Lean Startup
Por: Tiago Reis

Lean startup: Como uma empresa pode fazer mais com menos

Atualmente, está na moda o uso do termo lean startup como referência a novas empresas de tecnologia. Este tipo de companhia atrai a atenção tanto quem quer começar a investir como de investidores experientes.

Porém, lean startup é um conceito abrangente, com características e princípios próprios, não se referindo apenas a um tipo de companhia.

O que é lean startup?

Lean startup é uma metodologia de empreendedorismo voltada à inovação. O seu foco está em enxergar oportunidades rentáveis cujo custo de produção não seja elevado.

O significado de lean startup é “startup enxuta”.  O termo foi criado por Eric Ries, no livro que leva o nome do método (The Lean Startup; A Startup Enxuta, em português), que fez bastante sucesso no Brasil e no mundo.

O conceito parte do princípio que para que uma ideia de negócio dê certo, é necessário que ter um produto minimamente viável e testá-lo em vez de desenvolver um plano de negócios. Esse processo pode ser compreendido como lean thinking ou lean manufacturing, dada a necessidade de otimização de recursos.

Conceito de Lean Startup

Em seu livro, Ries diz que “empreendedores estão em todo lugar”. A questão é entender os diferenciais daqueles que inovaram e tiveram sucesso.

Esta vertente não considera apenas os empreendedores que têm o sonho de abrir seu próprio negócio, mas ainda não o fizeram. Ela abrange também aqueles que já estão no mercado, até mesmo com negócios consolidados, mas que têm potencial para inovar – até mesmo com uma inovação disruptivas. Seja criando um novo produto, seja um setor dentro de companhias já existentes.

O autor aponta a importância de fazer uma boa gestão do novo negócio. Aqui, entra o uso de ferramentas como o Canvas, um diagrama para demonstrar o valor gerado pela empresa a si mesma e aos clientes. Sem uma boa gestão por trás, argumenta ele, nenhuma boa ideia consegue manter uma empresa viva.

Quer aprender a avaliar melhor uma empresa? Faça o curso online de valuation e precificação de ativos.

E-book Comece a Investir na Bolsa

No Brasil, o principal motivo para a falência de negócios com até cinco anos é justamente a sua má administração. É comum que o empreendedor foque tanto na ideia que deixe de lado aspectos administrativos fundamentais para qualquer empresa. Isso é algo que, dentro da lógica de lean startup, é um grande erro.

Por isso, o método indica o uso da contabilidade do negócio neste processo de inovação e gestão. Afinal, ali são encontradas informações sólidas acerca do empreendimento, não apenas métricas de vaidade, que não mostram o real desenvolvimento do negócio.

Ciclo do Lean Startup

O método traz em si a ideia da necessidade de implantação de um ciclo relacionado ao produto. Para o autor, estas são as etapas do Lean Startup:

  • Construir,
  • Medir;
  • Aprender.

Ao se ter uma ideia, a empresa constrói um protótipo ou modelo para testar seu funcionamento. Esta premissa é baseada no conceito criado por Steve Blank de customer development, que significa desenvolvimento junto ao cliente.

A ideia é que este processo seja mais rápido, em vez de levar anos para o desenvolvimento de um produto mais assertivo. O resultado é o chamado Mínimo Produto Viável (MPV). Trata-se do desenvolvimento ágil de algo que possa ser útil ao cliente, mesmo sem ser o produto final.

A partir desta construção, será a hora de colher dados, utilizando, inclusive, a contabilidade para as inovações. Aqui é que o produto será testado.

Contabilidade para Investidores

Após medir estes resultados, será o momento de analisá-los e aprender com o que constar ali. É a hora de corrigir o desenvolvimento do produto, para que ele seja eficaz.

Foi possível aprender mais sobre lean startup com esse artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!