Por: Tiago Reis

Saiba como começar a investir com pouco dinheiro

Existem alguns fatores que impedem a maioria das pessoas de começar a investir o seu dinheiro. Um desses principais motivos é, com certeza, a falta de dinheiro.  Infelizmente vivemos em um país onde o custo de vida é elevadíssimo, além de termos uma cultura de fazer muitas dívidas para adquirir bens que quase sempre não podemos pagar.

Outro fator que atrapalha muito é mais um componente psicológico do que propriamente impeditivo. Esse fator é pensar que para começar a investir é preciso ter muito dinheiro sobrando. Essa é uma absoluta falácia, nesse artigo nos propusemos a explicar como começar a investir com pouco dinheiro.

Pague suas dívidas antes de tudo

Querer investir quando se está endividado é um fato bastante contra intuitivo. Em geral, principalmente no Brasil, quando assumimos uma dívida os juros cobrados pela mesma são extraordinariamente onerosos, e na maioria das vezes superam a taxa de retorno de qualquer investimento conservador possível.

Querer juntar dinheiro nesses casos é um fato não muito interessante, principalmente quando indivíduo tem a possibilidade de negociar amortizações de dívidas pagando geralmente as ultimas parcelas do seu carne. Nesses casos ele terá a possibilidade de pagar muito menos juros aos bancos, além de conseguir quitar o seu endividamento de forma bem mais rápida.

Então, antes de pensar em fazer alguma dívida, sempre analise antes os juros desse compromisso, o montante tomado e o tempo devido para quita-la. Lembre-se que a situação financeira de uma pessoa pode mudar muitas vezes ao longo de sua vida, sempre evite pegar empréstimos bastante alongados, como financiamentos imobiliários que costumam ter décadas para serem quitados.

Tipos de investimentos

Existem vários tipos de investimentos disponíveis nos dias de hoje, conhece-los é uma forma muito produtiva de começar a entender como investir o seu dinheiro da forma mais adequada.

Podemos classificar os investimentos em dois tipos: os de renda fixa e os de renda variável. Uma classificação privilegia o volume aplicado, a outra não.

Os investimentos que privilegiam o volume financeiro são aqueles que oferecem um retorno maior à medida que se coloca uma quantidade maior de dinheiro. Esse é o caso, por exemplo, de investimentos tipicamente voltados para a renda fixa. Em geral, os bancos são mais propensos a pagar juros mais elevados a CDBs com um volume maior de recursos, o mesmo acontece com várias outras aplicações semelhantes.

Já os tipos de investimentos que podem favorecer o investidor com pouco capital são as aplicações em renda variável. Em geral, o seu rendimento não muda com o volume financeiro aplicado. No entanto, existem custos que devem ser levados em consideração.  Para isso, o investidor terá que estudar bem a escolha da corretora que deseja abrir conta para realizar as suas transações.

Outra opção que pode ser interessante são os títulos de bancos pequenos e médios, dos quais oferecem boas taxas de retorno com aportes mínimos relativamente baixos (geralmente alguns milhares de reais). Aplicar alguns milhares de reais em um CDB pode não estar ao alcance de alguns brasileiros, porém fazer um esforço de juntar o recurso por alguns meses pode valer bem mais a pena do que deixar o dinheiro somente parado na conta corrente ou na poupança.

Então, para aqueles investidores que querem saber como começar a investir com pouco dinheiro, aconselhamos começarem a estudar as aplicações em renda variável. Temos vários cursos gratuitos em nossa página, é só clicar e aproveitar.

 

 

 

 

 

 

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

3 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Misael 18 de julho de 2019

    como escolho um fundo de ações?

    Responder
  • Geilson César 18 de julho de 2019

    Parabéns pelo trabalho, sempre compartilhando material de qualidade.

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!