Por: Tiago Reis

OPEX: entenda o que significa o indicador de despesas operacionais

Para elaboração do orçamento empresarial é preciso observar alguns fatores.  Dentre eles, está o OPEX (Operational Expenditure) que está diretamente ligado ao setor operacional e consequentemente aos resultados posteriores da empresa.

Sendo assim, entender o conceito de OPEX e qual é a relevância desse dado dentro da análise contábil e operacional da empresa é essencial para fazer qualquer avaliação sobre a situação da mesma.

O que é OPEX?

OPEX é o capital empregado para melhorar ou garantir a manutenção dos bens físicos da empresa. A sigla vem do termo Operational Expenditure, que no português significa despesas operacionais.

Valuation e precificação de ativos

As despesas com operações, portanto, são o mesmo que a sigla OPEX. Nesse valor, são considerados somente os custos relativos as operações. Ou seja, os desembolsos que são contínuos e servirão para montar as diretrizes dos produtos, sistema de operações e o negócio em si.

As despesas com serviços mantém os equipamentos, gastos consumíveis e qualquer necessidade para funcionamento das operações.

Exemplos de OPEX

Se uma empresa precisa comprar uma nova máquina para sua linha de fabricação, isso seria um exemplo de CAPEX. Mas se ela optar pela manutenção da máquina antiga, isso seria um OPEX.

As despesas operacionais e gastos com manutenção acontecem no cotidiano de qualquer empresa e podem envolver mão de obra terceirizada para os reparos. Outros despesas com operações seriam com:

  • Seguridade;
  • Despesas com viagens;
  • Folha de pagamento;
  • Despesas com publicidade, serviços de escritórios;
  • Reparos e manutenção.

Um ponto para destacar é que as despesas com serviços ou operações possuem dedução de impostos. E sem gerenciamento adequado dos gastos, a empresa poderá entrar no prejuízo. Já que são gastos necessários para o seu funcionamento e em muitos casos ocorrem dentro da sazonalidade.

Para aprender mais sobre como esse e outros indicadores de uma empresa podem influenciar o seu respectivo valor na bolsa de valores, baixe gratuitamente o nosso “E-book Comece a Investir na Bolsa

Contabilidade para Investidores

Como calcular o OPEX?

Para calcular o OPEX, é preciso somar as despesas operacionais dos últimos 12 meses, ou outro período de tempo contábil.  Depois reunir informações como:

Logo, no cálculo do OPEX, a empresa precisa coletar dados sobre a gestão dos custos com a manutenção. O processo de manutenção pode ser visto com despesas, mas faz parte qualidade das finanças da companhia.

A partir desse orçamento, os valores que serão pagos de acordo com apurado no Patrimônio são determinados.

Um exemplo de como analisar o OPEX seria o seguinte:

Uma empresa fez o orçamento de despesas para o valor de R$ 100.000,00, porém o pagamento será de R$ 50.000,00 seguindo o fluxo de caixa. A diferença será de 50.000,00 e posteriormente será listado no balanço patrimonial no campo “contas a pagar”.

Outro ponto para análise do OPEX é estabelecer um valor estimativo, para que a empresa possa transferir no orçamento de custos empresarial a quantidade determinada no orçamento OPEX.

As diferenças entre CAPEX e OPEX

O OPEX é diferente do CAPEX, que são as despesas com capitais, parte na qual a empresa investirá em bens ou melhorias. Este investimento é realizado para manter o foco na produção ou serviços prestados. Ou seja, é um investimento para aumentar a produção ou rentabilidade, o que difere do OPEX, que somente garantem o funcionamento das operações.

Logo, pode-se dizer que o OPEX são despesas de manutenção realizadas e estão dentro do cálculo do gerenciamento da empresa. Já o CAPEX é o capital gasto para que empresa invista na sua performance. Ou seja, gere mais lucro. Por isso os gastos que incluem CAPEX são gastos com a melhora da produtividade.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!