Mercantilismo: o que era e como funcionava esse sistema econômico?

A política econômica mundial vem evoluindo ao longo dos tempos. Assim, um dos sistemas econômicos que caracterizou a Revolução comercial e formou as bases do capitalismo moderno foi o mercantilismo.

O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que vigorou entre o século XVI -XVIII, tendo profundos impactos no mundo todo. Além disso, esse sistema utilizada de diversas medidas como protecionismo alfandegário a fim de proteger a economia da época.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

O que é Mercantilismo?

O Mercantilismo foi um conjunto de medidas político-econômicas que predominou em alguns países europeus após o feudalismo, iniciando a Idade Moderna.

Logo, os mercantilistas defendiam a tese de que a riqueza de uma nação era medida pela quantidade de metal que acumulassem. Consequentemente, o poder do Estado crescia proporção em que tivesse entesourado metais

Assim sendo, através de um governo absolutista, várias medidas foram tomadas em prol da acumulação de ouro e prata. Tudo isso para tornar o país autossuficiente e fortalece-lo em tempos de guerra.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Quais são as características do Mercantilismo?

O mercantilismo não era um sistema bem definido e por isso tinha características peculiares conforme as necessidades do país. Porém, as características que predominavam nesse conjunto de práticas econômicas eram:

Dessa forma, os governos mercantilistas tinham por objetivo central proteger a economia nacional através de medidas como protecionismo alfandegário, expedições marítimas, metalismo, entre outras.

O metalismo, também chamado de bulionismo, acreditava que um país era rico na medida em que tivesse muito ouro e prata acumulados.

Já o protecionismo, acreditava que através de uma balança comercial positiva, ou seja, exportação superior à importação, era possível acumular mais metais. Isso era possível através de medidas como sobretaxar os produtos importados para beneficiar a produção nacional.

Na intervenção do Estado na economia predominava o poder absolutista em que um Estado centralizador e autoritário possibilitaria a expansão econômica. Portanto, o Estado financiava expedições marítimas, regulava impostos, concedia monopólios à burguesia, além de outras medidas.

Sendo assim, as expansões marítimas ocorriam em busca de mais metais preciosos, alguns países europeus resolveram expandir suas fronteiras para buscar novos mercados.

Por fim, para o domínio da atividade econômica, os monopólios eram estabelecidos entre a burguesia e o Estado. Além disso, foi muito utilizado nas relações comerciais entre a colônia e a metrópole.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

Como foi o Mercantilismo no Brasil?

A expansão marítima conduzida por países como Espanha e Portugal levou a descoberta de novas terras, entre elas o Brasil.

Em decorrência disso, Portugal estabeleceu com o Brasil um sistema de colonização chamado de pacto colonial. Nesse sistema a nossa colônia fornecia a metrópole metais preciosos e matéria-prima em troca de produtos manufaturados.

Ou seja, o Brasil foi sujeito passivo nas relações comerciais mercantilistas, visto que havia imposição de Portugal quanto à exclusividade na comercialização de produtos.

Dessa forma, a balança comercial era muito desfavorável para o território brasileiro, que acaba dando mais do que recebia em troca.

Portanto, a colônia brasileira era vista unicamente como uma fonte de enriquecimento de metrópole, sem nenhuma visão de longo prazo para o uso dessas terras.

EBOOK 10 LIVROS

Quais são as críticas ao Mercantilismo?

Um dos maiores críticos a esse sistema foi Adam Smith, considerado por muitos como o criador do liberalismo econômico.

Isso porque,  segundo ele, a riqueza de uma nação não deve ser proveniente do acumulo de metais e sim através do trabalho. Além disso, baseado em conceitos liberais, Smith acreditava que o Estado não deveria intervir na economia.

Portanto, as práticas mercantilistas eram totalmente contra as medidas liberais, que acreditavam que a mão invisível do mercado era capaz de regular a economia.

Dessa forma, a economia deveria ser regida por leis naturais de oferta e demanda. Essa teoria também foi defendida pelos fisiocratas, que, além disso, criticavam o mercantilismo ao afirmar que a riqueza de um país provem da agricultura.

Entretanto, vale notar que o mercantilismo como sistema econômico não existe mais faz alguns séculos. Contudo, sua influência econômica pode ser percebida ainda nos dias atuais, onde nações modernas continuam atuando para alcançar uma maior influência global.

Ainda possui dúvidas sobre mercantilismo? Comente abaixo!

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    22 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • sjh 16 de julho de 2020
    • Mariany Flauzino Marques 27 de novembro de 2020
      Em que ano período aconteceu a prática do mercantilismoResponder
      • Suno Research 30 de novembro de 2020
        Olá, Mariany! Tudo bem? Não existe uma data certa. O mercantilismo foi uma prática econômica desenvolvida entre o século XV e o final do século XVIII. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
      • Marcelo Barbosa 16 de fevereiro de 2024
        Olá Mariany! Como vai? A prática do mercantilismo surgiu no período que conhecemos como Idade Moderna que sucedeu a Idade Media e antecedeu a Idade Conteporânea.Responder
    • Lívia 23 de fevereiro de 2021
      O que a filosofia econômica do mercantilismo pregava ?Responder
      • Suno Research 24 de fevereiro de 2021
        Olá, Lívia! Tudo bem? Como filosofia econômica, o mercantilismo pregava princípios como protecionismo, intervenção estatal na economia, monopólio e expansão marítima. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
      • Marcelo Barbosa 16 de fevereiro de 2024
        Olá Lívia! Como vai? Dando minha humilde opnião pessoal sobre o tema, e de forma resumida à filosofia, na sua forma prática, se resumia em acumular riquezas de forma mais barata para lucrar de forma mais cara, isto é, conseguir barato e vender caro.Responder
    • Julia M 17 de março de 2021
      Como era a exportação no período mercantilista? Se possível me conte com bastante detalhes... tenho um trabalho sobre =)Responder
      • Suno Research 18 de março de 2021
        Olá, Julia! Tudo bem? As exportações aconteciam de acordo com o avanço da expansão marítima. As expansões marítimas ocorriam em busca de mais metais preciosos, alguns países europeus resolveram expandir suas fronteiras para buscar novos mercados. Além disso, também existiam as rotas comerciais terrestres na região europeia e norte da África. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
      • Marcelo Barbosa 16 de fevereiro de 2024
        Olá Julia! Como vai? Vale ressaltar que com o advento do crescimento acelerado da burquesia do sistema feudal causando a diminuição da exploração agricola e advindo outros fatores como a disputa por terras entre os paises do continete europeu acabou por forçar paises mais extremos a medidas de exploração por novas terras e novas fontes de riquezas para nao sucumbirem aos paises mais fortes.Responder
    • William Tannuri 19 de março de 2021
      As leis mercantilistas começaram a ser aplicadas no final do século XIV e se estendem até os dias atuais com algumas de suas leis como a Balança Comercial Favorável (não citada por vocês) que é uma lei capitalista na sua essência. Ideologicamente, ou como queiram filosoficamente, o mercantilismo pretendia que o Estado controlasse a economia pelo protecionismo alfandegário (até hoje existe) e o monopólio comercial (pacto colonial) e produtivo, basicamente aplicadas nas colônias recém descobertas. Os reis Absolutistas financiaram as Grandes Navegações e tinham que "proteger" suas colônias impondo essas leis mercantilistas (capitalistas).Responder
    • William Tannuri 19 de março de 2021
      A última lei mercantilista o Metalismo ou Bulionismo foi criada por influência do Papa dom Sebastião III, que era espanhol, (país mais rico naquela época), período em que eles acumularam muitos metais preciosos em suas colônias na América. Pararam de produzir e criaram a regra de que deveria se medir a riqueza de um país pela quantidade de metais preciosos acumulados.Responder
    • Giovanna 21 de março de 2021
      No período mercantilista porque era fundamental a intervenção do Estado na economia?Responder
      • Marcelo Barbosa 16 de fevereiro de 2024
        Olá Giovanna! Como vai? As ideias mercantilistas foram aplicadas pelos Estados nacionais com o objetivo de desenvolver suas economias. Os monarcas absolutistas se aliaram com a burguesia em busca de metais preciosos e lucros. As nações europeias interviam na economia por meio da cobrança de impostos e unificação das moedas. Uma forma de politicamente correto explorar do povo a nova modalidade que dava ao mais pobre a oportunidade de enfim obter algum bem, o que no sistema anterior era quase impossivel.Responder
    • Kakashi san 30 de abril de 2021
      como seria orientado o mercado na teoria de Adam Smith ?Responder
    • Kely Cristina 18 de junho de 2021
      Quais eram os exemplos do protecionismo e mercantilista.?!Responder
    • manuela gomes 20 de agosto de 2021
      Que característica do mercantilismo poderia ajudar o brasil hoje comoResponder
      • Marcelo Barbosa 16 de fevereiro de 2024
        Olá Manuela! Como vai? Uma caracteristica do mercantilismo que poderia beneficiar não apenas o Brasil mas como qualquer país é a exportação de bens materiais de consumos gerais na obtenção de dinheiro, o que é referenciado como a nova forma de metalismo de nossa época. A exportação de mão de obra para outros paises também pode ser vista como um bem ao nosso país. Com isso penso ser uma ideia de como o mercantilismo poderia ajudar o país além de outras medidas.Responder
    • Débora 17 de janeiro de 2022
      Quais são as relações do trabalho com o Mercantilismo?? (idade moderna)Responder
      • Marcelo Barbosa 16 de fevereiro de 2024
        Olá Débora! Como vai? Em se tratando especificamente da Idade Moderna, o trabalho em si, foi voltado para a exploração maritima em busca de novas terras a procura de novos meios de obter riquezas.Responder
    • Marcelo Barbosa 16 de fevereiro de 2024
      Excelente resumo sobre o assunto.Responder
    • Jéssica 19 de março de 2024
      Olá, queria muito saber se a crítica era apenas essa? Não haviam mais ?Responder