A inadimplência consiste no não pagamento de compromissos financeiros
Por: Tiago Reis

Inadimplência: uma desconfortável situação que desequilibra balanços

Em países de grandes volatilidades econômicas como o Brasil, no quais as crises são frequentes, a inadimplência é uma realidade que se faz presente para boa parte da população.

Mesmo com essa conjuntura, boa parte da população ainda não tem conhecimento do que se trata, de fato, esse termo bastante difundido por economistas e educadores financeiros, por isso a importância de se discutir a inadimplência e suas consequências na sociedade.

Inadimplência conceito

O conceito de inadimplência pode ser encarado como uma situação que ocorre quando uma pessoa – ou empresa – deixa de efetuar um determinado pagamento na data previamente combinada entre as partes, postergando, assim, esse compromisso para algum lugar de um futuro incerto.

Para ilustrar melhor essa situação, suponha que chegue, em uma determinada empresa, a conta de energia elétrica mensal daquele empreendimento com o seu vencimento marcado para o dia 05.

Neste enredo, se por algum motivo essa companhia não efetuou esse pagamento no referido dia 05, então a partir do dia 06, ou seja, já no dia seguinte, esse empreendimento se torna inadimplente, ou seja, ele não efetuou o pagamento de um compromisso na data previamente combinada com a companhia de energia provedora do serviço em questão.

É sempre importante reforçar que a inadimplência gera um problema para aquela companhia – no caso, a distribuidora da energia elétrica – que contava com aquele dinheiro dos seus clientes para honrar seus compromissos (pagamento de funcionários, fornecedores, custos de produção, etc.)

Na prática, há de se mencionar que, ao divulgar os seus resultados, ao final do trimestre em questão, essa empresa de energia elétrica irá demonstrar, eu seu balanço patrimonial, um aumento no item “contas a receber” referente a essa e a todas as outras contas de energia que ainda terá para receber de outros clientes que também se encontram inadimplentes.

Essa é uma situação bastante desconfortável, haja visto que o dinheiro não chegou até ela na data combinada e ela ainda teve gastos adicionais, pois ela forneceu a energia, que tem um custo para ela, durante todo o período em que seus clientes usufruíram de seus serviços de maneira benéfica a eles próprios.

Não poderia deixar de ser mencionado que, normalmente, a inadimplência pode ser causada por alguns motivos bastante comuns:

  • Desorganização financeira por parte dos devedores;
  • Aquisição de muitos compromissos que fogem da realidade financeira daquele momento;
  • Falta de caixa por algum motivo de força maior;

Obviamente que existem muitos outros motivos que forçam o acontecimento desse constrangedor inimigo das finanças, porém, estatisticamente, esses são os mais relevantes e observados num espaço amostral considerável.

Conclusão

Como foi possível observar, esse tipo de fenômeno financeiro gera desafios bastante complexos para as empresas que contam com os recursos dos clientes e, feita essa referência, é fácil concluir que quanto maior for esse descasamento das contas a receber com, de fato, o dinheiro que entra no caixa, maiores serão os obstáculos a serem superados.

As construtoras são um exemplo de como esse comportamento pode arruinar um plano de negócios de longo prazo.

Naturalmente existem recursos para se contornar essa situação de inadimplência e que podem ser eficazes ou não, porém, é muito importante que toda pessoa mantenha ao máximo o controle de suas finanças pessoais, de modo que consigam, ao máximo, manter sob controle as diversas complexidades que existem em nossa vida financeira.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

204 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!