Acesso Rápido

    Hi-lo Activator: entenda o significado deste indicador

    Hi-lo Activator: entenda o significado deste indicador

    Hi-Lo é um indicador cuja finalidade é auxiliar um investidor a avaliar de maneira mais precisa as tendências de um determinado ativo — indicando assim, o possível melhor momento para compra ou venda.

    Essa é uma ferramenta utilizada no mercado de renda variável. Afinal, o Hi-Lo pode colaborar para evitar perdas demasiadamente agressivas no mercado financeiro.

    O que é o Hi-lo?

    Hi-Lo é um termo derivado do inglês, onde Hi está ligado à palavra High (Alto) e Lo à palavra Low (baixo). Ele é um indicador de tendência usado para avaliação da negociação de ativos no mercado financeiro.

    Sendo assim, a sua utilização é dada para identificar se um determinado ativo está apresentando uma tendência de alta ou de baixa no seu valor. Desse modo, Hi-Lo Activator pode ser traduzido como um indicador de altas e baixas.

    E-book: Invista como Warren Buffett

    Baixe gratuitamente o nosso ebook e aprenda os conceitos por trás da estratégia de Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Tanto as tendências de valorização quanto de desvalorização são dadas em formato de gráfico, com a finalidade de auxiliar o investidor na tomada de decisão.

    Quer aprender a analisar uma ação através da Análise Fundamentalista? Baixe então o nosso E-book gratuito sobre como analisar uma ação.

    Como funciona o Hi-lo?

    O indicador Hi-lo funciona por meio de uma apresentação de gráficos, cuja finalidade é tentar indicar as tendências tanto de valorização quanto de desvalorização de um determinado ativo.

    Dessa forma, na análise gráfica, o indicador é apresentado por duas linhas, onde a tendência de alta é ilustrada na cor verde e a tendência de baixa na cor vermelha. Nesse sentido, apenas uma linha é apresentada por vez.

    Essa linha estará abaixo ou acima do ativo, seguindo, portanto, a possível tendência naquele determinado momento. Quando então a linha inferior é exibida, é enviado pelo indicador um sinal de compra, pois acredita-se que o preço pode estar apresentando sinais de valorização.

    Por outro lado, quando a linha superior é exibida, é enviado um sinal de venda, pois acredita-se que a tendência daquele ativo é de desvalorização.

    Como é desenvolvida a construção deste gráfico?

    Para se desenvolver o gráfico, as linhas superiores são baseadas em duas médias móveis. Essas médias são, portanto, ajustadas, em um período para o futuro.

    Desse modo, a linha superior acaba usando as máximas dos valores dos candlesticks que foram anteriormente escolhidos para o cálculo, enquanto que a linha inferior usa os valores das mínimas do mesmo ativo.

    É importante salientar que no Hi-lo, as operações não possuem origem no cruzamento das médias móveis, mas sim quando o preço de fechamento do ativo acaba cruzando a média exibida no momento.

    Nesse sentido, quando acontece o cruzamento no preço de fechamento do ativo e a média inferior teoricamente representa o rompimento de um possível suporte, acredita-se que o preço está em uma tendência de baixa. O mesmo ocorre no sentido inverso.

    Qual é a utilidade desse indicador para os investidores?

    O indicador é útilizado para os investidor da análise gráfica auxiliando no monitoramento das tendências de valorização ou desvalorização de ativos que possam ser de interesse da pessoa.

    Ele também pode ser usado para que sejam criados ordens de stop-loss, fornecendo para os investidores momentos para venda do ativo. No entanto, esse tipo de análise não é utilizada pelos principais investidores de sucesso. A maioria deles, por outro lado, construiu suas fortuna através da análise fundamentalista, uma estratégia que se provou no longo prazo.

    Foi possível compreender o Hi-Lo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *