facebook_pixel

Para quem investe ou pretende ingressar no mercado financeiro, estar bem informado é fundamental. Muitos investidores desconhecem, mas existem inúmeras ferramentas gratuitas que podem auxiliar o investidor na hora de fazer suas análises, ou mesmo para simplesmente coletar dados sobre as empresas.

Por isso, abaixo sugerimos algumas ferramentas de busca de dados, todas elas gratuitas, que nos são muito úteis em nossas análises, e acreditamos que possa ajudar a qualquer pessoa que se envolva no mercado.

Fundamentus

A primeira delas é o Fundamentus.

Segundo descrito no próprio portal, o “Fundamentus é um sistema on-line que disponibiliza informações financeiras e fundamentalistas das empresas com ações listadas na Bovespa. Possuímos um completo banco de dados apresentado de forma acessível para auxiliar
o investidor a encontrar as melhores opções de investimento”
.

Para exemplificar, usemos os dados das ações ordinárias (ON) do Pão de Açúcar (PCAR3). Para acessá-los, basta digitar o nome da empresa no canto superior direito da tela, clicar na ação correspondente e depois em “Exibir”, conforme abaixo:

Fundamentus

A interface que o usuário encontrará será essa:

Fundamentus Dados

Há pouco tempo atrás publicamos este artigo sobre os principais indicadores, tanto de mercado como financeiros, para análises fundamentalistas.  Caso encontre alguma dificuldade em interpretar esses dados ou entender o significado de cada indicador, recomendamos a leitura de nosso artigo.

Perceba que todos estes dados referenciados no artigo se encontram disponíveis e atualizados de maneira gratuita nesse portal, basta o investidor tomar a iniciativa de buscá-los e analisá-los.

Além dos indicadores tabelados, ainda existem outras disponibilidades, como gráficos, dados de lucratividade, endividamento, evolução do patrimônio líquido, e cotações históricas do papel referido:

Para acessá-los basta clicar e a análise pode ser feita à vontade. As opções se encontram logo abaixo de onde foi feita a busca do ativo.

Fundamentus PARC3

Em cada uma das opções disponíveis o investidor encontrará uma riquíssima base dados, que é essencial em qualquer análise e tomada de decisões. Também há na opção “Dados históricos” uma sólida base de dados com os pagamentos de proventos realizados pela empresa. Assim, caso o investidor queira ter conhecimento dos pagamentos de dividendos realizados por cada empresa, essa opção pode auxiliar bastante.

InvestSite

Outra boa alternativa que usamos para a busca de dados e recomendamos aos nossos leitores é o InvestSite.

Esse é um portal que também disponibiliza informações para realizar investimentos baseados em análises fundamentalistas, com uma base de dados inclusive maior que a do Fundamentus.

Na página inicial do InvestSite é disponibilizada uma atualização de várias determinantes importantes do mercado, como as últimas demonstrações financeiras das empresas de capital aberto na bolsa, informações periódicas das mesmas, altas e baixas dos papéis, tudo isso localizado na parte inferior da tela:

InvestSite

Além disso, o que é interessante nele é a possibilidade de fazer uma comparação de papéis, podendo-os colocar em ordem crescente ou decrescente quando comparados entre si em relação a algum indicador.

Por exemplo, na seção “Seleção de Ações” localizado no menu superior do site, são oferecidas as opções Financeiras e Não Financeiras.

InvestSite menu

Usemos como exemplo a seção de ações Não Financeiras.

Faremos uma comparação entre todas as empresas listadas Não Financeiras, mas podemos diminuir o leque de opções, se assim for o caso, “filtrando” as ações de acordo com critérios que acharmos convenientes, mas esse não é o caso agora. Vamos clicar em “Procurar Ações” sem, portanto, preencher nenhum critério.

InvestSite Filtros

Depois disso, as ações são expostas em ordem alfabética para o usuário, juntamente com muitos dos seus referidos indicadores.

Essa é a tabela que o usuário encontrará:

InvestSite Tabela

Vale ressaltar que as opções de indicadores das ações são maiores do que o mostrado acima. A imagem não caberia aqui se fosse colocada inteira, já que a base de dados é realmente muito grande.

Mas o importante de se destacar aqui, é que, como dito anteriormente, pode-se “comparar” as empresas de acordo com o indicador escolhido.

No caso abaixo, comparamos os papéis de forma decrescente em relação ao indicador Dividend Yield (DY), localizado na última coluna.

InvestSite Detalhes

Este é um exemplo de só um indicador, mas isso pode ser feito com todos os outros disponíveis pelo InvestSite, como ROE, P/L, P/VP, Margem Líquida, EV/Ebit, dentre outros.

Perceba como facilita o trabalho de um investidor que pretende comparar dois ou mais papéis de empresas em relação a um indicador especificamente, o que torna essa ferramenta fundamental na vida de um investidor.

Devemos ressaltar, porém, que não é recomendado que o investidor tome suas decisões se baseando apenas em indicadores isolados. Uma empresa é muito mais que indicadores, e a análise deve sempre ser feita considerando todos os fatores, como gestão, perspectivas setoriais, segmento de atuação, governança, etc.

Além disso, indicadores podem ser distorcidos por conta de eventos não recorrentes, e isso deve sempre ser analisado cuidadosamente, já que uma empresa que apresenta um Dividend Yield muito elevado hoje, pode não apresentar o mesmo DY nos próximos anos, pois, por exemplo, teve algum evento não recorrente, como venda de algum grande ativo, participação ou um ganho judicial.

De qualquer forma, as duas ferramentas citadas acima, Fundamentus e InvestSite são especificamente para a busca de informações referentes a ações.

FIIs

Existe outra que também utilizamos muito, porém é voltada a fundos imobiliários, que é o FII’s (http://fiis.com.br ).

Uma característica interessante a respeito desse portal é que ele informa logo na página inicial uma atualização diária das mais importantes notícias sobre assembleias, relatórios e rendimentos a respeito dos principais fundos imobiliários (quiçá todos) negociados:

FIIs fatos relevantes

Além desta atualização de notícias bastante eficiente e útil, o FII’s disponibiliza também outra interessantíssima função que exploramos bastante que é a parte “Resumos”.

FIIs resumos

Nesta seção pode-se analisar resumos dessas diferentes vertentes indicadas acima e tirar conclusões valiosas a respeito de fundos imobiliários específicos.

Repare o resumo dos rendimentos anuais dos fundos imobiliários. Eles são disponíveis em ordem alfabética:

FIis Dados

Ainda neste website, encontramos outras informações de indicadores, como Dividend Yield, Valor Patrimonial por cota, Número de cotistas, etc.

Com esses dados compilados de maneira bem direta e de fácil compreensão, como são disponibilizados aqui, facilita de maneira grandiosa a análise do investidor, principalmente para aquele que ainda está começando no mercado.

BOVESPA (B3)

Existe ainda, além dos portais que já referenciamos acima, o próprio site da BM&F Bovespa, onde são disponíveis informações e notícias atualizadas diariamente a respeito da ações e fundos imobiliários negociados na bolsa, além de ofícios, comunicados, boletins, informações sobre corretoras de valores, cursos online e presenciais, e outros conteúdos valiosíssimos para o investidor que deseja aprender mais sobre o mercado.

Esses conteúdos são muito importantes para se obter fundamentos para tomada de decisão em relação a investimentos.

Porém, para finalizar, o investidor pode ainda buscar essas informações diretamente com o RI (relação com investidores) das empresas, o que pode tornar a experiencia ainda mais rica, visto que, com o tempo, o investidor vai pegando prática e gosto por aquilo, criando até vínculos pessoais com os colaboradores das empresas, tornando esse hábito agradável e rotineiro, facilitando naturalmente a compreensão da dinâmica do mercado como um todo.

Escrevemos um artigo sobre esse processo há pouco tempo atrás, onde mostramos como isso pode ser feito de maneira bem simples.

Conclusão

É importante sim analisar a consistência e histórico dos rendimentos de um ativo através dos números disponíveis, e para isso uma fonte confiável é indispensável.

Porém, entendemos que os dados do passado, tanto para ações como para fundos imobiliários, não refletem diretamente e nem garantem o desempenho positivo dos investimentos no longo prazo.

É sempre importante lembrar que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Mas de qualquer forma, é muito mais provável que uma empresa bem administrada, que esteja em um bom setor, que tenha um histórico de lucros consistentes, crescentes e dados interessantes, continue a performar bem, do que uma empresa que sempre teve lucros instáveis ou prejuízos e uma gestão pouco eficiente, passe a melhorar subitamente, portanto, olhar para o passado e histórico também é importante.

Assim, por mais que a análise de dados históricos e múltiplos não garanta o sucesso do investimento, ela pode nortear o investidor e ajudá-lo a obter bons resultados no longo prazo.

Ademais, em relação ao investimento em ações, recomenda-se sempre a leitura dos balanços, releases e estudo dos indicadores de maneira ampla, e para os fundos imobiliários é recomendada também a leitura dos relatórios assim como o estudo do fundo de interesse.

Caso não tenha tempo de acompanhar os dados, ou estudá-los a fundo, não há problema. Conte com nossos relatórios exclusivos para assinantes para uma melhor interpretação de todos esses dados.


Quer receber conteúdos exclusivos da Suno? Seja um Assinante Premium por menos de 1 real ao dia!

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.
Comentários
Tags:

©2017 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account