Por: Tiago Reis

O Discípulo de Benjamin Graham

Benjamin Graham, o pai do investimento em valor (do inglês, Value Investing), contribuiu para a formação de diversos analistas de ativos financeiros, entre eles, Warren Buffett, Walter Schloss, Charles Brandes e muitos outros.

Seguindo uma filosofia de investimento voltada para a análise fundamentalista das empresas, os seguidores de Graham obtiveram grande sucesso em seus objetivos financeiros, com retornos que superam em muito a média do mercado.

Um investidor em particular acompanhou a trajetória de Graham desde o princípio, participando de suas primeiras aulas e auxiliando no desenvolvimento de seus livros e cursos por décadas. Seu nome é Irving Kanh.

Nascido em 1905 em Nova Iorque, Kahn cresceu em uma classe social trabalhadora cujos pais emigraram da Polônia e da Rússia. Depois de estudar na DeWitt Clinton High School, Kahn foi para o City College of New York estudar artes. Após dois anos de estudo, determinado a ajudar sua família, Irving Kahn largou o curso e foi para Wall Street.

Aprenda a Investir em Dividendos

Em 1928, conseguiu seu primeiro emprego em uma empresa de Wall Street chamada Hammerschlag, Borg & Co., o que talvez tenha sido o passo mais importante na carreira do investidor. Trabalhando na companhia, Kahn recebeu a recomendação de buscar por Benjamin Graham para que sua capacidade analítica fosse aprimorada.

Ao contatar o professor, Irving Kahn descobre que Benjamin Graham iniciaria um curso de Security Analysis (análise de ativos financeiros) na Universidade de Columbia. Sem hesitar, o jovem analista se matricula no curso.

Por se destacar nas aulas, em 1931, Benjamin Graham convida Irving Kahn para se tornar seu assistente no curso em que lecionava. Kahn se recorda: “eu tive a honra de trabalhar para Ben até 1956, quando ele se aposentou. Eu não apenas compreendi a real essência da análise de ativos financeiros servindo de assistente de Ben, mas também fui capaz de ganhar um dinheiro extra.”

Nos 25 anos seguintes , o investidor foi privilegiado em compartilhar as descobertas, não apenas com Graham, mas também com futuras lendas do investimento, incluindo William Ruane, Walter Schloss, Warren Buffett e Charles Brandes.

Como a análise de ativos financeiros ainda era um tema incipiente, era difícil encontrar companhias cujos relatórios eram bem redigidos e em que os dados não eram mascarados. Com a falta de informação disponível, os primeiros analistas, entre eles Benjamin Graham e Irving Kahn, decidem fundar a New York Society of Security Analysts (NYSSA), em 1937.

A instituição, que começou com poucos analistas, hoje é a maior sociedade do Instituto CFA, com mais de 10.000 membros.

Os estudos com Graham permitiram a Kahn um desenvolvimento significativo de sua capacidade analítica, o que lhe garantiu uma carreira promissora em paralelo à Universidade de Columbia.

Contabilidade para Investidores

Em 1940, Irving se juntou à Wertheim & Co. e, posteriormente, após a aposentadoria de Graham em 1956, Kahn foi trabalhar na Abraham & Company, na década de 1960.

Permaneceu trabalhando na companhia até 1978, quando ele e seus dois filhos, Alan e Thomas, decidiram formar a Kahn Brothers & Co, uma gestora de investimentos que obteve resultados extraordinários.

Até seu falecimento em 2015, aos 109 anos, o investidor manteve seu estilo de vida e seu trabalho como gestor de recursos, se tornando o investidor ativo com a maior idade registrada. Aparentemente, a longa expectativa de vida vem de família.

Sua irmã mais velha, Helen, faleceu aos 109 anos, enquanto seu irmão mais novo, Peter, faleceu com 103 anos. A irmã que faleceu mais jovem foi Lee Reichart, aos 101 anos de idade, em 2005.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

197 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar e entender se uma ação é realmente boa!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!