Acesso Rápido

    Os princípios que todo investidor precisa entender

    Nesta época de Black Friday, nós da Suno Research recebemos muitos assinantes que são iniciantes no mundo dos investimentos. Ficamos felizes por fazer parte da disseminação da educação financeira no país, levando conhecimento a todos.

    Não deixe de conferir os nossos descontos da Black Friday, são várias oportunidades com desconto para você!

    Se você é um dos mais novos investidores, que ainda está aprendendo a investir, entrar no mundo dos investimentos pela primeira vez pode ser um pouco assustador.

    Isso porque, neste meio, existem muitas fontes de informação, opiniões, cursos e ferramentas que fazem com que muitos iniciantes se sintam um tanto quanto perdidos diante de tamanha quantidade de recursos à disposição.

    Portanto, para auxiliar nos passos iniciais, vou abordar hoje dois princípios simples para dar um bom início à rota dos investimentos. Acredito que ambos são de conhecimento essencial por todo indivíduo que deseja começar a investir.

    Primeiro princípio

    Provavelmente este será o princípio que aparentemente é de mais fácil entendimento. No entanto, ainda assim, muitos investidores de primeira viagem falham em entender de verdade este conceito.

    Trata-se das famosas regras de Warren Buffett.

    Regra número um: nunca perca dinheiro. Regra número dois: nunca se esqueça da regra número um.

    Este é o princípio mais importante dos investimentos. É uma simples regra que vai além de apenas evitar perdas. De maneira simplificada, Buffett está dizendo que para ser um investidor de sucesso, você deve assegurar que cada investimento tenha uma probabilidade mínima de perda permanente de capital.

    É interessante reparar que, por mais estranho que isso possa parecer, com essa regra Buffett estabelece que o objetivo principal dos investidores não deve ser o de “ganhar dinheiro”, mas sim, preservar o capital que será investido, ao mesmo tempo que usufrui de retornos adequados.

    Um investidor que consegue colocar este princípio em prática é aquele que é diligente com seus investimentos e que diversifica seu portfólio.

    Segundo princípio

    O segundo ponto que todos os investidores devem ter em mente é a ideia de juros compostos. Trata-se do poderoso mecanismo que auxilia na construção de patrimônio no longo prazo.

    Vale ressaltar que a fórmula dos juros compostos destaca um principal componente: o tempo. Essa variável é introduzida de forma exponencial na equação. Deste modo, quanto mais paciente for o investidor, melhores serão os frutos por ele colhidos no longo prazo.

    No entanto, só é possível desfrutar dos benefícios dos juros compostos quando o primeiro princípio é respeitado, pois quando isso não for feito, perdas significativas podem ser sofridas, afetando o poder desta ferramenta.

    Por exemplo, se você começa com mil reais e sofre uma perda de 50%, você levará cerca de sete anos para recuperar seu capital, caso consiga um retorno médio de 10% ao ano.

    Com os juros compostos, o tempo é seu aliado. É necessário tanto paciência, quanto disciplina para usar deste benefício.

    Portanto, de modo geral, para iniciar no mundo dos investimentos com um bom norte é preciso ter em mente o pleno entendimento destes dois princípios. Com isso, o investidor estará diante de um bom caminho a ser trilhado, com as chances de sucesso a seu favor.

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *