Acesso Rápido

    Investimentos responsáveis: o que são e quais são os principais critérios?

    Investimentos responsáveis: o que são e quais são os principais critérios?

    Os investimentos responsáveis vêm ganhando cada vez mais espaço e destaque dentro do mercado financeiro, em âmbito nacional e internacional.

    Nesse sentido, é relevante compreender o conceito de investimentos responsáveis, assim como os critérios usados para a sua classificação.

    O que são investimentos responsáveis?

    Os investimentos responsáveis são aqueles que são conscientes em relação às práticas sociais, ao meio ambiente e à governança corporativa.

    Através de investimentos socialmente responsáveis é possível promover mudanças na sociedade em que vivemos.

    Minicurso: Aprenda a Investir em Dividendos

    Inscreva-se no nosso minicurso online gratuito sobre investimento em dividendos mais acessado do Brasil e junte-se a mais de 10.000 Alunos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Basicamente, colocando em prática os investimentos responsáveis, o investidor pode incentivar o crescimento de companhias que entregam externalidades positivas à sociedade, e deixando de lado aquelas que, no geral, geram externalidades negativas.

    Investir responsavelmente pode ser uma boa forma de obter bons resultados no futuro. Quer saber tudo que precisa para começar a investir bem? Então baixe o Ebook Manual do Investidor da Suno Research.

    Quais os critérios de investimentos responsáveis?

    Tão importante quanto entender o que são investimentos responsáveis, é compreender quais são os critérios utilizados para determinar se um investimento é ou não é responsável.

    O critério ESG é um conceito que vem sendo internacionalmente adotado para determinar o que é investimento socialmente responsável.

    ESG é a sigla para as palavras da língua inglesa “Enviromental, Social and Corporate Governance”. A tradução literal para o português seria “Governança Ambiental, Social e Corporativa”.

    Portanto, para a ação de uma empresa ser considerada como um investimento responsável, a companhia deve demonstrar uma série de atitudes e medidas de transparências relacionadas ao impacto da empresa sobre o meio ambiente, a comunidade e todos os colaboradores e envolvidos no negócio.

    Vantagens do investimento responsável

    Alguns argumentam que as vantagens do investimento responsável não se restringem apenas ao resultado obtido pelo investidor. O resultado de um maior investimento em empresas social e ambientalmente responsáveis será, naturalmente, uma redução de externalidades negativas resultantes justamente das atividades relativas às empresas.

    Defensores desse tipo de investimento, acreditam que as vantagens dos investimentos responsáveis, são:

    • Aumento de bem-estar social;
    • Melhores resultados no longo prazo.

    Aumento de bem-estar social

    Se, cada vez mais, os investidores optarem por empresas que gerem menos ou não gerem externalidades negativas, o resultado esperado é de um aumento de bem-estar, no geral.

    É possível exemplificar caso os investidores optarem por migrar seus investimentos para empresas com boa governança corporativa. Quanto mais dinheiro essas empresas tiverem para expandir seu crescimento, mais empregos serão gerados em ambientes que tendem a oferecer uma melhor qualidade para o funcionário.

    Melhores resultados no longo prazo

    Existe uma tendência de que as empresas consolidadas do futuro serão empresas que hoje chamamos de ESG.

    Parte do mercado consumidor está cada vez mais preocupado com questões que envolvem o meio-ambiente e as empresas precisam realizar uma adaptação a essa nova realidade para se manter competitivas.

    Muitos players do mercado defendem que empresas ESG podem ser uma estratégia interessante, sobretudo para o foco no longo prazo.

    No entanto, o investidor deve realizar uma análise própria e fundamentalista para identificar as principais vantagens competitivas da empresa independente de qualquer fator ESG. Dessa forma, ele poderá ter uma visão mais detalhada e completa sobre as fortalezas e fraquezas de determinada companhia.

    Esse artigo te ajudou a entender mais sobre investimentos responsáveis? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *