gastos mensais
Por: Gabriela Mosmann

Gastos mensais: saiba como diminuir quanto você gasta por mês

Um dos segredos para ter uma vida financeira equilibrada é controle e organização. E não somente de grandes e vultosas despesas ou ganhos, mas também dos gastos mensais corriqueiros.

Isso porque é fácil perder o controle sobre os gastos mensais e prejudicar as finanças pessoais. Desta forma, parte importante da educação financeira de qualquer pessoa é justamente aprender a se planejar.

O que são gastos mensais?

Gastos mensais são aqueles que acontecem de forma recorrente. Muitas vezes, esta lista de gastos é composta por contas fixas e não tão simples de reduzir. Entretanto, sem planejamento para controlá-los, eles podem ser inflados e levar as pessoas ao endividamento.

Exemplos de gastos mensais

São exemplos de gastos e despesas mensais:

  • Aluguel e/ou condomínio;
  • Conta de água;
  • Conta de energia elétrica;
  • Gastos com transporte;
  • Alimentação.
Planilha da Vida Financeira

Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

Como ter o controle de gastos mensais?

Em alguns momentos, organizar as próprias finanças parece algo impossível. Isso porque sem saber para onde o dinheiro está indo, é difícil controlá-lo. Assim, um passo essencial para mudar essa história é fazer um levantamento de todas as despesas do mês.

Vale olhar no extrato da conta, do cartão de crédito e ver tudo o que foi pago. Esta busca ajudará na compreensão dos gastos supérfluos que podem estar ocorrendo.

Mas também será preciso anotar cada nova despesa, inclusive classificando-a. Desta forma, ficará mais fácil para o consumidor saber qual realmente é o principal gasto do mês.

Uma planilha financeira ajuda neste sentido e a Suno Research oferece uma totalmente gratuita.

Também existem aplicativos de gestão financeira que cumprem este papel. O fundamental é não se esquecer de alimentá-los frequentemente, para não deixar nenhum dos gastos do mês de lado.

Após fazer um levantamento destas despesas, será preciso classificar os gastos mensais. Segundo especialistas, os gastos básicos de um indivíduo não devem ser maiores do que 60% da sua renda. O que já pode ser muito, para alguns. Então o ideal seria deixá-los em torno dos 50%.

Os valores restantes devem ser divididos entre investimentos e gastos livres. Para os investimentos, é recomendado reservar pelo menos 15% da renda. O restante pode ser destinado a gastos livres.

Mas, o fundamental para controlar os gastos mensais é não gastar mais do que se ganha. Um princípio básico fácil de ser esquecido.

Controle de gastos

Dá para reduzir as despesas mensais?

Nem sempre é possível ter uma grande redução nos gastos mensais, já que muitos gastos são essenciais para sobrevivência como alimentação. Mas é possível fazer pequenas economias que se refletirão no saldo final.

Adotar medidas para economizar água e energia elétrica, por exemplo, além de ajudarem o meio ambiente reduzem o total destas contas. E isso vai desde fechar a torneira ao escovar os dentes até reutilizar a água da lavagem de roupas. No fim, são medidas simples, mas ainda assim eficientes em seu propósito.

Quem paga aluguel pode tentar encontrar um local mais barato, mas sem perder qualidade de vida. Vale lembrar que o ideal é que o valor do aluguel ocupe até um terço da renda do locatário. Justamente para evitar que esse custo de vida se torne um peso grande demais nas suas finanças.

Mas, no quesito transporte, quem tem modais alternativos para se locomover pode economizar muito com isso. Transporte público ou mesmo bicicleta usualmente são muito mais baratos do que sair de carro.

No quesito alimentação, é possível fazer trocas honestas. Não há sentido em comprar a marca mais cara se uma mais barata oferece a mesma qualidade. E comprar frutas e hortaliças na feira livre é, em geral, mais barato do que fazê-lo no supermercado.

Estes pequenos truques podem tornar a vida financeira de alguém mais saudável, mas também a sua vida como um todo mais sustentável.

E você, tem conseguido controlar os seus gastos mensais? Conte nos comentários quais são as suas maiores dificuldades.

Telegram Suno
Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
profit (1)

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!