penny stocks
Por: Tiago Reis

Penny stocks: conheça as ações negociadas na casa dos centavos

É normal ver nas principais Bolsas de Valores algumas ações sendo negociadas a valores muito baixos. Um exemplo dessa situação é a negociação das chamadas penny stocks.

Em português, penny stocks significa algo como “tostões”. Isso acontece porque tais ativos costumam ter o valor de negociação na casa dos centavos.

O que são penny stocks?

Penny stocks são ações negociadas a valores muito baixos, chegando a cotações que valem poucos centavos. Normalmente, são ações de empresas que possuem pouco ou nenhum valor de capitalização, ou até mesmo que já faliram ou que estão em processo de fechar as portas.

Devido ao baixo valor, esse tipo de papel é suscetível a quaisquer mudanças de preços. Logo, são ativos que sofrem de alta volatilidade, atraindo apenas investidores com maior tolerância ao risco.

Em geral, essas ações não estão cotadas nas principais Bolsas de Valores. Entretanto, certas empresas que, devido a sua capitalização de mercado, têm valor baixo. Logo, elas podem ter suas ações negociadas nos principais mercados financeiros.

Aprenda como analisar uma ação

O que é considerada uma penny stock?

Antigamente, qualquer ação que valesse menos que 1 dólar era considerada uma penny stock. Entretanto, o termo foi modificado: atualmente, nos Estados Unidos inclui todas as ações que têm cotação inferior a 5 dólares. Já no Reino Unido, essa classificação vale para ações com preço menor de 1 libra esterlina.

Já as penny stocks brasileiras são ações que possuem valor médio menor que 1 real durante o período de um ano.

Muitas das penny stocks brasileiras são de empresas que passam por problemas em sua gestão, ou se encontram em processo de falência.

Regras da B3

Na B3, a bolsa brasileira, foi criada em 2015 uma regra para penny stocks. Tal regra inibe a negociação de ações por menos de R$ 1 no pregão.

Logo, na existência de algum papel nessa situação, são tomadas as seguintes providências:

  1. Ao detectar que uma ação foi negociada por menos de R$ 1 por 30 pregões consecutivos, a B3 envia uma notificação para a respectiva empresa;
  2. Após a notificação, a empresa possui 15 dias para apresentar um plano para reverter essa situação;
  3. O mercado precisa ser informado por estas empresas sobre o que elas vão fazer com relação ao preço das ações. Normalmente, muitas optam pelo agrupamento de ações, o qual permite diminuir o número de papéis circulantes e aumentar o valor do ativo.

Como funciona a negociação com penny stocks?

Normalmente, quem costuma investir em penny stocks são especuladores de perfil arrojado e com certa experiência. Isso porque se deve ao fato dessas ações terem:

  • Baixa liquidez;
  • Volatilidade;
  • Possibilidade de grandes ganhos, mas também grandes perdas.

Sendo assim, devido a falta de liquidez, o mercado de penny stocks é muito limitado. Dessa forma, negociar com penny stocks envolve um alto risco — já que o investidor de penny stocks pode não encontrar compradores para negociar essas ações no futuro.

Por outro lado, os spreads são altos entre as cotações de compra e venda, o que pode representar uma grande oportunidade de lucro. As informações relativas a essas ações no mercado também costumam ser poucas.

10 livros que todo investidor deveria ler

O Lobo de Wall Street e a especulação com penny stocks

Quando se fala nesse tipo de ação, é comum a referência com o conhecido caso do investidor americano Jordan Belfort.

Conhecido como Lobo de Wall Street, sua história acabou virando um filme estrelado por Leonardo DiCaprio, e se tornou conhecida por todos.

Belford agia desde o final dos anos 80 fraudando dados em negociações com penny stocks e dando um golpe de milhões de dólares.

Porém, no final dos anos 90, as autoridades descobriram as operações ilegais que sua empresa Stratton Oakmont estava fazendo. Jordan foi condenado e teve que cumprir prisão por 4 anos, além de sofrer uma multa de 110 milhões de dólares.

Além das penny stocks, existem diversos outros tipos de ações disponíveis no mercado para o investidor. Para saber mais, baixe gratuitamente o nosso guia Aprenda como analisar uma ação e descubra como investir nas melhores ações da Bolsa.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar e entender se uma ação é realmente boa!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!