oligopólio

Você sabe o que é um oligopólio?

Oligopólio é uma formas de mercado que se caracteriza por ter poucas empresas competindo por um mercado com ampla demanda.

O mercado no qual uma empresa atua é crucial para o sucesso de uma empresa.

Por isto, se faz necessário ao investidor conhecer as características dos oligopólios, assim como as principais consequências desta forma de mercado.

Este conhecimento pode ser muito importante para o sucesso nos investimentos.

Investir em empresas que atuam em setores com baixa competição pode ser uma boa forma de obter sucesso investindo em ações.

Características do Oligopólio

características de um oligopólioO oligopólio se dá quando um número pequeno de empresas detêm parcela significativa de algum mercado.

A origem da palavra vem do grego, onde “oligo” significa poucos, e “pólio” representa venda ou comércio.

Ele pode ser considerado como um meio termo entre um mercado competitivo e um monopólio.

Em um mercado competitivo, há várias empresas disputando espaço pela preferência do consumidor. Esta disputa faz com que os preços dos produtos se reduzam, favorecendo o consumidor final.

Já em um monopólio, apenas uma empresa domina todo o mercado. Assim, o preço dos produtos tendem a serem maiores que em um mercado competitivo.

Enquanto no oligopólio, poucas empresas disputam espaço pela preferência do consumidor. De tal forma que, os preços serão maiores que em um mercado competitivo e menores do que em um monopólio.

Também é característica desta forma de mercado, a grande economia de escala. Isto é, conforme a empresa eleva sua participação no mercado, ela consegue grandes economias através da diluição de custos fixos.

Isto faz com que seja comum existirem poucas, e grandes empresas no setor. Isto também dificulta que novos players entrem no mercado, pois a empresa teria que crescer bastante para diluir seus custos e tornar-se lucrativa.

Consequências do oligopólio

consequências de um oligopólioFica claro que a dinâmica dos oligopólios não favorece o consumidor final. Pois, com menos empresas disputando espaço no mercado, o preço tende a ser maior.

Mas quais seriam as consequências desta forma de mercado para as empresas?

Como a concorrência é reduzida, é normal que as empresas tendam a ser bastante lucrativas.

Além disso, estes mercados tendem a apresentar elevadas margens de lucratividade.

Ainda, é comum que as empresas pratiquem preços similares aos de concorrência ao vender o seu produto.

Sendo assim, o critério do consumidor ao optar por determinado produto pode-se basear mais em critérios como:

  • Imagem da empresa
  • Marca
  • Percepção do consumidor
  • Relação pós venda

Exemplos de oligopólio

bancos brasileiros oligopólio

Grandes Bancos Brasileiros – Exemplo de oligopólio

 

Um exemplo de setor, no Brasil, que pode ser considerado como um setor com concorrência abaixo da média é o setor bancário.

Isto, inclusive, corrobora para a situação de altas taxas de juros repassadas ao consumidor final no país.

Como consequência, os bancos tem mantido altos índices de rentabilidade, figurando, inclusive, entre as maiores do mundo.

Com isso, o setor bancário no Brasil foi, historicamente, um ótimo investimento. Como pode ser atestado pela valorização das ações do banco Itaú.

valorizacão Itub4 oligopólio

Fonte: Fundamentus

Um outro exemplo desta forma de mercado presente no Brasil é o setor de telefonia móvel. No qual há poucas empresas disputando espaço por um demanda ampla e cativa.

Atualmente, quase toda a população brasileira demanda o serviço de telefonia, enquanto que poucos empresas fornecem este serviço.

Isto é comum pelo alto investimento que este setor demanda, com a instalação de torres, por exemplo. Sendo assim, é necessária uma companhia bastante robusta para atuar no setor.

Como vimos, o oligopólio se caracteriza pela economia de escala, o que dificulta a entrada de novos players no mercado.

Ter poucas empresas neste setor não é exclusividade do Brasil, ocorrendo também em outros países, como por exemplo, os EUA.

Conclusão sobre oligopólio

conclusão sobre oligopólios

Fica claro que oligopólios são uma forma de mercado bastante peculiar e com características que a distingue das demais formas.

É, portanto, crucial para o investidor não só saber identificar esta forma de mercado, como também conhecer suas consequências.

Embora esta forma de mercado não tenda a favorecer o consumidor final, as empresas do setor costumam apresentar altas taxas de rentabilidade, e assim, podem ser bons investimentos.

Prova disso são as grandes empresas do setor bancário brasileiro.

Portanto, saber reconhecer um oligopólio é fundamental para o investidor.

 

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.