margem de segurança

Quando pensamos em margem de segurança, não há como dimensionar a diversidade de situações em que ela pode ser empregada para nos dar conforto e como o próprio nome já diz, segurança.

Recentemente tivemos um exemplo de como algumas vezes a falta de margem de segurança pode chegar a extremos e levar inclusive a tragédias.

O acidente aéreo que vitimou a equipe e comissão técnica da Chapecoense, é um exemplo legítimo de falta de margem de segurança, que no caso levou muitos a perderem as vidas.

O piloto do avião que transportava a equipe da chapecoense, que também era um dos donos do próprio avião e da empresa, não utilizou os princípios de margem de segurança em sua viagem.

Investigadores e peritos concluíram que o piloto tentou fazer o percurso com o combustível menor que o necessário, além de estar com excesso de peso no avião.O recomendado e o necessário, era o piloto fazer uma escala para abastecer, mas preferindo não utilizar a margem de segurança, o piloto decidiu seguir viagem acreditando que o combustível seria o suficiente.

Se o piloto do avião da Chapecoense tivesse utilizado a margem de segurança na sua viagem, essa tragédia com certeza poderia ter sido evitada.

No mundo dos investimentos, a falta de margem de segurança já levou inúmeros investidores à perdas patrimoniais e até mesmo à falência. Empresas com frequência declaram falência por falta de margem de segurança em seus negócios.

Recentemente houve um pedido de recuperação judicial ajuizado pela PDG, uma empresa do setor de construção civil que também exemplifica bem o que pode ocorrer quando não trabalhamos com prudência.

A empresa abriu seu capital em um período de bonança, em que a economia ia bem, e o setor de construção civil crescia a passos largos.

A empresa então, faltando com margem de segurança, se endividou a níveis altíssimos e de forma imprudente tentou acelerar seu crescimento demasiadamente.

A situação econômica mudou, o cenário se deteriorou e a construção civil foi um dos setores mais afetados, como consequência a empresa foi bastante afetada em suas vendas e operações, vendo-se obrigada a vender com margens muito mais apertadas e preços menores.

Vendendo menos, e perdendo margens, estando com dívida absurdamente alta, a empresa logo se encontrava afundada em prejuízos e numa situação irreversível.

Novamente, a margem de segurança foi esquecida. Como seria a situação desta empresa citada se em vez de contrair dívidas tão grandes, utilizassem apenas o capital próprio para financiar as suas operações?

E se resolvessem lançar menos, focando mais em qualidade e operando com mais prudência, mantendo uma boa reserva de caixa para possíveis momentos de adversidade? Com certeza a situação poderia ter sido evitada.

Nos investimentos não é diferente, devemos sempre utilizar margem de segurança. A maior vantagem de comprarmos uma ação ou algum ativo que esteja sendo negociado abaixo de seu valor intrínseco, é que ganhamos margem de segurança para proteger-nos dos imprevistos e situações adversas.

Uma pessoa que precisa urgentemente de dinheiro por conta de algum imprevisto e resolve vender seu carro que tem avaliação de R$ 20.000,00, por R$ 15.000,00, está proporcionando ao comprador uma bela margem de segurança.

Podemos afirmar de forma simples que a margem de segurança é a diferença entre o valor de mercado de um ativo e seu valor intrínseco.

Quando compramos ações de uma boa empresa, bem administrada, com múltiplos baixos e menores que seus pares, estamos comprando abaixo de seu valor intrínseco.

Por mais que esta empresa venha a sofrer uma desaceleração em seu crescimento ou até mesmo sofrer queda de lucratividade, nossa margem de segurança nos permitirá ter muito mais conforto e tranquilidade do que uma empresa cara, precificada com múltiplos elevados, que venha a ter queda em seus números.

Portanto, lembre-se sempre da margem de segurança antes de investir, e não apenas na hora de investir, mas em todas as áreas de sua vida, pois ela com certeza é fundamental.


Quer ter mais sucesso investindo? Saiba como a Suno Research pode te ajudar

Comentários

©2017 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

[i]
[i]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account