Por: Marcos Baroni

Fiikipedia: Fundos Imobiliários MULTI ou MONO? PARTE 02

Conforme sinalizado na semana passada, vamos receber hoje o time de Gestão da RIO BRAVO para tratarmos sobre dois Fundos Imobiliários específicos – AEFI11 e RNGO11. É importante reforçar que o horário da Live será às 18h30. Conto com a sua presença. Compartilhe com seus amigos.

IMPORTANTE: Como sei que vocês gostam de fazer perguntas e obter respostas diretamente de mim, farei uma Live Especial na 2ª Feira (01 de abril) em nosso horário tradicional (21h) para que possamos tirar dúvidas sobre os últimos acontecimentos nos Fundos Imobiliários.

LIVE – SUNO RESPONDE (28/mar/2019 às 18h30)

O principal motivo para a produção destes artigos é o fato de que “alguns” dos Fundos Imobiliários monoativos terem tido resultados históricos melhores do que os clássicos Fundos multiativos, especialmente aqueles que possuem mandato de gestão ativa.

Um verdadeiro paradoxo, mas é um fato.

Entendo que isto faça mesmo sentido, de alguma forma, mas não quer dizer os FIIs mono/mono realmente sejam melhores e que sempre terão retornos superiores. Há de se avaliar caso a caso.

Seguindo o antigo axioma, “Quanto mais Risco, mais Retorno”, temos de observar que um mono/mono pode ter o que eu chamo de “renda binária”, isto é, ou tem ou não tem.

O mercado pode apresentar distorções no curto prazo, mas tende a ser eficiente em prazos mais dilatados.

Neste sentido, é factível assumir que o prêmio para se carregar FIIs mono/mono serão maiores em boa parte das vezes.

Os Fundos multiativos estão expostos a diversas regiões e uma grande fatia dos investidores não consegue encontrar dados básicos, dentre eles: locatários, valores, contratos, vencimentos e outros.

Em um Fundo mono/mono, é tudo muito mais fácil – o processo de estudo é mais objetivo e pautado em premissas as quais o investidor julga serem mais razoáveis para uma decisão mais segura.

No entanto, é aí que “mora o perigo”!

Via de regra, investidores menos experientes são atraídos pela “renda alta” (DY acima da média), e não fazem um estudo minucioso sobre os reais riscos que envolvem aquela operação específica.

  • Pode dar muito certo? Sim.
  • Pode dar muito errado? Sim.

Entendo que os Fundos mono/mono podem ser os “campeões” do ano, mas também podem ser os “rebaixados” na tabela geral.

Como você bem sabe, o Fiikipedia visa realizar provocações.

Longe de querer criar polêmicas eternas, mas acho que é fundamental que reflexões sejam feitas após a leitura de cada artigo semanal, até para que se tenha discernimento de que cada Fundo possui características próprias.

A diversificação pode ser segmentada por setor, tipo, classe, enfim, a ideia é que você estude e tenha o conhecimento necessário para tomar suas próprias decisões.

Pode parecer uma retórica da minha parte insistir neste tema, mas acredite: a “diversificação de estratégia” talvez seja uma das principais conquistas individuais de um investidor.

Semana que vem, continuaremos nosso papo por aqui.

E, por fim, lembre-se de acessar a nossa playlist no canal do Youtube, que visa mapear os principais FIIs do mercado.

ESPERO POR VOCÊ!

Participe de nossas Lives, no Canal do Youtube da Suno Research, sobre Fundos Imobiliários às quintas-feiras às 21h e aproveite para tirar ainda mais dúvidas sobre tudo que foi abordado neste artigo.

Além disso, temos Relatórios e Radares bem completos que são publicados semanalmente, trazendo destaques dos principais Fundos Imobiliários negociados no mercado brasileiro.

Marcos Baroni

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós-graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

182 artigos
Ações

FIIs

48 artigos
FIIs

eBook GratuitO

Investindo em

Fundos
Imobiliários

Descubra como receber dividendos mensais dos melhores imóveis do Brasil

Suno Black

Uma assinatura, todo o conteúdo, isso é o Suno Black para você!

Seja black e tenha acesso a todas as nossas assinaturas e carteiras recomendadas atuais e que ainda serão lançadas.

Suno Black

tudo.

Uma assinatura, todo o conteúdo, isso é o Suno Black para você!

Seja black e tenha acesso a todas as nossas assinaturas e carteiras recomendadas atuais e que ainda serão lançadas.