investidores
Por: Tiago Reis

Por que você deve parar de vigiar as cotações de sua carteira?

Destaco, com frequência, a importância de não tomar decisões importantes em momentos de forte emoção. Nesse sentido, é importante ressaltar que o mercado é algo que desperta uma gama enorme de emoções nos investidores.

Um dos sentimentos mais perigosos, dentre os despertados pelo mundo dos investimentos, é o medo. Assim considero pois ele é capaz de afetar o racional do investidor, tanto na subida do mercado quanto na descida.

Ou seja, quando vivemos um mercado de alta, o investidor pode sofrer do medo de não participar dos ganhos. Por outro lado, quando o mercado mostra uma volatilidade maior, o indivíduo se vê tomado pelo medo de perder dinheiro.

Quanto mais o investidor se permite ser dominado por estes medos, menos racional ele fica. Portanto, trago uma sugestão para aumentar a janela de tempo na qual estamos racionais o suficiente para tomar boas decisões: pare de olhar as cotações de suas ações.

Além de ser um hábito “viciante”, em minha opinião, também pode ser destrutivo. Assim, mostrarei algumas razões pelas quais você pode utilizar melhor seu tempo, ao invés de monitorar os movimentos diários de suas ações.

Você poderá ficar tentado a especular

Valuation e precificação de ativos

Olhar para a movimentação das ações pode levar o investidor a se engajar em operações especulativas. Ao observar uma ação que vem subindo constantemente, muitas vezes, o investidor pode sentir vontade de especular em cima desta oscilação.

No entanto, acredito que esta não seja uma boa estratégia, uma vez que constitui apenas uma cega reação instintiva pela busca de altos retornos imediatos. Além disso, há o alto risco de perda do capital.

Portanto, prefiro investimentos baseados em análises sólidas, sustentadas por evidências.

Você poderá movimentar seus investimentos na hora errada e por motivos errados

Você realizou um investimento de longo prazo, confiante nos fundamentos da empresa e numa determinada tese de investimentos. Em um dia de fortes oscilações negativas, observará quedas significativas em sua carteira.

O investidor que acompanha minuto a minuto a cotação caindo pode ficar tentado a se desfazer do investimento devido ao medo da perda. Contudo, caso os fundamentos ainda estejam sólidos, vender o ativo equivale a destruir a sua estratégia de investimentos.

De fato, é difícil lidar com quedas. No entanto, historicamente, é possível observar que estes tempos de “dor” podem oferecer muitas oportunidades aos investidores que permanecerem seguros em suas estratégias de longo prazo.

Monitorar as cotações dificilmente lhe dará vantagens em relação aos demais

Aprenda a Investir em Dividendos

Concordo com a ideia que Howard Marks defende quando elucida os Raciocínios de Segunda Ordem: para alcançar um retorno acima da média do mercado, o investidor deve encontrar vantagens que os demais não possuem.

Milhares de pessoas monitoram constantemente os movimentos do mercado. Assim, dificilmente você terá alguma vantagem realizando uma tarefa que todas estas pessoas também realizam.

Empregue seu tempo em atividades que proporcionem desenvolvimento

Checar constantemente as cotações é algo bem comum. No entanto, acredito que o tempo gasto nesta atividade pode ser melhor empregado em outras que proporcionem avanços em suas metas financeiras.

Dentre uma vasta gama de atividades engrandecedoras, acredito que uma das mais relevantes seja a busca pelo conhecimento, através da leitura, por exemplo. Segundo Charlie Munger: “As pessoas de sucesso não são as mais espertas, mas sim, aquelas que são máquinas de aprender”.

Por fim, muito tem se falado a respeito de uma eventual recessão global se aproximando. Anteriormente, comentei que é difícil apostar sobre quando ela chegará. Mas, de fato, ela chegará. E, nesse momento, devemos seguir com nossas estratégias, abraçando novas oportunidades, sem permitir que as cotações impactem o emocional do investidor.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

8 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Marcos Antonio de Oliveira 17 de agosto de 2019

    Realmente vicia, ficar no vaivém diário das ações e você acaba tomando decisões de vender alguma e adquirir outras e com isto o que poderia ganhar na valorização ou com dividendos, você acaba deixando seus lucros nas corretoras a B3 nas taxas cobradas em todo movimentação. E o pior de tudo e você se deparar que o que você vendeu valorizou mais que o que você comprou.

    Responder
  • Réges 17 de agosto de 2019

    Muito obrigado por esse conselho, Tiago. Cada dia fico mais fã.

    Responder
  • Gilmar 17 de agosto de 2019

    Responder
  • Jonas 17 de agosto de 2019

    Excelente artigo. Serviu para me ajudar e para maioria que bate cabeça até encontrar um caminho e estratégia sólida.

    Responder
  • José Luiz 17 de agosto de 2019

    Sábios e consistentes ensinamentos.
    Gratidão à você pelos seus ensinamentos.

    Responder
  • Maurício Fonseca 18 de agosto de 2019

    Sensacional!

    Responder
  • Leandro 19 de agosto de 2019

    Bom dia Tiago

    Que ótimo texto pra se orientar, tenho tentado me manter mais afastado do HB ultimamente, de fato não agrega em nada ficar acompanhando preço o tempo todo, pelo contrario, atrapalha em muito.
    Estou focado em otimizar minha carteira de ações, comprei muito mico por esses tempos e preciso me livrar deles o quanto antes, pra dai sim, manter minhas posições somente ativos que não “me preocupe tanto”.
    Obrigado Tiago, seus ensinamentos vem me ajudando em muito a ser um investidor de verdade, não só mais um sardinha.

    Responder
  • Pablo G Tavares 24 de agosto de 2019

    Muito boa as explicações! Grato! Deus abençõe!

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno

%d blogueiros gostam disto: