investidores em valor
Por: Tiago Reis

Os princípios de investimentos de Charlie Munger

Charlie Munger, um dos investidores em valor mais respeitados do planeta, certa vez disse: “nenhum piloto sábio falha em utilizar seu checklist, não importa quão grandioso seja seu talento e sua experiência”.

Com isso, Munger quis dizer que, na aviação – assim como em vários outros âmbitos –, é uma tolice ser presunçoso, não importa o quão bom você seja.

Assim, é imprescindível a utilização de checklists que abordem os passos cruciais de uma tarefa que deve ser executada com perfeição. Trata-se de um método que pode salvar o indivíduo de equívocos.

Embora Munger não esteja tanto nos holofotes quanto Buffett, ele possui tanto crédito quanto seu parceiro de negócios no sucesso da Berkshire Hathaway. O lendário investidor é considerado por muitos como um dos mais sábios a respeito da psicologia e dos comportamentos no campo dos investimentos.

No livro “Poor Charlie’s Almanack”, a abordagem de Charlie é caracterizada como um esforço para compreender os fatores mais relevantes que tangem os ambientes internos e externos a um investimento.

Além disso, o livro traz um checklist de 10 tópicos a respeito dos princípios de investimentos de Charlie Munger. Trata-se de uma lista capaz de resumir sua metodologia. Neste Suno Call, quero compartilhar alguns dos dez pontos listados pelo lendário investidor.

#1 – Risco: todas as avaliações de investimentos devem começar pela medida do risco, especialmente a respeito da reputação.

A abordagem de Munger com relação ao risco é tanto quantitativa quanto qualitativa. Na parte quantitativa, ela incorpora a margem de segurança. Por outro lado, na parte qualitativa, Munger evita lidar com pessoas de caráter questionável.

O investidor ressalta também que é sempre necessário avaliar a relação risco/retorno, ao mesmo tempo em que se deve estar atento à inflação e às taxas de juros.

O objetivo geral desta parte do risco é evitar grandes erros, de modo que se busque evitar a perda permanente de capital.

#2 – Independência

Munger diz que, para evitar uma performance na média, você deve estar preparado para ir no sentido contrário ao da manada. Portanto, imitar as atitudes alheias sem consciência do que se está fazendo é um convite para a regressão à média.

Neste sentido, é importante ressaltar que apenas pelo fato de pessoas concordarem ou discordarem de você isso não indica que está certo nem errado.

O ponto chave deste tópico é ser tão objetivo e racional quanto possível, com precisão em suas análises.

#3 – Preparação: “o único jeito de vencer é trabalhando, trabalhando, trabalhando, e aguardando para que se tenha alguns insights

O investidor tem a seguinte fala a ele atribuída: “em toda minha vida, não conheci uma pessoa sábia (em um determinado e amplo assunto) que não lesse o tempo todo – nenhuma, zero”.

Com isso, Munger destaca a importância de se cultivar curiosidade e perseguir a sabedoria, buscando ser cada dia um pouco mais sábio.

Neste ponto, digo que os juros compostos funcionam tanto para os investimentos financeiros quanto para os “investimentos” em sabedoria. Trata-se de um ponto importantíssimo para vários âmbitos da vida.

Por fim, Munger diz que, para buscar sabedoria, o indivíduo deve ir atrás de todos os “por quês”.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Diego 20 de dezembro de 2019

    Pelo artigo!!! Parabéns.

    Responder
  • Italo 6 de março de 2020

    Parabéns Tiago 👏 por esse trabalho de levar informações e conhecimentos conjuntos, onde busca orientar as pessoas e fazer com que as mesmas saem da mediocridade e buscar algo vantajoso e melhor pra vida delas. Não só você mas vejo outros tambem igual seu xará Tiago Nigro. Acho que isso que vocês fazem é até um verdadeiro ato de amor ao próximo , como nosso Deus nos pede!

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

210 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
bull

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!