O conceito do mercado de capitais é muito importante na economia do país
Por: Tiago Reis

Mercado de capitais – conceito: um mecanismo que desenvolve um país

Conjuntura de extrema importância no dia a dia dos países desenvolvidos, o mercado de capitais conceito pode ser considerado como um dos mais importantes meios de criação de riquezas de uma sociedade.

Na prática, o mercado de capitais e seu conceito pode ser definido como um mecanismo de distribuição de valores mobiliários (como ações, por exemplo), que tem como objetivo a negociação dos títulos emitidos pelas empresas das quais estão pretendendo viabilizar um processo de capitalização.

Todo país necessita de investimentos de risco para poder se desenvolver e, desse modo, o mecanismo proporcionado pelo mercado de capitais é fundamental para viabilizar o direcionamento dos recursos oriundos da poupança diretamente para o comercio, indústria e empresas no geral.

Estrutura de mercado de capitais – conceito

O mercado de capitais é composto por bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas pelos órgãos reguladores do setor.

Essas instituições negociam os principais títulos mobiliários do mercado de capitais, são eles:

Ações – Títulos emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. O investidor em ações pode ser considerado um coproprietário de uma empresa da qual é acionista, e possui alguns direitos, tais como o recebimento de dividendos oriundos da geração de caixa da companhia.

Debêntures – São títulos emitidos também por companhias. Os recursos capitados através do lançamento de debêntures são geralmente destinados para o capital fixo de empresas e os detentores desses títulos são remunerados através de juros, participações nos lucros, etc.

Commercial Papers – Nada mais são do que notas promissórias de curto prazo, utilizado pelas empresas para financiar o seu capital de giro.

Outros tipos de operações podem ser possíveis através do mercado de capitais, como os direitos de subscrição e derivativos.

No Brasil, o mercado de capitais ainda é muito pouco desenvolvido, sobretudo quando comparado aos países desenvolvidos e até com os seus pares emergentes.

No entanto, essa baixa penetração contrasta com a fácil acessibilidade que os investidores têm para iniciar suas operações nesse mercado.

Classificações do Mercado

O mercado de capitais é classificado em dois grupos principais:

  • Mercado primário
  • Mercado secundário

No mercado primário é onde uma empresa consegue captar recursos objetivando financiar as suas atividades. Por exemplo, a Petrobras necessitando de recursos para fazer frente as suas dívidas precisou realizar o IPO da BR Distribuidora, lançando suas ações no mercado primário por meio de uma oferta publica inicial.

É comum em mercados otimistas o constante lançamento de IPOs por parte das empresas, pois as mesmas estão objetivando obter altos lucros com o investimento dos recursos capitados por dessa oferta inicial.

Já o mercado secundário é bem diferente, já que os títulos mobiliários emitidos no mercado primário agora são negociados de um proprietário para o outro. Dessa forma, a função do mercado secundário é dar liquidez aos ativos financeiros.

É nesse tipo de mercado que acontecem a compra e venda de ações por meio de Home Broker.

Normalmente, um investidor vende a sua ação para outro investidor, a fim de reaver o capital. Dessa forma, o capital não mais vai ser direcionado para a empresa que emitiu o título como no caso do mercado primário.

Lembramos que o nosso exemplo foi restrito para o mercado de ações, porém é preciso lembrar que o mercado secundário torna possível a negociação de outros títulos de renda variável e também de renda fixa, das quais citamos anteriormente.

Conclusão

O mercado de capitais é altamente acessível e democrático para aqueles investidores que se interessam em aplicar os seus recursos nele. Existem vários cursos gratuitos e bastante efetivos, dos quais permitem agilizar o aprendizado do investidor iniciante nesse mercado.

O importante é dar o primeiro passo, e ir experimentando a dinâmica e o conceito do mercado de capitais e, neste sentido, na nossa página é possível ter acesso a muito conteúdo de qualidade, sempre com responsabilidade e atenção aos nossos clientes e seguidores.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

193 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!