Free Float
Por: Rodrigo Wainberg

Free Float: descubra se esse indicador é relevante ou não

Você já se deparou alguma vez com o conceito de Free Float? Esse é um termo comum no mercado das ações listadas na bolsa de valores.

Free Float (FF) mede a porcentagem de ações da companhia que estão em livre circulação no mercado. De fato, a tradução é direta: Float significa “circulação” enquanto Free  quer dizer “livre”.

Ou seja, o FF representa aquelas ações que estão em posse do mercado, e portanto, são negociadas livremente através da bolsa brasileira, a B³.

Portanto, não são consideradas em circulação as seguintes ações:

Então, vamos a um exemplo:

  • Ações em posse dos controladores: 5.000.000
  • Ações detidas pelos administradores: 500.000
  • Ações em livre circulação: 2.500.000

Portanto, o total de ações é de 8 milhões e o FF de 2,5/8 = 31,3%

 

O valor mínimo de Free Float

Free Float minimoNão existe um valor mínimo regulatório quanto ao FF. Contudo, dependendo do segmento de listagem da companhia, pode haver um mínimo em relação ao capital social. Atualmente, esses valores são de :

  • 25% do capital social para o Nível 1 e Nível 2
  • 25% a partir do 7º ano de listagem, para Bovespa Mais e Bovespa Mais Nível 2
  • 25% ou 15% (se o volume médio diário for maior que R$ 25 milhões) para o Novo Mercado

Mas e qual é a média de FF? 55%, considerando apenas ações que negociam mais de R$ 100.000 por dia. Além disso, seria sensato esperar que, quanto maior o FF, maior seria a liquidez da ação. Entretanto, na prática não parece haver tal correlação. Existem ações com baixo FF e alta liquidez e ações com alto FF e baixa liquidez. Veja abaixo como parece não haver nenhuma correlação:

orrelação volume e free float
não há correlação entre volume de negociação e free float – Economatica/Suno Research

Contudo, realizamos esse estudo com base na cotação de 06/04/2018. Pode ser que no futuro tal relação mude.

 

Free Float da ON e PN

Free Float da ON e PN
Free Float da ON ,PN e total

Por fim, é importante mencionar a diferença entre empresas com controle familiar e corporações. As empresas familiares possuem muitas ações PN em circulação no mercado enquanto que a maioria das ON está em posse dos membros da família que fundou a companhia.

Por outro lado, nas corporações, temos a situação de controle pulverizado, em que não há a figura tão definida do acionista controlador, apesar de que possam existir vários acionistas relevantes. A primeira companhia desse tipo aqui no Brasil foi a Lojas Renner.

Assim, uma outra forma de avaliar o FF é individualizando o FF para ações ON e PN. Quem gostaria de ter apenas ON e não PN pode se incomodar com um baixo float das ações ordinárias, apesar do total elevado de ações em circulação. Inclusive, há quem diga que uma companhia com muita PN no mercado mas pouca ON estaria fazendo uma “falsa” abertura de capital.

Por fim, para encontrar o FF da ON, PN e o total, basta entrar na página da empresa no site da bolsa brasileira, a b³, escolher a empresa e depois rolar a página até a tabela mostrada acima.

 

 

 Conclusão sobre o Free Float

Free Float e liquidezO Free Float é um indicador útil para avaliar a proporção das ações ON, PN e total que estão em circulação no mercado. Além disso, um FF mínimo de 25% é requisito para os segmentos especiais de listagem. Apesar disso tudo, o FF não está diretamente relacionado à liquidez e nem deve ser utilizado como critério exclusivo para avaliar governança corporativa.

 

Rodrigo Wainberg

Profissional aprovado no Level III da certificação CFA, investidor em ações há 6 anos. Possui registro de Analista e Consultor de Valores Mobiliários e é Bacharel em Física pela UFRGS.

9 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • CLARISSA DUARTE LOUREIRO DE MELO 9 de julho de 2019

    Qual seria um indicador interessante para avaliar a liquidez de uma ação? Existe algum? Estou iniciando minha caminhada como investidora na renda variável e ainda me sinto insegura em alguns pontos. Obrigada pela atenção.

    Responder
    • Clodoaldo 18 de dezembro de 2019

      Infelizmente. É estudar pra kc* a empresa, não tem para onde ir. =/ Bons estudos e boa sorte.

      Responder
    • alan 29 de março de 2020

      Clarissa, bom dia…
      Tem varios indicadores mesmo, mas vc pode achar isso no site da fundamentei.com, lá tem videos rápidos do Eduardo Cavalcanti que manda muito bem… te adianto um segredo, escolha as 15 tops do ranking e faça sua escolha de olhos fechados… prepare-se pro aguenta coração e mexa na sua grana somente depois de um bommmmmm tempo (10 anos). Agora, se quiser ganhar mais rápido saiba que vc tem muito mais risco e então não faz sentido estudar muito, pois vc basicamente entrará na onda do mercado.
      Estou fazendo um estudo pra minimizar os riscos de curto prazo e colocar isso em multioperação automatizada… enfim, segue meu e-mail pra maior esclarecimentos.
      alan_boris hotmail

      Responder
    • Augusto Marini 28 de maio de 2020

      Clarissa, primeiro é importante você entender o conceito de “Liquidez”, basicamente, é a capacidade de tornar determinado ativo em moeda, converter em dinheiro. Portanto, a imensa maioria das ações negociadas na B3, são bastante liquidas. Você consegue vender com certa velocidade! Obviamente que dentro de um valor racional! Comparando com outras modalidades de venda variável, ou fundos, já há grande discrepância, tendo em vista a velocidade para tornar aquele investimento em dinheiro.

      Responder
  • VICTOR ALENCAR PEREIRA DA SILVA 26 de junho de 2020

    Nos dados da empresa, quando se lê n° de ações, isso reflete o valor real do número total de ações, ou somente as ivres circulantes no mercado?

    Responder
    • Suno Research 26 de junho de 2020

      Boa tarde
      As ações de free float são as que estão disponíveis para compra no mercado
      Atenciosamente, equipe suno.

      Responder
  • Angelo Lattari 13 de julho de 2020

    Muito bom o artigo ! Pena que a ignorância destas condições pelos investidores pessoas físicas não são levadas em conta na hora da decisão de compra ou adesão às ações das empresas de capital aberto ! O mercado seria muito mais decente (sem manipulações) se houvesse uma legislação e um judiciário atento às corretoras e analistas que não observam a preparação do investidor para entrar corretamente e com segurança no mercado !!

    Responder
  • Henrique Bernardes 6 de agosto de 2020

    ao fazer a capitalização de mercado é levado em conta apenas as ações em free float?

    Responder
    • Suno Research 6 de agosto de 2020

      Boa tarde
      Ao abrir capital em bolsa a companhia determina o quanto do quadro societário estará em circulação.
      Atenciosamente, Equipe Suno.

      Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!