gastos supérfluos
Por: Gabriela Mosmann

O que são gastos supérfluos e quais os tipos mais comuns?

Os gastos supérfluos são os verdadeiros vilões do nosso orçamento familiar. São eles os responsáveis pelo aperto financeiro que passamos, e são eles que precisamos cortar.

Saber identificar os gastos supérfluos é o primeiro passo para equilibrar as finanças pessoais.

O que são gastos supérfluos?

Gastos supérfluos são os gastos extras que temos no orçamento familiar. Normalmente, são despesas que não são consideradas como essenciais. Desse modo, são os principais gastos a serem contidos para a melhora da saúde financeira.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

Cortar gastos supérfluos é, portanto, mais fácil do que cortar as despesas básicas da casa, como despesas fixas. Um dos principais grupos que se enquadram nessas características e que podem ser cortadas sem problemas são as compras por impulso.

Isso porque o consumo supérfluo está constantemente presente no nosso dia a dia. Podemos observá-lo tanto na alimentação, quanto no vestuário ou até mesmo no nosso lazer. Mas como conseguir identificar o que é supérfluo? Por isso, para identificar os gastos desnecessários, pode-se recorrer às seguintes perguntas:

  • Esse produto fará falta?
  • É possível substituir esse produto por outro de menor valor?
  • É possível simplesmente viver sem esse produto?

Produtos supérfluos e o orçamento

Os produtos supérfluos são verdadeiras armadilhas no orçamento familiar. Então, eles acabam consumindo recursos preciosos da nossa receita financeira que poderiam ser usados para a construção de um patrimônio através de investimentos para o longo prazo.  Assim, dentre os grupos de gastos com itens supérfluos mais comuns, podemos citar:

  • Supermercado
  • TV por assinatura
  • Celular e telefonia
  • Alimentação fora de casa
  • Roupas
  • Eletrônicos

Quer administrar melhor as finanças da sua família? Baixe a planilha do orçamento familiar.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

É no supermercado que são feitas compras de produtos essenciais para o bem estar de uma família, como de alimentação e higiene. Mas a enorme quantidade de ofertas pode motivar gastos desnecessários.

Assim, são válidas iniciativas com objetivo de comprar somente o essencial. Ou seja, adotar práticas como fazer uma lista prévia (e segui-la), evitar ir às compras com fome e não levar crianças para o supermercado.

Os pacotes de TV por assinatura, celular e telefonia costumam ter opções que pouco ou nunca são usadas. Dessa forma, é necessário fazer uma avaliação constante do que realmente é usado e com que frequência. E, em seguida, pesquisar opções mais baratas na própria operadora e na concorrência.

Cuidado com os excessos

A alimentação fora de casa é um gasto que pode ser essencial. Como para uma refeição durante o horário de trabalho ou quando se sai deste para ir a algum curso por exemplo. Mas é preciso fazer esse gasto caber no orçamento. Assim, a dica é fazer uma estimativa prévia da frequência, para servir de parâmetro e evitar abusos.

A princípio, roupas e produtos eletrônicos são produtos cuja compra também pode ser necessária. Aqui, novamente, o problema está nos excessos. Assim, a armadilha está em querer ter sempre o último lançamento. Ou adquirir produtos que estejam num patamar acima do nível médio de gastos.

Portanto, valem as dicas no sentido de fazer a reflexão da real necessidade da compra para ter disciplina financeira. Como são compras que podem ter alto valor, outro cuidado é na hora de usar o cartão de crédito. Também, o uso de dinheiro e o pagamento à vista ajudam a medir corretamente o impacto desses itens no orçamento.

Planilha Vida Financeira

Outros gastos supérfluos

Demos o exemplo acima apenas de um item. Mas existem diversos outros itens do orçamento pessoal que podem ser revistos. Reduzir os gastos supérfluos é uma excelente alternativa para melhorar as despesas pessoais. Dessa maneira, quando algum imprevisto ocorrer a margem para reserva de emergências será maior.

Gostou de saber mais sobre gastos supérfluos? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
profit (1)

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!