Um bom Networking contribui bastante para o sucesso nos investimentos
Por: Tiago Reis

Networking: Qual a importância desse fator no âmbito dos investimentos?

Para quem investe, principalmente na renda variável, se importar em estabelecer um bom networking é fundamental para que se consiga resultados satisfatórios no longo prazo.

Mesmo assim, poucos investidores sem importam com esse fator, muito por conta de, na grande maioria das vezes, essas pessoas sequer terem conhecimento sobre o que é networking e quais as suas reais representatividades no universo dos investimentos.

Definição

O networking é um processo que promove o intercâmbio de informações e ideias entre indivíduos ou grupos que compartilham um interesse comum, para fins sociais ou comerciais e, no nosso caso, em específico, os investimentos.

Normalmente, os profissionais estabelecem esse tipo de relação através de uma série de laços e contatos interpessoais que podem ser formados através de uma graduação acadêmica, uma relação de trabalho ou até mesmo relações sociáveis de amizade.

Importância do Networking

Normalmente, o networking ajuda as pessoas a desenvolverem relacionamentos profissionais sólidos e que possam aumentar as perspectivas futuras de bons negócios no decorrer do tempo.

Estratégias para expandir o networking incluem desenvolvimento de relacionamentos com pessoas e empresas, bem como troca de informações de contato e de boas oportunidades observadas no mercado.

Vale destacar que é comum que essas conexões usualmente mantenham um contato regular entre si para criar relacionamento e ganhar confiança.

Neste sentido, é interessante mencionar, também, que muitos investidores acham mais conveniente, ao invés de ter muitos contatos, possuírem apenas um pequeno e seleto grupo de troca de experiências por acharem que, assim, é possível se estabelecer maiores benefícios entre si, embora muitas vezes isso demore mais a se concretizar.

Ainda, um networking bem-sucedido envolve o acompanhamento regular de contatos para fornecer e receber informações valiosas que não estão disponíveis fora desse círculo de informações.

Por fim, eventos como conferências e seminários de investimentos são circunstâncias bastante propícias para o estabelecimento de sólidas relações desta natureza.

Considerações

Nos dias de hoje, esse tipo de relação interpessoal aumentou bastante e se tornou muito mais prático de ser estabelecido na medida em que as redes sociais foram surgindo e se desenvolvendo.

Atualmente, as plataformas de rede, como o LinkedIn, por exemplo, fornecem um ambiente on-line para os profissionais de negócios e investidores se envolverem com outros profissionais, juntar-se a grupos, compartilharem blogs e conteúdos relevantes, e criar perfis online com o objetivo de se conectar com outras pessoas que tenham os mesmos interesses.

Essa rede social permite ainda que os seus usuários busquem empresas, pessoas e empregos.

Dessa maneira, a partir dessa plataforma, é possível que os investidores compartilhem seus conhecimentos e se conectem com pessoas com ideias semelhantes.

Conclusão

Diante do que foi abordado, fica claro perceber que, para investidores que investem tempo e energia no estabelecimento desse tipo de rede de contatos, consequências bastante positivas podem resultar dessa decisão.

Compartilhamento de boas alternativas de investimento pouco exploradas pelo mercado é um exemplo claro e bastante comum que ocorre com certa frequência para quem se preocupa em estabelecer esse tipo de conexão.

Portanto, decidir por aplicar certa atenção ao estabelecimento de um bom networking pode significar, no decorrer do tempo, resultados bastante interessantes para investidores que possuem o seu horizonte de aplicação voltado para o longo prazo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!