Acesso Rápido

    ISUS11: entenda como funciona o ETF de Sustentabilidade da B3

    ISUS11: entenda como funciona o ETF de Sustentabilidade da B3

    O ISUS11 e os demais ETFs da bolsa são ótimas opções para o investidor que busca um grau de diversificação em suas aplicações.

    Contudo, cada ETF possui sua particularidade. No caso do ISUS11, a característica que o distingue dos demais ETFs está relacionada ao índice que é usado como benchmark.

    O que é o ISUS11?

    O ISUS11 é um ETF negociado na B3 que possui como referência o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Chamado oficialmente de It Now ISE Fundo de Índice, o ISUS é administrado pelo banco Itaú Unibanco.

    Basicamente, o fundo busca formar uma carteira de investimentos que replica a carteira teórica do ISE — um índice criado pela B3 para agregar as ações das empresas de capital aberto que se destacam por suas políticas de transparência, governança corporativa e sustentabilidade empresarial.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Desta forma, o resultado obtido através do investimento no ISUS11 costuma ser praticamente o mesmo da variação do valor do ISE em determinado período.  

    Logo, o ISUS11 é considerado uma forma de se investir, de forma indireta, em empresas que

    Como funciona o ISUS11?

    Como o ISUS11 tenta replicar o resultado da carteira teórica do índice de sustentabilidade empresarial, é possível esperar que a composição do ISUS11 busca uma formação quantitativamente semelhante ao ISE.

    Assim, quanto maior for a sustentabilidade empresarial de uma companhia listada na bolsa, maior será a participação das suas ações dentro da composição do índice.

    A sustentabilidade empresarial de uma empresa é determinada a partir da avaliação de alguns aspectos essenciais para um ambiente próspero para negócios, como:

    • Eficiência econômica;
    • Equilíbrio ambiental;
    • Governança corporativa.

    Por isso, entre as principais companhias que compõem o ISUS11, estão:

    Como investir no ISUS11?

    Para investir no ISUS11, basta utilizar uma instituição financeira, como uma corretora de valores, para intermediar a ordem de compra.

    O investimento é similar a compra direta de ações de uma determinada companhia, já que as cotas do fundo são negociadas em bolsa.

    O ISUS11 é gerido pelo Banco Itaú e cobra uma taxa de administração de 0,4% ao ano sobre o valor aplicado.

    Vantagens do ISUS11

    Existem algumas vantagens do ISUS11 que devem ser listadas para ajudar ao investidor a tomar a sua decisão de compra entre os diversos ativos.

    1. Diversificação

    Para iniciantes na bolsa, aplicar em ativos com alto grau de diversificação é uma ótima forma de minimizar os impactos da volatilidade da renda variável.

    Logo, por ser composto por diversas empresas de diferentes setores econômicos, é possível dizer que o ISUS11 é um investimento diversificado.

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    2. Praticidade no investimento

    Investimento diversificado de gestão passiva, onde o investidor não precisa analisar profundamente cada ativo adquirido.

    3. Sustentabilidade empresarial

    O ETF é composto apenas pelas companhias com maior sustentabilidade empresarial — o que pode ser visto como algo positivo para quem busca investir em empresas com menor risco de ingerência.

    Desvantagens do ISUS11

    Em contrapartida, é fundamental também considerar as desvantagens do ISUS11.

    1. Menor potencial de rentabilidade

    Por se tratar de um ativo de alto grau de diversificação, o potencial de rentabilidade é menor se comparado a gestão ativa de uma carteira de ações.

    2. Taxa de administração

    Mesmo que seja baixa, há a necessidade de pagamento de uma taxa de administração para investir nesse produto.

    Minicurso: Valuation e Precificação de Ativos

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito de Valuation e aprenda os principais conceitos sobre como avaliar ativos e empresas do jeito certo!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Vale a pena investir no ISUS11?

    É possível concluir que, pela praticidade e eficiência do investimento, o ISUS11 pode ser uma boa opção de investimento.

    No entanto, para obter melhores resultados na bolsa, é necessário buscar sempre mais conhecimento e capacidade de seleção entre os diversos ativos disponíveis.

    Por isso, é interessante estudar e aprender a aplicar a análise fundamentalista de companhias e, assim, formar a sua própria carteira de investimentos seguindo critérios qualitativos, e não apenas quantitativos como acontece na carteira dos ETFs.

    Esse artigo te ajudou a entender o que é o ISUS11? Deixe os seus comentários e dúvidas no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • LUÍS CLÁUDIO LEAL VITAL 16 de setembro de 2020

      Muito boa a análise e explicação de vocês quanto ao ativo específico.

      Responder