Acesso Rápido

    Portabilidade de salário: como transferir seu salário para outro banco?

    Portabilidade de salário: como transferir seu salário para outro banco?

    De uns anos pra cá, tem se tornado cada vez mais recorrente a adesão pelo serviço de portabilidade de salário, principalmente entre funcionários recém-contratados.

    A portabilidade de salário pode ser um aspecto importante para quem quer cuidar melhor das suas finanças pessoais, por exemplo. Entretanto, nem sempre esse processo de mudança é claro para quem deseja mudar o local onde recebe.

    O que é portabilidade de salário?

    A portabilidade de salário é um direito, estabelecido por lei, que permite que alguém decida individualmente o banco onde deseja receber sua remuneração, sem que hajam custos adicionais para isso. Ou seja, com a portabilidade, um empregado é livre para escolher uma instituição financeira diferente daquela onde remunerador costuma realizar os pagamentos.

    Normalmente, no momento da contratação, é necessário que o beneficiário abra uma conta-salário em um banco pré-determinado. Isso acontece porque as empresas fazem contratos com as instituições financeiras para facilitar o fluxo de pagamento e evitar movimentações com dinheiro vivo. Contudo, com a portabilidade de salário, esse pagamento deixa de ser obrigatório apenas nessa conta.

    Planilha da Vida Financeira

    Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    O que é conta salário?

    A conta-salário é uma modalidade de conta que não possui custos nem tarifas, destinada apenas para receber o valor da folha de pagamento mensal e outros benefícios empregatícios feitos pelo empregador. Nesta categoria não é possível fazer transferências bancárias, operações com cheque, utilizar cartão de crédito e solicitar empréstimos ou financiamentos.

    Como funciona a portabilidade salarial?

    A portabilidade salarial é uma alternativa que permite que os recursos sejam transferidos da conta-salário para uma conta-corrente do mesmo banco ou de outro. Dessa forma, a escolha da instituição financeira pode ser feita pelo próprio funcionário de acordo com as características que julgar importante, como facilidade, comodidade, serviços, tarifas bancárias, entre outros aspectos.

    Entretanto, a única exigência feita no processo de portabilidade é que a conta de destino deve ser da mesma titularidade da conta salário. Além disso, após o fim do vínculo empregatício, o funcionário deve consultar e solicitar o encerramento.

    Como solicitar a portabilidade de salário?

    A portabilidade salarial é um direito de todos os trabalhadores e pode ser solicitado junto á instituição financeira que o funcionário possui conta-corrente ou conta salário. Normalmente, esse operação costuma ser feita presencialmente, no próprio banco. Entretanto, atualmente também é possível realizá-la pelo próprio aplicativo do banco, internet banking ou caixa eletrônico, sem precisar se direcionar a uma agência.

    Assim que a portabilidade é feita, todos os meses seguintes o salário é programado para cair na conta cadastrada automaticamente, sem necessidade de repetir a mesma solicitação. Entretanto, vale ressaltar que para quem optar por este serviço, o pagamento pode demorar a até 12 horas após o depósito na conta salário para ser transferido.

    Quais as vantagens da portabilidade de salário?

    Existem inúmeras vantagens de fazer a portabilidade salarial. Dentre elas se destacam as seguintes:

    1. Realizar movimentações com cartão débito e folhas de cheque;
    2. Acesso a uma conta poupança;
    3. Fazer transferências bancárias como Ted e Doc;
    4. Possibilidade de ter linhas de crédito, financiamentos e empréstimos;
    5. Anuidade de cartão de crédito;
    6. Utilizar a conta para fazer pagamentos de boletos, luz, água, entre outros;
    7. Investir em investimentos oferecidos pelo banco ou até mesmo transferir dinheiro para corretoras;

    A portabilidade salarial é uma excelente alternativa para quem deseja fazer movimentações bancárias e acessar a diversas linhas de crédito. Ou seja, se trata de um serviço simples que surgiu para facilitar a vida financeira dos funcionários e das empresas.

    Conseguiu entender tudo sobre a portabilidade de salário? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *