o IBrX é um importante índice da bolsa de valores brasileira
Por: Tiago Reis

Conhece o IBrX, importante índice de desempenho da bolsa de valores?

Sempre que pensamos a respeito da bolsa de valores, tendemos a levar em mente, logo como primeira alternativa, o índice Ibovespa, haja visto a sua representatividade no mercado brasileiro. Entretanto, existe também o IBrX, e é desse índice que trataremos neste artigo.

Antes de mais nada, é válido mencionar que o IBrX também é um índice de bastante relevância, apesar de sua pouca referência nas mídias especializadas a respeito do assunto.

Índice Brasil

Também conhecido como Índice Brasil – ou ainda IBX – o IBrX tem por objetivo ser o indicador de desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.

Dessa forma é importante destacar que existem dois tipos desse indicador, que são o IBrX-100 e o IBrX-50 e, neste sentido, uma menção a cada um deles se faz necessária.

IBrX-100

Tendo seu início de cálculo e utilidade em 1994, o IBrX-100 inclui as 100 ações de maior negociabilidade e representatividade na bolsa de valores brasileira através de uma média ponderada da cotação dessa carteira.

Como o nosso mercado ainda é pouco desenvolvido quando comparado ao de outros países, como Estados Unidos e Austrália, por exemplo, foi necessário criar, a título de facilitação do uso desse índice, uma outra carteira contendo a metade das ações presentes no IBrX-100.

IBrX-50

Tendo seu início de cálculo e utilidade em 1997, o IBrX-50 inclui as 50 ações de maior negociabilidade e representatividade na bolsa de valores brasileira através de uma média ponderada da cotação dessa carteira.

Em outras palavras, possui o mesmo conceito do IBrX-100, porém ao invés de considerar 100 ações, considera apenas as 50 de maior negociabilidade.

Dessa forma, por apresentar uma maior facilidade de replicação da carteira, o IBrX-50 acaba sendo o mais utilizado no mercado.

Composição do IBrX

Para uma ação compor esse índice, é necessário que a mesma seja negociada na BM&F Bovespa, além de se encontrar em situação de Recuperação Judicial ou Extrajudicial, tampouco em algum regime especial de administração temporária, intervenção ou, ainda, que sejam negociados em qualquer outra situação especial de listagem.

Além disso, não estão incluídos no universo do IBrX os muito requisitados BDRs.

Existem ainda alguns outros critérios para a inclusão das ações de uma companhia nesse índice como por exemplo a ocupação desses ativos nas primeiras posições (50 ou 100), no período de vigência das 3 carteiras anteriores, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade (IN) e, também, apresentar uma presença de negociação em pregão de 95% no período de vigência das 3 carteiras anteriores.

Por fim, a cotação da ação no pode ser classificada como “Penny Stock”, ou seja, não deve se encontrar abaixo de R$ 1,00

Ponderação da carteira IBrX

A ponderação dessa carteira é feita com base no valor de mercado do “free float”, ou seja, no valor dos ativos que se encontram em circulação no mercado. Em outras palavras, que não pertencem aos controladores naquele momento.

Ibovespa x IBrX

Devido à grande confusão que se faz mediante esses dois índices, é importante destacar que a principal diferença entre eles se faz na composição da carteira, haja visto que enquanto o Ibovespa possuirá, em sua carteira, algo em torno de 50 e 60 ativos, no IBrX apresentará, como dito anteriormente, a quantidade de 50 ou 100 papéis.

Conclusão

Pôde-se perceber que, apesar da pouca utilização no mercado, o IBrX é um índice de bastante representatividade no mercado de capitais brasileiro, tendo sua significativa importância dentro da conjuntura econômica do país.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

206 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS: