Por: Jean Tosetto

Perguntar: o verbo fundamental do investidor

O ano de 2018 foi marcante para a Suno Research, que encerra o quarto trimestre lançando seu quarto livro: “101 Perguntas e Respostas para Investidores Iniciantes”.

A Suno, porém, começou sua trajetória no segundo semestre de 2016, publicando as agora míticas cartas de Luiz Barsi Filho, com os conselhos de um dos maiores investidores da Bolsa de São Paulo que opera como pessoa física no mercado de capitais.

Se as primeiras epístolas eram orientações redigidas pelo próprio Barsi, elas evoluíram para uma série de perguntas e respostas, nas quais as questões eram formuladas pelos primeiros seguidores da Suno no Facebook. Fui um deles.

Em janeiro de 2017 o Tiago Reis, fundador desta casa, teve a brilhante ideia de selecionar três leitores das cartas do Barsi para conversar com ele pessoalmente em São Paulo. Ainda me lembro do Tiago me fazendo o convite, quando fiquei pensando que poderia ser um trote, pois era bom demais para ser verdade. Porém, era verdade.

Naquela ocasião, tornei-me um dos primeiros colaboradores da Suno. Passamos uma manhã conversando com um bilionário: o Tiago, eu, o Floriano Paes (que também ingressou no time da Suno) e o Otto Guarnieri, jovem empreendedor que está construindo uma linda história com a Mais Mu.

Foi uma manhã de muito aprendizado. Sabatinamos Luiz Barsi em seu escritório no centro antigo de São Paulo. A conversa gravada por smartphone foi transcrita e convertida em algumas cartas, que pretendemos organizá-las em breve num só volume, que a Suno deseja disponibilizar novamente de graça para todos.

Após a reunião com Barsi, fomos almoçar num restaurante perto da sede da Bolsa de Valores de São Paulo. Então as perguntas continuaram, mas desta vez direcionadas ao Tiago Reis. Foi o filé de peixe grelhado mais nutritivo que já saboreei. Aprendi mais naquele dia sobre investimentos do que nos dois anos anteriores, errando e acertando como autodidata.

Em agradecimento ao Tiago, lhe presenteei com um exemplar do meu primeiro livro, “MP Lafer: a recriação de um ícone” disponível também em versão digital, por recomendação dele mesmo, que deve ter apreciado a leitura, pois me pediu para escrever artigos para a Suno com uma pegada semelhante, transformando um assunto que parece complexo em algo palatável.

“Se você consegue escrever assim sobre carros, então consegue escrever sobre o mercado financeiro: já pensou em colaborar profissionalmente com a Suno?” – Ele disse. Logicamente aceitei o desafio.

Em fevereiro de 2017 a Suno disponibilizou suas primeiras carteiras de investimentos. As empresas e fundos imobiliários teriam acompanhamento mediante relatórios semanais. O Marcos Baroni seria o comandante da divisão de FIIs e o próprio Tiago cuidaria das análises das ações, com ajuda de outro jovem: Felipe Tadewald.

O Tiago Reis você já conhece, mas você já leu algum relatório ou artigo do Felipe Tadewald? Presumo que sim, mesmo sem saber, pois o Felipe nem sempre assina seus textos. Ele se expressa muito bem. Algumas de suas mensagens inspiradoras me provocam até inveja, dado que também gostaria de ter escrito elas.

Para minha sorte, nós atuamos pelo mesmo time. Como editor dos livros digitais da Suno, aprendo diariamente com todos os membros da equipe. Foi assim com o “Guia Suno Fundos Imobiliários”  de Marcos Baroni e Danilo Bastos. E está sendo agora com “101 Perguntas e Respostas para Investidores Iniciantes”.

Este livro foi escrito por Tiago Reis e Felipe Tadewald, a partir de outra ideia perspicaz do Tiago: selecionar as melhores perguntas que ele recebe e responde através de seu perfil no Instagram (@tiagogreis). Se o título mencionando o numeral “101” não é inédito, uma vez que já existem outros livros nesta linha sobre direito, dietas, charadas, piadas, entre outros temas; o assunto não poderia ser mais interessante: investimentos em renda variável.

Ao ter o prazer de ser o primeiro leitor do livro, uma vez que este é um dos privilégios de ser um editor, logo recordei daquele dia com o Tiago Reis e o Luiz Barsi no centro de São Paulo. Tentava ser competente nas minhas questões, mas agradecia pelas dúvidas expostas pelos colegas: “Caramba, que pergunta interessante!” – Eu pensava.

Portanto, mais do que ficar positivamente surpreso com as respostas diretas e incisivas do Tiago e do Felipe, aos quais já conheço a ponto de corroborar suas capacidades, me surpreendi para valer com as perguntas. Quando o assunto é investir em Bolsa, não existe questão que seja supérflua. Toda pergunta é importante.

Afinal de contas, todo investimento começa com uma pergunta:

– Será que isso dá retorno?

– Será que esta empresa é um bom negócio?

– Será que este fundo é confiável?

E assim por diante.

Neste terceiro livro do Tiago Reis – os dois primeiros foram escritos comigo: “Guia Suno Diviendos” e “Guia Suno de Contabilidade para Investidores” – e primeiro livro do Felipe Tadewald, você não encontrará perguntas e respostas sobre empresas específicas, salvo raras exceções. A tônica desta obra é centrada em conceitos e boas práticas de investimento.

Como o foco da obra é no investidor na condição de pessoa física em começo de jornada, os conselhos seguem a linha dos investimentos em longo prazo, com aversão às práticas especulativas, além de ponderações sensatas sobre diversos aspectos do mercado de capitais, para que o leitor sinta confiança em seguir seu caminho do jeito certo, minimizando perdas e maximizando retornos consistentes.

Além de revisar e corrigir alguns caquinhos de ortografia e digitação (e se você tiver olho de lince para encontrar mais alguns, me avise), meu trabalho como editor foi organizar as perguntas e respostas em grandes temas, para facilitar a releitura e consultas posteriores ao livro. Deste modo, as 101 perguntas e respostas estão ordenadas da seguinte forma:

Primeiros passos; o mercado de capitas; formação e acompanhamento da carteira; fundos imobiliários, ações, small caps; ativos internacionais; outras modalidades de investimentos; análise de empresas; estratégias; instrução formal e informal; idade e carreira; e independência financeira.

Além destes capítulos, o livro conta com prefácio do Tiago Reis, de quem consigo imaginar sua voz quando leio seus textos. Por fim, selecionei um dos melhores artigos do Felipe Tadewald para incluir num posfácio. É um daqueles artigos que eu invejosamente queria ter escrito, mas que ninguém teria feito melhor que ele.

Por falar em inveja. Já tenho inveja de você, que terá a chance de ler pela primeira vez “101 Perguntas e Respostas para Investidores Iniciantes” Esse prazer eu nunca mais terei.

Jean Tosetto

Arquiteto e urbanista formado pela FAU PUC de Campinas, tem escritório próprio desde 1999. Autor e editor de livros, é adepto do Value Investing. Colabora com a Suno Research desde janeiro de 2017.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno