Por: Marcos Baroni

Fiikipedia: Visão Além do Alcance

Nesta semana, teremos convidadas especiais para comemorarmos a SEMANA DAS MULHERES. Serão várias surpresas e, para isto, conto com a sua presença. Farei perguntas contundentes e diretas para provar que as mulheres são preparadas para enfrentar esta “selva” financeira.

LIVE – SUNO RESPONDE (07/mar/2019 às 21h)


Peço licença a vocês, mas hoje não publicarei a terceira parte da série “PAPEL OU TIJOLO”. Prometo fechar a trilogia na próxima semana.

O motivo é mais do que especial.

Em primeiro lugar, estamos na SEMANA DAS MULHERES e o artigo deste Fiikipedia foi escrito por uma mulher extraordinária.

Ela é totalmente cega e mãe de duas filhas – LUCIENE AMARO – uma investidora que enxerga além de suas próprias limitações.

Encontramos pessoas que não possuem nenhuma deficiência visual, mas que até hoje investem em produtos (e ativos) ineficientes. LUCIENE tem uma visão além do alcance, apesar de sua cegueira. Ela possui uma carteira diversificada e, claro, com a presença de fundos imobiliários.

A história dela chegou até mim no programa do meu amigo Arthur Vieira de Moraes, quando tive a grata surpresa de saber que LUCIENE gosta de ouvir minhas Lives e vídeos sobre Fundos Imobiliários. Apesar de toda a minha trajetória, este fato me marcou em especial.

Prontamente, fiz contato com LUCIENE. Ela me atendeu e nos deu de presente este singelo, mas profundo artigo. Obviamente, eu a convidei para a Live de hoje, mas em função de limitações técnicas, achou por bem não participar. Mas ela me garantiu que estará presente. Isto já me basta!

VAMOS AO ARTIGO DA LUCIENE AMARO

Atendendo ao pedido do Professor Baroni, a quem minha história chegou por meio de uma amiga, decidi escrever. A princípio fiquei me perguntando o que há de interessante para ser contado, mas enfim, depois de discutir o assunto com algumas pessoas das minhas relações, elas me fizeram ver que sim, há algo bem interessante a ser contado.

Creio que, então, deva começar pontuando o que me faz diferente para alguns. Sou deficiente visual, e apesar da minha cegueira sou investidora.

Meu nome é Luciene, tenho 43 anos, sou servidora pública e comecei a investir há pouco mais de três anos.

Minha primeira dificuldade foi conseguir abrir conta em uma corretora, na qual eu pudesse utilizar a plataforma com autonomia. Uso programas de acessibilidade, leitores de tela, tanto no notebook, como no smartphone. Após criar algumas contas, que para mim se mostraram inúteis, inoperáveis, consegui uma a qual utilizo sem precisar de auxílio.

Depois de um tempo investindo apenas em Tesouro Direto, passei para outros produtos de renda fixa, e quando os juros baixaram, decidi iniciar em renda variável.

Estou investindo em um fundo de ações, com o qual estou bem satisfeita, mas que tem um alto grau de risco, e com isso passei a buscar um produto intermediário, mais rentável que renda fixa, e menos volátil que fundo de ações, e nesse ponto retornaram minhas dificuldades iniciais.

Decidi focar em fundos imobiliários e, para isso, precisava avaliar uma porção de indicadores. Mas as informações pertinentes ao histórico dos fundos vêm em formato de gráficos, tabelas e imagens que os programas de acessibilidade também não conseguem decifrar.

E nisso alguns canais, de profissionais brilhantes, como o Professor Baroni, Arthur Vieira, além de sites, tais quais o ClubeFii, FundsExplorer, e ainda alguns grupos de Facebook, como o do Leandro Masotti, têm sido fundamentais para preencher as lacunas, e me permitir analisar amplamente cada fundo no qual eu decido, ou não, investir.

Para finalizar, gostaria de agradecer a cada uma dessas pessoas que permitem não apenas a mim, mas a um grande número de integrantes da comunidade cega se sentir incluído nesse mágico mundo dos investimentos.

Além de apelar aos desenvolvedores de softwares, que considerem que cego investe, cego acompanha mercado financeiro, e que deveria poder fazer isso sem precisar de esforços exaustivos, e então eu já não seria mais uma investidora diferente, com uma história interessante para contar, mas apenas o que eu desejo ser, uma investidora a mais, uma vencedora a mais, comum, como tantos outros.

E, por fim, lembre-se de acessar a nossa playlist no canal do Youtube, que visa mapear os principais FIIs do mercado

ESPERO POR VOCÊ!

Participe de nossas Lives, no Canal do Youtube da Suno Research, sobre Fundos Imobiliários às quintas-feiras às 21h e aproveite para tirar ainda mais dúvidas sobre tudo que foi abordado neste artigo.

Além disso, temos Relatórios e Radares bem completos que são publicados semanalmente, trazendo destaques dos principais Fundos Imobiliários negociados no mercado brasileiro.

Marcos Baroni

Marcos Baroni, professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

231 artigos
Ações

FIIs

39 artigos
FIIs

Clube Exclusivo Suno

Small Caps

Pequenas em capitlização, gigantes em potencial.

Conheça o Clube Suno Small Caps e receba recomendações das melhores Small Caps para você investir na Bolsa de Valores.