Finanças pessoais é um comportamento indispensável para um investidor
Por: Tiago Reis

Finanças pessoais: um comportamento indispensável para o investidor

O controle de finanças pessoais é um dos comportamentos mais importantes que uma pessoa pode desenvolver ao longo de sua vida e, nesse sentido, saber como conseguir poupar mais dinheiro para investir é uma ideia intimamente relacionada a esse padrão.

Extrapolando-se as barreiras do dinheiro, o domínio sobre as finanças pessoais representa ainda uma capacidade de controle comportamental que vai muito além das cifras presentes em uma conta bancária.

Esse tipo de padrão de comportamento, ao se analisar toda a conjuntura da sociedade moderna, remete a um exercício bastante desafiador de movimentar-se contra a maioria.

Hoje em dia, toda a população é bombardeada a cada segundo com a tentação do consumismo e das propagandas, que sempre nos fazem lembrar de promoções imperdíveis e liquidações que não podem se dar ao luxo de passarem sem serem “aproveitadas”.

Nesse ambiente de extrema necessidade e urgência da compra, organizar as finanças pessoais é de extrema importância.

Ainda, o hábito dessa prática pode representar uma diferença absurda no patrimônio pessoal de uma pessoa no longo prazo.

Controle de finanças pessoais – uma necessidade

Ao se analisar nosso sistema educacional atual, fica fácil compreender que o mesmo se encontra ultrapassado.

Fica ainda mais claro se constatar essa realidade ao se perceber que, após mais de 15 anos que uma pessoa passa desde a pré-escola até adentrar na faculdade, ela dificilmente terá ouvido falar, por parte de seus educadores, sequer uma lição sobre educação financeira.

Esse conceito é fundamental nos dias de hoje e indispensável para quem deseja construir um patrimônio relevante com o passar dos anos.

Se uma pessoa, durante o seu desenvolvimento intelectual, jamais tenha ouvido falar dos princípios básicos dessa ciência, dificilmente na vida adulta conseguirá resultados satisfatórios por conta própria em suas finanças.

Finanças pessoais – Planilha

Para quem ainda não é familiarizado com esta prática, o ideal é que comece o seu controle por meio de uma planilha financeira.

Não precisa ser nada complexo, apenas duas colunas onde se deve adicionar tudo o que entra de dinheiro em sua conta (salário, comissões, pró-labore, etc.) e tudo aquilo que sai (energia, gasolina, compras, etc.).

O importante disso é que, sem uma atenção extra, dificilmente se sobrará algum capital ao final de um período (mês).

Isso é normal e faz parte do comportamento humano.

Por conta disso, é de extrema importância que, no momento de entrada de qualquer capital, independentemente de onde seja proveniente a origem esse dinheiro, que seja separado uma quantia de 10% a 20% desse montante, para o fim de investimento.

No princípio parecerá ser um valor insignificante, mas isso não importa.

O que é importante é o cultivo desse hábito de investir, mesmo que seja com pouco dinheiro, pois, com a força dos juros compostos, ao longo dos anos certamente mostrará ser bastante recompensador.

O efeito bola de neve ganhará tração e, com o tempo, aliado à pratica dos aportes mensais, mostrará a eficácia desta saudável prática que é a manutenção das finanças pessoais.

Conclusão

O conceito de finanças pessoais é intimamente ligado com o universo dos investimentos e, dessa maneira, dificilmente existirá um investidor bem-sucedido que não tenha ao menos uma noção sobre como controlar de perto o seu capital também o seu patrimônio financeiro, o que torna ainda mais importante essa definição tão pouco difundida atualmente.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!