Acesso Rápido

    IBrX: o que é e como funciona esse importante índice de ações?

    IBrX: o que é e como funciona esse importante índice de ações?

    Sempre que se pensa a respeito da bolsa de valores, a tendência é se esquecer do índice IBrX e considerar apenas o índice Ibovespa, que pode ser comprado na bolsa através do ETF BOVA 11.

    Entretanto, existe também o IBrX, um índice importante para o mercado brasileiro, apesar de ser menos conhecido do que o anterior.

    O que é o IBrX?

    O IBrX (também conhecido como Índice Brasil ou IBX) tem por objetivo ser o indicador de desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro. É válido mencionar que o IBrX é um índice de bastante relevância, apesar de sua pouca referência por parte da mídia.

    O índice é composto exclusivamente por ações e units de empresas brasileiras, descartando aqui a presença de BDRs e fundos imobiliários (FIIs).

    Planilha da Vida Financeira

    Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Além disso, vale notar que companhias que se encontram em recuperação judicial ou extrajudicial não podem entrar no índice. Isso vale, também, para empresas em regime especial de administração temporária e intervenção.

    No entanto, é comum que investidores confundam o índice Ibovespa com o índice Brasil, o que pode levar a sérios enganos.

    Entretanto, com o desenvolvimento da educação voltada para investimentos, essa confusão entre os dois índices tem diminuído.

    Por fim, é importante destacar que existem dois tipos desse indicador, que são o IBrX-100 e o IBrX-50, compostos, respectivamente, por 100 e 50 ações cada um.

    Qual é o objetivo do IBrX?

    Segundo a B3, o objetivo do IBrX é indicar a média de desempenho das cotações dos ativos com maior negociabilidade e representatividade no mercado acionário do Brasil.

    A grande diferença entre IBrX e Ibovespa é na composição da carteira: apesar das duas buscarem representar a economia brasileira, o Ibovespa tende a ser mais concentrado.

    No índice Ibovespa, empresas grandes, como Vale (VALE3) e Petrobrás (PETR3) tendem a apresentar uma grande porcentagem na composição.

    Sendo assim, o índice IBrX apresentaria uma carteira mais diversificada e, portanto, menos dependente de um pequeno grupo de ativos.

    No entanto, como a economia brasileira ainda é dependente de empresas cíclicas, ambos os índices costumam ter uma elevada volatilidade.

    Portanto, apesar de, em teoria, o IBrX ser um índice mais justo, ele ainda não conseguiu substituir o índice Ibovespa em importância, que continua sendo o maior referencial do mercado de ações brasileiro.

    Qual é a composição do IBrX?

    O IBX, como também é conhecido, é composto por um percentual de ações que é ponderado pelo seu número de ações em negociação no mercado acionário.

    O índice é composto por um número fixo de ativos (100 ou 50, dependendo do caso) classificadas em ordem decrescente de acordo com sua liquidez.

    Em primeiro lugar, é preciso notar que as ações devem estar nas mais altas posições de negociabilidade nos doze meses anteriores.

    Além disso, essas ações precisam ter sido negociadas em, pelo menos, 95% dos pregões ocorridos nos doze meses anteriores à apuração.

    Por fim, não podem entrar empresas que estejam no regime de recuperação judicial, situação especial ou processo falimentar.

    A ponderação dessa carteira é feita com base no valor de mercado do free-float, ou seja, no valor dos ativos que se encontram em circulação no mercado. Em outras palavras, que não pertencem aos controladores naquele momento.

    Dessa forma, fica claro que o índice muda seus ativos com o tempo, para representar as ações que se enquadrem nesses critérios.

    E-book: Investindo em Dividendos

    Baixe gratuitamente o nosso ebook e descubra como viver de renda investindo em empresas pagadores de dividendos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    O que é o IBrX-50?

    Tendo seu início de cálculo e utilidade em 1997, o IBrX-50 inclui as 50 ações de maior negociabilidade e representatividade na bolsa de valores brasileira.

    O cálculo é feito através de uma média ponderada da cotação dessa carteira. Dessa forma, tem-se um índice muito menos concentrado do que o Ibovespa, por exemplo.

    Dessa forma, por apresentar uma maior facilidade de replicação da carteira, o IBrX-50 acaba sendo mais utilizado no mercado do que o IBrX-100.

    O que é o IBrX-100?

    Tendo seu início de cálculo e utilidade em 1994, o IBrX-100 inclui as 100 ações de maior negociabilidade e representatividade na bolsa de valores brasileira através de uma média ponderada da cotação dessa carteira.

    Em outras palavras, possui o mesmo conceito do índice com 50 ativos, porém, ao invés de considerar apenas 50 ações, considera as 100 de maior negociabilidade.

    Como o mercado brasileiro ainda é pouco desenvolvido quando comparado ao de outros países, como Estados Unidos, por exemplo, foi necessário criar, a título de facilitação do uso desse índice, uma outra carteira contendo a metade das ações presentes no IBrX-100.

    É possível investir no IBrX?

    Muitos investidores preferem seguir de forma passiva um índice de referência. Para esses casos, é possível investir em ETFs.

    Pensando nisso, muitos se perguntam se é possível investir no IBrX através de um ativo desse tipo.

    Felizmente, existe um ETF do IBrX, negociado na bolsa com o código BRAX11. Através desse ativo, o investidor acompanha o índice IBrX-100.

    Dessa forma, o investidor precisará se preocupar menos com a tomada de decisões e focar em seu trabalho ou em outras atividades.

    No entanto, investir apenas em ETFs garante o retorno da média, algo que poderia ser potencializado através da técnica de stock picking.

    Ainda possui alguma dúvida a respeito do índice IBrX? Comente abaixo!

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Thais 23 de junho de 2020

      Pessoal, no parágrafo: Composição do IBrX Acredito que queiram dizer “…Para uma ação compor esse índice, é necessário que a mesma seja negociada na BM&F Bovespa, além de NÃO se encontrar em situação de Recuperação Judicial ou Extrajudicial, tampouco em algum regime especial de administração temporária”

      Responder