Acesso Rápido

    Oferta e demanda: entenda como funciona essa lei da economia

    Oferta e demanda: entenda como funciona essa lei da economia

    A oferta e demanda são as duas das principais forças que comandam o funcionamento dos mercados.

    Sempre em constante interação. oferta e demanda é o alvo principal do estudo da microeconomia, sendo essa lei considerada fundamental para o funcionamento sustentável de um mercado que está em pleno funcionamento.

    O que é oferta e demanda?

    Oferta e demanda são as forças de mercado que garantem as determinações de preços e a quantidade de bens ofertados aos consumidores.

    A seguir, temos a definição básica desses dois princípios da mais elevada importância dentro do estudo da economia:

    • Oferta: é a lei do suprimento, no qual diz que permanecendo todas as outras coisas iguais, quando o preço de um bem aumenta, a tendência é de que a quantidade desse bem no mercado aumente. Sendo o contrário também verdadeiro.
    • Demanda: a lei da demanda afirma que, permanecendo todas as outras variáveis iguais, à medida que o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada por esse bem tende a diminuir. O contrário também é verdadeiro.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Aprofundando os conhecimentos sobre a oferta e demanda

    De maneira geral, dentro do funcionamento normal do mercado, a quantidade de produtos oferecidos é terminada pelos produtores, ou empreendedores.

    A correta leitura dos dados do mercado quanto aos preços e viabilidade da venda é unicamente de responsabilidade desses agentes.

    Já na outra ponta, aqueles que estabelecem a demanda são os consumidores. Esses estão sempre à procura por um produto que possua o menor preço e a melhor qualidade possível.

    Por exemplo, digamos que os consumidores passem a desejar um tipo específico de café que possua um sabor diferenciado dos demais.

    Essa maior preferencia tenderá a aumentar a demanda por esse produto, o que provavelmente fará com que os preços de mercado desse tipo específico de café subam.

    De maneira geral, preços maiores de vendas se tornam um “chamariz” para empreendedores atentos e maiores margens de lucro, o que faz com que a oferta desse grão aumente com o tempo, fazendo também com que os preços de mercado caiam.

    O equilíbrio entre a oferta e a demanda     

    Em economia, o equilíbrio de mercado somente é atingido quando a quantidade que é demandada é igual à quantidade ofertada.

    Nesse mercado perfeito, não há nenhuma mercadoria adicional sobrando ou faltando, o que naturalmente não ocorre no mundo real.

    Podemos dizer que esse tipo de situação não se sustenta num patamar de equilíbrio no longo prazo. Isso acontece porque as empresas normalmente não possuem todas as informações precisas sobre as atuais condições de mercado.

    Além disso, as preferências dos consumidores tendem a ser bastante voláteis com o tempo.  Fato que acrescenta nessa equação uma grande parcela de incerteza.

    No entanto, no longo prazo, espera-se que o mercado como um todo venha sempre a se reajustar. Entretanto, durante esse percurso, muitas empresas não irão vingar e muitos consumidores irão mudar as suas preferências de compra periodicamente.

    É muito importante também que ressaltemos que os preços de mercado são informações valiosíssimas para a alocação de capital por parte dos empreendedores e consumidores.

    Normalmente o preço informa aos produtores quais são os desejos dos consumidores e qual deverá ser então a melhor opção de fabricação de um produto ou prestação de um serviço.

    Portanto, podemos concluir que o respeito à lei da oferta e demanda é de extrema importância para um funcionamento saudável de uma economia, e o excesso de intervenções econômicas na maioria das vezes mais prejudica do que ajuda nessa dinâmica no longo prazo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    4 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Heitor Jhovan 6 de março de 2020

      Gostei da breve explicaçao senhor thiago, certamente se pode extrair varias coisas e pontos a se pesquisar alem, como por exemplo a influencia da oferta em meio a diversas empresas que vendem o mesmo produdo, mas cabe ao consumidor escolher qual comprar, no entanto a oferta ja se trata tambem de um bom vendedor, e que isso pode ocasionar em uma preferencia maior pelo seu produto e obvio gera mais lucros.

      Responder
    • Roberto 18 de abril de 2020

      Muito bom. Parabéns

      Responder
    • Daniel 2 de maio de 2020

      Muito bem explicado, coisas as quais ainda não conseguia expressar em algumas palavras, para um bom entendimento. Parabéns pelo Trabalho

      Responder
      • Suno Research 3 de maio de 2020

        Obrigado pelo feedback, Daniel!
        Ficamos felizes que tenha gostado!

        Responder