prêmio de risco
Por: Tiago Reis

Prêmio de risco: Descubra o que é e como ele é determinado

Você sabe o que é prêmio de risco?

O prêmio de risco é um dos fatores mais importantes e é considerado por todos os grandes investidores que aplicam no mercado de capitais.

O prêmio de risco é quanto um investimento com risco rende a mais do que um investimento considerado sem risco. O investimento com menor risco no mercado é tipicamente considerado o título de curto prazo do governo norte-americano. Isto porque a economia americana é, atualmente, a mais forte do mundo, e o governo possui boa capacidade de pagar a sua dívida. É considerado especificamente o título de curto prazo pois, quanto mais longo o prazo de vencimento, maior é o risco. O prêmio de risco é, então, é tão somente a diferença entre o rendimento de um investimento e o rendimento desses títulos norte-americanos.

Em algumas ocasiões podem se utilizar outros títulos. Por exemplo, suponha que um investidor quer saber qual o prêmio de investir em ações no Brasil em relação a investir na renda fixa no mesmo país.

Neste caso, ele irá comparar o rendimento das ações com o rendimento dos títulos pós fixados de renda fixa do governo brasileiro, pois estes são, no país, os títulos considerado de menor risco.

Como calcular o prêmio de risco?

Como calcular o prêmio de risco

Muitas pessoas se questionam como calcular o prêmio de risco.

Suponha, por exemplo, que os títulos de curto prazo americano estão oferecendo juros de 2% ao ano.

Enquanto que, simultaneamente, os títulos brasileiros análogos estão oferecendo juros de 6,5%.

Dessa forma, qual seria o prêmio de risco de se investir no Brasil?

Este prêmio seria de 4,5%, pois: 6,5% – 2% = 4,5%

Este é um resultado que faz sentido. Afinal, o Brasil é considerado um país mais arriscado para se investir do que os EUA. Por conta da situação das contas públicas.

Calcular o prêmio de risco do mercado

O prêmio de risco do mercado é como é conhecido o prêmio de se investir em ativos mais voláteis do que a renda fixa. Como por exemplo, investir em ações.

Muitas pessoas também desejam saber como calcular o prêmio de risco do mercado.

Para isto, será seguida a ideia do exemplo anterior. Considere um investidor Brasileiro que quer aplicar em ações.

Através de técnicas de valuation ele estimou um retorno esperado de 16,5% no ano para uma ação.

Neste caso, qual é o prêmio de risco do mercado?

Ele será de 10%, pois: 16,5% – 6,5% (Título de menor risco no Brasil) = 10%

Novamente, este é um resultado que faz sentido. Afinal, os investidores só irão aplicar em mercados mais voláteis caso eles possam pagar mais que os mercados menos voláteis.

Consequências do prêmio de risco

Quanto maior for o prêmio exigido maior é considerado o risco do ativo.

Por exemplo, suponha que fosse lhe oferecido a oportunidade de investir em um negócio super arriscado e com baixíssimas chances de dar certo.

Nesse caso, você só investiria se obtivesse um enorme retorno para o caso de este negócio dar certo, correto? Pois, este enorme retorno compensaria a alta chance do negócio falhar.

Pois é da mesma forma que acontece no mundo dos investimentos.

Caso os investidores resolvam aplicar em títulos considerados muito arriscados como, por exemplo, os títulos de dívida Argentina – que exigem retornos com prêmio de risco bastante elevado. Para você ter uma ideia, os juros oferecidos pelos títulos públicos Argentinos já foram de 60% ao ano.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!