LIBOR
Por: Tiago Reis

LIBOR: entenda como é aplicada e calculada essa taxa de juros

A LIBOR é a sigla de London InterBank Offered Rate, ela serve de referencia para uma série de instituições financeira em todo o globo.

Podemos dizer que a LIBOR é uma taxa de referencia que representa a taxa de juros que os bancos oferecem para emprestar fundos aos outros no mercado interbancário internacional para empréstimos de curto prazo.

O calculo dessa taxa é feito através do valor médio da taxa de juros que é calculada a partir de estimativas apresentadas pelos principais bancos globais.

Desse modo, esse indicador serve como primeiro passo para calcular as taxas de juros em vários empréstimos espalhados pelo mundo.

No inicio dos anos oitenta do século passado surgiu junto com instituições financeiras de Londres a necessidade de criar um benchmark para as taxas sobre empréstimos.

Na realidade, esse benchmark era, entre outros, necessário para o calculo de preços para produtos financeiros, tais como opções, swaps e juros.

Desse modo, através da iniciativa da British Bankers Association foram iniciadas em 1984 as atividades que levaram a publicação das primeiras taxas de juros LIBOR, em 1986.

Como é calculada a LIBOR

LIBOR

Como é calculada a LIBOR

Atualmente, essa taxa é administrada pelo ICE Benchmark Administration (IBA) e é baseada em cinco moedas: dólar dos EUA (USD), euro (EUR), libra esterlina (GBP), iene (JPY) e franco suíço (CHF).

Desse modo, para calcular as taxas LIBOR, diariamente por volta das 11 horas GMT os bancos do painel comunicam, por um período de duração, à Thomson Reuters quais são as taxas que eles naquele momento esperam poder atrair um grande empréstimo no mercado monetário interbancário.

Além disso, é importante mencionar que essas taxas não se baseiam em transações concretas. A razão para isso é porque nem todos os bancos todos os dias e nem em todos os períodos de duração concedem empréstimos de monta.

Portanto, após uma recolha de todas as informações dos bancos formadores do painel, a Thomson Reuters desconta as 25% mais altas e mais baixas taxas. Desse modo, as restantes 50% de valor são calculadas uma média para se chegar à taxa oficial LIBOR (bbalibor).

Uso prático da LIBOR  

LIBOR

Uso prático da LIBOR

Mundialmente, essa taxa é usada em uma gama bastante ampla de produtos financeiros. Dentre eles podemos citar:

  • Produtos interbancários padrão como swaps de taxas de juros, futuros;
  • Produtos relacionados a empréstimos ao consumidor, como hipotecas individuais e empréstimos estudantis;
  • Produtos híbridos, como obrigações de dívida colateralizada (CDO), obrigações hipotecárias garantidas, além de uma ampla variedade de notas de exercício, notas exigíveis, etc;
  • Produtos comerciais como certificados de taxa flutuante de depósitos e notas, empréstimos sindicados e hipotecas de taxa variável.

Além disso, essa taxa de juros também é usada como padrão de expectativa de mercado para taxas de juros finalizadas pelos bancos centrais.

Outra aplicação é na sua responsabilidade pelos prêmios de liquidez para vários instrumentos que são negociados nos mercados monetários, além de servir como um indicador de saúde do sistema bancário de maneira geral.

Portanto, as aplicações das taxas LIBOR são as mais diversas possíveis, é por esse motivo que esse indicador é um dos mais acompanhados em todo o mercado financeiro mundial.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

Minicurso Gratuito

Invista
No Tesouro
Direto

Aprenda tudo o que você precisa sobre um dos investimentos mais populares e seguros do Brasil

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!