Aproveite a Black Week da Suno para renovar sua assinatura

Meu sonho se resume a um número: 5 milhões

Este é o número de investidores que eu gostaria que a bolsa tivesse. Atualmente temos cerca de 750 mil investidores. Ou seja, temos uma longa jornada pela frente.

Se a bolsa atingir 5 milhões, ainda seria um percentual pequeno da população investindo na bolsa. Seria o equivalente a 2,5% da população.

Nos Estados Unidos, este número chega a quase 50%. Na China e na Rússia, países de renda semelhante a brasileira, o numero de investidores chega a 3%.

A própria B3 já teve um sonho de alcançarmos 5 milhões de investidores. E desistiu. A B3 tem alguns desafios para realizar o objetivo de 5 milhões de investidores. Para chegar neste número irá ter que investir na educação dos investidores.

E ao investir em educação, bateria de frente com o interesse de importantes clientes dela.

Por isso, ela desistiu.

Ou você acha que quem vende titulo de capitalização quer que as pessoas saibam o que é investir na bolsa?

Mas eu não vou desistir.

Eu sei que meu sonho antagoniza com a lucratividade destas instituições financeiras. Mais investidores na bolsa é menos gente comprando títulos de capitalização, por exemplo.

No meu Instagram, eu recebo mensagens todos os dias de investidores que após ter contato com a filosofia de investimento de longo prazo, tem se tornado finalmente investidor na bolsa. Estamos na direção certa.

E por que eu tenho esse sonho de 5 milhões de investidores?

Mais investidores na bolsa, significa pessoas mais investimento na economia, mais empregos, mais impostos, mais renda e mais oportunidades a todos.

Hoje a humanidade tem uma dependência de inovação da economia americana. Você provavelmente está lendo esta mensagem através de um celular que roda um sistema operacional criado por uma empresa americana, apenas como exemplo.

Imagina se todos os países tivessem um mercado de capitais forte como o americano. Teríamos uma sociedade com 10 vezes mais inovação, pelo menos. Quem sabe já teríamos encontrado a cura para o câncer?

Além disso, o mercado de capitais é um importante mecanismo de pacificação. Quando uma empresa cresce, geralmente financiada pelo mercado de capitais, uma mágica acontece: as relações comerciais se intensificam e os conflitos começam a ter de ser resolvidos por outras formas que não a guerra.

Fato é que nunca houve guerra entre dois países que tem unidades WalMart ou Starbucks.

O que acontece se o presidente dos Estados Unidos resolver bombardear a China (por exemplo)?

Todos os presidentes de empresa do S&P 500 (como o WalMart e Starbucks) vão ligar para seus contatos em Washington e vão contar a seguinte narrativa: “temos operação na China, que representa 20% do nosso lucro, e meus acionistas não vão ficar felizes em perdermos estes lucros. Alias, meus acionistas são seus eleitores também.”

E no final, sempre é buscada a saída diplomática para conflitos entre países com fortes relações comerciais.

Por isso, o mercado de capitais é um importante mecanismo de pacificação mundial.

E vou ser um combatente para que tenhamos mais investidores na bolsa. Estamos na direção certa, mais investidores estão entrando todos os dias na B3. Agora precisamos acelerar.

Não esqueça de participar da Black Week da Suno, e renovar sua assinatura com desconto.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.