Hoje eu gostaria de repassar o texto escrito pelo genial Jean Tosetto a respeito da versão impressa de nosso livro Guia Suno Dividendos, o qual tive o prazer de escrever com a sua parceria.

O Jean consegue transmitir de maneira descomplicada, através de seus excelentes textos, aquilo que muitas vezes parece uma grande confusão para quem é iniciante – e até mesmo os mais experientes – no mercado de capitais.

Segue abaixo o texto do Jean.

 

A gente acorda cedo, sabendo que nosso trabalho tem hora para começar, mas não tem hora para terminar. Dentre as poucas certezas misturadas nos primeiros pensamentos do dia é que o telefone vai tocar, e-mails vão chegar, recados no WhatsApp vão esperar por nossas respostas. Em geral são pendências que teremos que resolver.

Pendências são como serpentes no couro cabeludo da Medusa: você acaba com uma e nascem duas no lugar.

Porém, ás vezes os contatos virtuais e telefônicos trazem ótimas notícias: é alguém que nasceu na família, uma amiga que passou no vestibular, um corretor imobiliário que fechou um negócio. O que definitivamente não acontece todo dia é receber um recado do Fabio Humberg avisando que o Guia Suno Dividendos acaba de deixar a gráfica com destino ao estoque da CLA Editora.

Logicamente encaminhei o recado para o Tiago Reis – é o que parceiros fazem quando algo muito bom acontece. Então a notícia chegou ao time da Suno Research, refletindo o trabalho de equipe que desenvolvemos com tanto entusiasmo.

Meu amigo Tiago Reis é um realizador. Ele já tinha a vida resolvida quando resolveu fundar a Suno, sabendo dos percalços que isso poderia trazer. O mercado financeiro é dinâmico e impessoal: o que assusta muita gente virou matéria-prima para a nova casa de análise sobre investimentos em renda variável.

O Guia Suno Dividendos é fruto desse esforço para desmistificar a cultura de investimentos num país onde menos de 1% da população tem CPF cadastrado na Bolsa de São Paulo.

Alcançar a independência financeira através de uma estratégia de longo prazo, baseada em aportes regulares de ações de empresas pagadoras de dividendos e cotas de fundos imobiliários consolidados, é mais do que plausível: é um caminho recomendado por vencedores que já o percorreram, superando revezes e colecionando retornos consistentes.

Nosso livro nasceu como e-book comercializado pela Amazon em dezembro de 2017. Junto com as primeiras críticas positivas vieram os pedidos para realizar a versão impressa. Isso me lembra do grande desafio que enfrentei em 2012, quando publiquei meu primeiro livro, MP Lafer: a recriação de um ícone.

Na época comparei livros com sonhos. Realizadores são aqueles que transformam sonhos em projetos e depois tiram os projetos do papel. No caso dos livros o caminho é oposto: se livros também surgem como sonhos, eles se transformam em projetos que desejam ser colocados no papel.

Portanto, o Guia Suno Dividendos é um sonho que o Tiago dividiu comigo. Com a ajuda de amigos, leitores e seguidores da Suno, este sonho encontrou amparo na CLA Editora, liderada pelo criterioso Fabio Humberg. Ele comandou outro time de primeira linha no refinamento do conteúdo que já havia sido positivamente avaliado pelo público que leu a versão eletrônica da obra.

Trabalhamos juntos durante meses em cada detalhe da versão impressa do Guia Suno Dividendos, que agora em setembro de 2018 inicia uma nova etapa: a árdua distribuição para as principais livrarias do Brasil. Neste aspecto, contamos novamente com sua ajuda: se nas próximas semanas o livro não chegar numa livraria perto de você, fale com o atendente. Encomende o seu exemplar.

Muitas pessoas que já leram e apreciaram a versão eletrônica de um livro, desejam ter um exemplar físico para chamar de seu. Compreendemos isso perfeitamente. Livro físico tem cheiro, tem peso, tem textura de capa, e o mais interessante: dá para dar de presente para alguém que se estima.

Nos próximos dias a Suno alinhará com a CLA Editora os detalhes para o lançamento formal da versão impressa do Guia Suno Dividendos. Uma carga de exemplares já está seguindo para a sede da Suno, que em breve nos brindará com mais detalhes.

Por ora, o momento é de praticar aquilo que o Guia Suno Dividendos prega: dividir algo bom. Se as empresas e fundos imobiliários dividem parte de seus lucros com acionistas e cotistas, queremos dividir uma intensa alegria com você. Nosso livro é uma realidade e a sua independência financeira também será um dia!

Saudações cordiais,

Jean Tosetto

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.