open banking
Por: Tiago Reis

Open Banking: o que é e como funciona esse sistema inovador?

O sistema bancário vem passando por grandes transformações digitais nos últimos tempos. Uma prova disso pode ser vista através plataforma financeira conhecida como open banking.

O open banking é um modelo de negócio digital que tem tudo para ser uma grande revolução do mercado financeiro. Isso porque ele concentra serviços de vários agentes do setor financeiro em um único espaço virtual.

O que é o Open Banking?

Open banking é um modelo de negócio que tem o propósito de promover o compartilhamento das informações financeiras dos usuários. Logo, essas informações são utilizadas por instituições bancárias, fintechs e outras companhias do setor financeiro como se fosse um banco aberto.

Contudo, é importante ressaltar que cabe ao cliente permitir ou não o acesso a suas informações financeiras.

Isso posto, a ideia central do open banking é que os dados bancários são de propriedade do cliente e não do banco.

Objetivos do Open Banking

Esse novo sistema de plataforma aberta tem o propósito de trazer grandes transformações, entre elas podemos citar:

  • Estimular a oferta de novos e melhores serviços para os consumidores;
  • Aumentar a concorrência entre os agentes do mercado financeiro;
  • Reduzir custos de transações bancárias ao cliente final;
  • Acelerar a captação de clientes para canais digitais de atendimento;
  • Melhorar o relacionamento com os clientes;
  • Reduzir o monopólio do sistema bancário.

Além disso, esse sistema vai simplificar a vida dos usuários ao agrupar em uma única plataforma diversos serviços. Entre eles, será possível efetuar o pagamento de contas, aquisição de seguros, adiantamento de parcelas de várias instituições integradas.

Sendo assim, o open banking vai girar ao redor das necessidades do cliente e permitirá ao mesmo um melhor gerenciamento de suas finanças pessoais.

Qual a diferença entre Open Banking e banco digital?

open bankingQuando uma instituição financeira oferece seus serviços exclusivamente pela internet, temos o conceito de banco digital.

Por outro lado, o open banking é um sistema interligado entre várias instituições e usuário. Ou seja, trata-se de uma rede conecta os agentes financeiros ao usuário.

Logo,é possível entender o open banking como um passo a frente na evolução tecnológica do sistema financeiro.

Regulamentação do Open Banking

A regulamentação é necessária para dar credibilidade às transações e garantir a segurança das informações dos clientes. Além disso, através da regulamentação o sistema poderá ser padronizado garantindo a eficiência desse modelo de negócio.

No Brasil, o open banking ainda se encontra em processo de regulamentação pelo Banco Central. A perspectiva é de que esse sistema seja implementado em 2020

Contudo, em outros países isso já é uma realidade, como nos EUA, México e alguns países da Europa.

O Open Banking é seguro?

Quando se fala em sistemas de tecnologia, as primeiras preocupações que vem à cabeça são com relação a segurança e fraudes. Então, apesar de ser uma plataforma aberta de acesso de dados contará com um controle rígido de segurança, a luz do que é oferecido pelo sistema bancário atual.

O open banking opera através de uma Interface de Programação de Aplicação (API). Logo, esses os dados não são visíveis a qualquer um. Além disso, eles não podem ser compartilhados de forma indiscriminada.

O open banking é um conceito relativamente novo. Você quer se manter atualizado sobre esse e outros conceitos econômicos? Então se inscreva em nosso canal do whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do mercado financeiros.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

329 artigos
Ações

FIIs

50 artigos
FIIs

Clube Exclusivo Suno

Small Caps

Pequenas em capitlização, gigantes em potencial.

Conheça o Clube Suno Small Caps e receba recomendações das melhores Small Caps para você investir na Bolsa de Valores.