fundos, que podem ser de:

Uma das mais importantes funcionalidades do Suno Fundos é o ranqueamento dos melhores fundos, em termos de rentabilidade, dos últimos 6, 12, 24 e 36 meses. Sendo que os rankings são feitos, obviamente, respeitando a classificação de cada tipo de fundo.

E-book: Investir em Fundos de Investimento

Baixe gratuitamente nosso ebook aprenda como escolher e investir nos melhores Fundos de Investimento do mercado.

Além desse ranqueamento, ainda é possível que o investidor pesquise com mais profundidade outras informações de determinado fundo utilizando. Isto é, dados que estão além da rentabilidade. Afinal, como é de costume ouvir, rentabilidade passada não garante rentabilidade futura.

Entre essas outras informações que o investidor pode ter acesso estão:

E além dessas informações, outra excelente funcionalidade dos Suno Fundos é a possibilidade de realizar comparações entre diferentes fundos de investimentos. Com isso, o investidor pode colocar lado a lado gráficos, por exemplo, de rentabilidade de dois fundos, podendo compará-los ao longo tempo.

Abaixo é possível conferir, por exemplo, uma comparação da rentabilidade entre o fundo Brasil Capital e o fundo Equitas Selection, retirada da ferramenta do Suno Fundos:

suno fundos

B3 e sites das empresas

Existe ainda, além dos portais que já referenciamos acima, o próprio site da B3, onde são disponíveis informações e notícias atualizadas diariamente a respeito da ações e fundos imobiliários negociados na bolsa.

Além disso, o site da bolsa também ofecere ofícios, comunicados, boletins, informações sobre corretoras de valores, cursos online e presenciais, e outros conteúdos valiosíssimos para o investidor que deseja aprender mais sobre o mercado.

Esses conteúdos são muito importantes para se obter fundamentos para tomada de decisão em relação a investimentos.

Porém, para finalizar, o investidor pode ainda buscar essas informações diretamente com o RI (relação com investidores) das empresas, o que pode tornar a experiencia ainda mais rica, visto que, com o tempo, o investidor vai pegando prática e gosto por aquilo, criando até vínculos pessoais com os colaboradores das empresas, tornando esse hábito agradável e rotineiro, facilitando naturalmente a compreensão da dinâmica do mercado como um todo.

10 livros que todo investidor deveria ler

Qual a melhor ferramenta para analisar investimentos?

Cada uma dessas plataformas servem para analisar indicadores e fundamentos de diferentes tipos de investimentos. Cabe ao investidor escolher a mais adequada para os seus objetivos e ativos a serem analisados.

De forma resumida, as plataformas e ferramentas citadas atenderão os investidores da seguinte maneira:

  1. Status Invest: ferramenta para a análise completa de ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto;
  2. Funds Explorer: plataforma exclusiva para a análise de Fundos Imobiliários (FIIs), contendo informações financeiras, indicadores e dados específicos sobre cada fundo;
  3. Fundamentus: banco de dados que oferece informações financeiras e indicadores das empresas;
  4. Suno Analítica: site dedicado exclusivamente para analisar cotações, gráficos e indicadores financeiros ações da bolsa de valores;
  5. FIIS.com.br: site que agrega informações, notícias e indicadores de todos os fundos imobiliários do mercado brasileiro;
  6. Suno Fundos: ferramenta para a consulta e análise de informações dos fundos de investimento;
  7. B3: site da própria bolsa brasileira, que disponibiliza informações sobre todos os ativos nela negociados;
  8. Setor de RI das empresas: oferecem informações e documentos financeiros, corporativos e contábeis das próprias empresas, além de ser um canal de comunicação da companhia com o mercado.

Como pode ser observado, cada uma das plataformas acima é direcionada para uma classe de ativos diferente. Isto é, ações, fundos imobiliários e fundos de investimentos.

Portanto, é preciso conhecer o que é possível de ser consultado em cada uma dessas ferramentas. Assim, a análise e consulta dos diferentes tipos de investimentos poderá ser feita com mais agilidade e de maneira mais direcionada.

E-book: 10 livros que todo investidor deveria ler

Conheça os 10 livros de investimentos e finanças mais importantes e amplie seus conhecimentos como investidor!

Como utilizar as ferramentar para analisar investimentos?

É importante sim analisar a consistência e histórico dos rendimentos de um ativo através dos números disponíveis, e para isso uma fonte confiável é indispensável.

Porém, entendemos que os dados do passado, tanto para ações como para fundos imobiliários, não refletem diretamente e nem garantem o desempenho positivo dos investimentos no longo prazo.

É sempre importante lembrar que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Mas de qualquer forma, é muito mais provável que uma empresa bem administrada, que esteja em um bom setor, que tenha um histórico de lucros consistentes, crescentes e dados interessantes, continue a performar bem, do que uma empresa que sempre teve lucros instáveis ou prejuízos e uma gestão pouco eficiente, passe a melhorar subitamente, portanto, olhar para o passado e histórico também é importante.

Assim, por mais que a análise de dados históricos e múltiplos não garanta o sucesso do investimento, ela pode nortear o investidor e ajudá-lo a obter bons resultados no longo prazo.

Ademais, em relação ao investimento em ações, recomenda-se sempre a leitura dos balanços, releases e estudo dos indicadores de maneira ampla, e para os fundos imobiliários é recomendada também a leitura dos relatórios assim como o estudo do fundo de interesse.

Caso não tenha tempo de acompanhar os dados, ou estudá-los a fundo, não há problema. Conte com nossos relatórios exclusivos para assinantes para uma melhor interpretação de todos esses dados.

Telegram Suno

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

10 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • john 4 de julho de 2019

    muito obrigado por compatilhar conhecimento,seu site e o que mais leio ,aprendendo com mestre igual você.honra

    Responder
  • Gabriel 14 de julho de 2019

    Seus cursos gratuitos que estão aqui no site e mesma coisa dos livros, então pra que comprar os livros.

    Responder
  • lucas 9 de setembro de 2019

    Saiba que sou muito grato, pela dedicação de conteúdos gratuitos distribuídos por vocês suno. Parabéns!!

    Responder
  • Fábio 23 de dezembro de 2019

    Amigo me desculpe, mas no lugar de questionar, apenas aproveite os ensinamentos disponibilizados por Tiago, um profissional altamente capacitado e que se disponibiliza em ajudar aqueles que estão iniciando, e que de repente não teriam ainda condições de comprar os livros, e se você acha que não precisa comprar os livros, então se inscreva e compre algum serviço da SUNO, assim ajudaria o site e ficaria bom pra todo mundo.

    Responder
  • Diim Santos 1 de março de 2020

    Tem algum artigo sobre Opções de ações?

    Responder
  • Daniel 28 de abril de 2020

    Conteúdo muito relevante, parabéns pela abordagem!

    Responder
  • Sergio 10 de maio de 2020

    Meus parabéns.

    A Suno research é um dos melhores sites de como iniciar nos investimentos em ações.

    Tiago Reis, parabéns pela iniciativa.

    Responder
  • ELIALEM TEIXEIRA DE ARAÚJO 23 de maio de 2020

    Muito bom os matérias e dicas para quem está começando, obrigado Reis e obrigado Suno.

    Responder
  • Lucas 28 de maio de 2020

    Bom dia. Ótimo conteúdo! Tem algum site que compara os indicadores de empresas do mesmo setor? Obrigado.

    Responder
    • Suno Research 28 de maio de 2020

      Olá Lucas,

      Você pode conferir os indicadores e comparar através do Suno Analítica .

      Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

210 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!