gestor de investimentos
Por: Tiago Reis

Gestor de investimentos: como ele pode aumentar a rentabilidade?

Muitas pessoas tem dúvidas de como começar a investir, e muitas vezes deixam a ideia de lado por não saberem como iniciar. Um gestor de investimentos poder ajudar quando se trata desse tipo de situação.

Um dos requisitos de um gestor de investimentos é que ele tenha um amplo conhecimento no mercado financeiro.

O que é um gestor de investimentos?

O gestor de investimentos é aquele profissional que auxilia a potencializar a rentabilidade de quem deseja investir. Isto é, faz a gestão e oferece consultoria.

Ele pode auxiliar quem procura investir em ações, fundos de investimento, títulos ou outras opções. Este profissional precisa ter conhecimento em profundidade do funcionamento dos diversos produtos disponíveis no mercado financeiro.

Outro requisito é que qualquer profissional que for fazer a gestão de investimentos precisa estar credenciado na Comissão de Valores Mobiliários.

Além disso, é preciso ter uma habilitação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, Anbima. Essa certificação garante que o profissional possui as capacidades técnicas necessárias.

Além dessas certificações, gestores de investimentos podem ter outras como:

  • CEA: É uma Certificação de Especialistas em Investimentos, dada pela Anbima;
  • CGA: Conhecida como Certificação de Gestores, também é da Anbima;
  • CFP: É uma habilitação mundial, conhecida como Certified Financial Planner;
  • CNPI: É o Certificado Nacional do Profissional de Investimento, oferecido pela Apimec;
  • CFA: Certificado internacional conhecido também como Chartered Financial Analyst;

Além das certificações, é preciso saber se o profissional possui formação na área, experiências em atuação no mercado financeiro e qual o tempo em que já atua na gestão de investimentos. Importante também é estabelecer uma relação de confiança entre as partes.

Quer saber saber como começar a investir na Bolsa de Valores? Baixe o e-book e veja como dar os primeiros passos nessa modalidade.

10 livros que todo investidor deveria ler

Como funciona gestão de investimentos

A gestão financeira vai apontar qual o melhor caminho a ser seguido conforme o desejo da pessoa. O papel do gestor de investimentos é auxiliar seu contratante a alcançar o objetivo definido. A gestão do investimento é feita conforme o estilo do investidor.

Uma recomendação importante é que investimentos devem ser feitos e pensados para o longo prazo. Isto é, o trabalho de um gestor de investimentos pode não apresentar resultados de imediato.

Além disso, o dinheiro investido segue a linha de risco que o cliente deseja. No mercado, hoje, há uma infinidade de gestores de investimentos e corretoras.

Há profissionais especializados em determinados tipos de produtos financeiros e outros que atuam de uma maneira mais ampla. É importante que ele saiba procurar pelo investimento que mais se encaixa no perfil, necessidade e objetivo de cada um.

Por que contratar um gestor de investimentos

Há várias razões para contratar um gestor de investimentos, ainda mais para quem está começando a investir ou possui pouco conhecimento na área.

A principal atividade da gestão financeira de um investimento é potencializar a rentabilidade. O gestor de investimentos permite o cliente conhecer os riscos e variáveis envolvidos e aplicar de forma mais ampla.

Invista como Warren Buffett

Além disso, quem faz a gestão precisa prestar contas dos investimentos. Isto é, é o gestor de investimentos quem fiscaliza as empresas e os projetos nos quais investe em nome dos clientes.

Consegui aprender mais sobre o que é um gestor de investimentos? Escreva suas dúvidas nos comentários.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores