maximização do lucro

O conceito de maximização do lucro é muito discutido tanto no mundo acadêmico quanto dentro das próprias empresas.

A maximização do lucro é uma tarefa importantíssima para as companhias, pois em ultima instância, esse é o objetivo final de qualquer negócio.

A maximização do lucro é um processo de curto ou longo prazo pelo qual uma empresa pode determinar os níveis de preço, entrada e saída que levam a um maior lucro possível.

Antes de tudo, devemos ter em mente que o lucro líquido nada mais é do que a receita menos os custos.

Desse modo, se fizéssemos um gráfico com cada uma das variáveis de custos de uma empresa, por exemplo, poderíamos obter um resultado onde maximizasse o lucro final de uma companhia a partir desse componente.

 Entendendo o conceito básico de maximização do lucro

maximização de lucro

Entendendo o conceito básico de maximização do lucro

Qualquer que sejam os custos incorridos por uma empresa eles devem ser classificados em dois grupos: custos fixos e custos variáveis.

Os custos fixos incorrem sempre em um negócio independente do nível de produção. Exemplos desses são: custos com aluguel, salários, manutenção de equipamentos.

Já os custos variáveis são aqueles que mudam em função do nível de produção. São eles: compra de matérias primas, comissões, energia elétrica, entre outros.

Já a receita é a quantia de dinheiro que uma empresa recebe a partir das suas atividades comerciais normais.

Portanto o custo marginal e a receita marginal são definidos como a mudança no custo ou na receita, à medida que cada unidade adicional é produzida.

Portanto, uma empresa maximiza o seu lucro operando onde a receita marginal é igual ao seu custo marginal.

Um exemplo claro nesse caso seria o que acontece nos vôos comerciais. Os custos marginais de voar mais um passageiro no vôo são insignificantes até que todos os assentos estejam cheios. Portanto a companhia maximiza o seu lucro, preenchendo todos os assentos.

Limitações da maximização do lucro

maximização de lucro

Limitações da maximização do lucro

No mundo real, não é tão fácil saber exatamente a receita marginal e o custo marginal dos últimos bens vendidos.

Por exemplo, é muito difícil para as empresas conhecer a elasticidade preço-demanda para um bem produzido, objetivando descobrir a receita marginal.

Além disso, existe a dúvida sobre como as empresas irão reagir, muitas delas podem buscar maximizar os seus lucros por meio da tentativa e erro.

Dessa forma, caso elas perceberem que aumentando o preço leva a uma queda menor da demanda, elas tenderão a aumentar o preço tanto quanto puderem.

Desse modo podemos concluir que é difícil isolar o efeito de alterar o preço sob a demanda. Pois a demanda pode mudar devido a uma série de outros fatores.

As empresas também podem ter outros objetivos. Por exemplo, aumentar o preço para maximizar os lucros no curto prazo poderia encorajar mais empresas a entrar no mercado. Portanto, muitas empresas podem decidir obter lucros abaixo do máximo possível na busca por uma maior participação de mercado.

Como último exemplo, temos o caso das companhias que possuem outros objetivos sociais, como por exemplo, administrar a empresa como uma cooperativa, objetivando assim, maximizar o bem-estar das partes interessadas.

Portanto, antes de querer aprender mais sobre o conceito de maximização de lucro é preciso entender que no mundo real esse conceito pode não ser aplicado da forma que se espera.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.